Qual a estrutura necessária para atendimento via telemedicina?
Atualizado em 12 de setembro de 2024 por Redação
A telemedicina é uma solução capaz de ampliar a capacidade de atendimento das clínicas, expandir o acesso à saúde e facilitar a vida do paciente. Mas uma dúvida que muitos gestores e profissionais da área da saúde ainda têm diz respeito a como montar uma infraestrutura para telemedicina — seja para teleconsultas ou para emissão de laudos.
É importante garantir que o ambiente digital para a teleconsulta seja seguro e que os equipamentos sejam adequados. A implantação da estrutura médica com acesso à internet é fácil, mas requer alguns cuidados para que seja feita corretamente.
Confira neste texto mais informações sobre qual é a estrutura necessária para implementar os recursos de telemedicina na sua clínica médica.
Recursos para realização de teleconsulta
Adequar uma unidade de saúde para realizar consultas à distância não é um processo difícil. É necessário, claro, um computador com acesso à internet, webcam e microfone. Também é recomendado que o médico esteja em um ambiente iluminado, privado e tranquilo.
Embora a teleconsulta seja feita nos moldes de uma videochamada, não é indicado o uso de ferramentas comuns de chamadas de vídeo que são utilizadas para outros fins. Isso porque é fundamental garantir a privacidade e sigilo das informações do paciente da maneira mais automatizada e segura possível.
Além disso, uma plataforma específica para teleconsultas também tem funcionalidades próprias, como integração de dados com prontuário eletrônico e a emissão padronizada de documentos, como atestados e receitas que sejam aceitos em farmácias, por exemplo. Isso facilita a vida tanto do paciente quanto do médico.
Para isso, existem soluções como o SOS Portal, plataforma online para consultas que oferece todos esses serviços.
Leia mais: Consulta online: como a tecnologia amplia a capacidade de atendimento
Estrutura necessária para emissão de laudos à distância
Para emitir laudos, é preciso ter equipamentos de exame e diagnóstico, sendo que a maioria dos equipamentos mais modernos já estão conectados à internet, e os analógicos podem ser adaptados para esta interoperabilidade.
Caso você não queira investir em equipamentos próprios ou na atualização dos já existentes, é possível alugar ou emprestar equipamentos médicos em comodato. Essa solução é ideal para quem ainda não está seguro ou não deseja assumir os riscos financeiros da implementação de laudos à distância.
A Portal Telemedicina, por exemplo, oferece a opção de aluguel ou comodato de equipamentos médicos para que você possa testar a viabilidade financeira dos telelaudos na clínica ou hospital. Essa opção acaba sendo mais barata e de fácil dissolução caso a sua empresa opte por não atender mais via telemedicina.
O mais importante para que a estrutura de telemedicina proporcione a emissão de telelaudos é que haja um sistema confiável e seguro. Além disso, esse sistema deve se integrar facilmente aos equipamentos que você utiliza no dia a dia.
A Portal Telemedicina oferece uma plataforma de telelaudos que atende exames das mais diversas especialidades:
- Acuidade visual
- Eletrocardiograma
- Eletroencefalograma
- Espirometria
- Raio-X
- Mamografia
- Tomografia
- Ressonância magnética
- MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)
- Holter
- Teste ergométrico
Com uma solução como essa, você otimiza os processos da sua clínica e pode obter laudos rapidamente em até 24h. Em casos de emergência, como eletrocardiogramas com alterações urgentes, por exemplo, os laudos saem em até 5 minutos. Tudo isso com o cuidado de profissionais selecionados e a rapidez que só a internet proporciona.
Leia mais: Quais exames de imagem podem ser laudados via telemedicina?
Conclusão
A telemedicina traz inúmeras vantagens para clínicas e hospitais, garantindo um atendimento amplo, ágil e seguro.
Com a teleinterconsulta, profissionais podem utilizar plataformas seguras para trocar informações e opiniões para auxílio diagnóstico, clínico ou cirúrgico, o que pode ser determinante para um bom atendimento.
O paciente que opta pelo teleatendimento tem a tranquilidade de fazer uma consulta sem precisar sair de casa. Atendimentos primários para casos leves, monitoramento de tratamentos, dúvidas e orientações médicas sobre medicações são algumas situações que podem ser resolvidas facilmente via teleconsulta, evitando deslocamento do paciente e economizando tempo dos dois lados.
Além disso, muitos pacientes de regiões mais afastadas dos centros urbanos não têm acesso a especialistas de maneira simples. A telemedicina auxilia a reduzir essa desigualdade.
Já no caso dos exames, o fluxo de análise ágil da clínica pode se tornar um diferencial competitivo no mercado. Outro ponto importante é que, com o equipamento e um operador qualificado, não é necessário ter no ambiente clínico um médico designado apenas para laudo, pois a plataforma conta com os profissionais habilitados.
Nesse sentido, a telemedicina ajuda a reduzir os custos com pessoal e aparelhos, tornando possível atender mais pacientes com a mesma infraestrutura. Também otimiza o tempo do médico, que pode atender seus pacientes com mais atenção.
E então, está pronto para implementar a estrutura para telemedicina nos seus atendimentos? Fale conosco e conheça todas as soluções da Portal Telemedicina para sua clínica.