A Portal Telemedicina Ltda (“Portal”) está comprometida com a proteção da privacidade de todos os usuários de seus serviços no contexto da utilização de suas ferramentas, que devem ser compreendidas como todas aquelas elencadas no site oficial da Portal, razão pela qual disponibiliza a presente Política de Privacidade (“Política”).
INFORMAÇÕES QUE VÃO AJUDAR VOCÊ NA LEITURA DESTA POLÍTICA:
Sendo empresa líder em soluções tecnológicas aplicadas à área da saúde, a Portal tem a missão de ajudar as pessoas por meio da Telemedicina, possibilitando que a medicina de qualidade chegue àqueles que, em virtude de barreiras geográficas, econômicas, dentre outras, são desprovidos dela, contribuindo com o processo de democratização do acesso à saúde.
Para cumprir com a sua missão, a Portal lida com informações pessoais em seu dia a dia. Por meio dos seus serviços de Telediagnóstico, por exemplo, a empresa faz a triagem de exames realizados por Clientes (Clínicas, Hospitais, Ambulatórios, etc.) em pessoas de todo o Brasil, priorizando os casos mais graves por meio da atuação de sua Inteligência Artificial, possibilitando que um médico especialista realize o laudo deste exame e que este seja devolvido ao Cliente, aonde ele estiver, em um curto período de tempo, o que tem ajudado a salvar inúmeras vidas diariamente.
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Agora que você já conhece um pouco mais do trabalho realizado pela Portal, é o momento de compreender melhor alguns termos que utilizamos nessa Política:
Privacidade. É um direito regulamentado pela Constituição Federal e por leis específicas, tais como o Marco Civil da Internet, o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Geral de Proteção de Dados. Resumidamente, trata-se do direito de que as informações que dizem respeito à sua particularidade sejam protegidas, de acordo com o que é previsto nesses dispositivos legais.
Dado Pessoal e Dado Pessoal Sensível. Dado pessoal é qualquer informação que se refira a uma pessoa natural (não jurídica), identificando essa pessoa (por exemplo: número do CPF) ou tornando-a identificável (por exemplo: endereço). Já dado pessoal sensível é qualquer informação a respeito de uma pessoa natural que reflita aspectos mais íntimos dela, tais como informações de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, que possam gerar alguma discriminação em seu tratamento.
Titular de Dados. É a pessoa natural a quem os dados descritos acima se referem. O titular de dados é o proprietário, dono legítimo dessas informações. Você é o proprietário dos seus dados pessoais e dados pessoais sensíveis.
Usuário. É o titular de dados que interage com qualquer uma das ferramentas da Portal.
Tratamento. É toda operação realizada com dados pessoais e dados pessoais sensíveis, como a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
Anonimização: Processo pelo qual, a partir da utilização de técnicas razoáveis e disponíveis, o(s) dado(s) perde(m) a capacidade de identificar ou tornar identificável uma pessoa e, portanto, deixa(m) de ser dado(s) pessoal(ais).
ORIGEM DOS DADOS TRATADOS PELA PORTAL
No desenvolvimento de suas atividades, a Portal coleta ou recebe dados pessoais e dados pessoais sensíveis que são: (i) fornecidos pelo próprio titular de dados (exemplo: dados de cadastro, tais como, nome, idade, etc.); (ii) provenientes do uso de qualquer das ferramentas da empresa (exemplos: endereço de IP ou MobileID), (iii) provenientes de Contratos firmados entre a Portal e os seus Clientes (Clínicas, Hospitais, dentre outros); e (iv) provenientes de banco de dados público (exemplo: cadastro de pacientes para prestação de serviço público de saúde de forma indireta; e nos processos de identificação e autenticação de cadastro em sistemas eletrônicos.
POR QUE A PORTAL PRECISA TRATAR OS SEUS DADOS?
As possibilidades de coleta e recepção relacionadas acima estão atreladas a situações fáticas que justificam a necessidade do tratamento dos seus dados pessoais, as quais estão listadas a seguir:
- No contexto da prestação de serviços, contratos são celebrados e estes exigem a qualificação de pessoas ou apresentação de rol dos beneficiários dos serviços contratados. Além disso, espera-se que a prestadora dos serviços observe parâmetros de qualidade, atualize suas ferramentas sempre que possível, avise os seus usuários a respeito de tais atualizações e faça análises a fim de melhorar a experiência dos seus usuários. Percebe-se, portanto, que o tratamento ocorrerá quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados ao contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados (exemplos: se você é o signatário do contrato, precisa ser qualificado; ou, se você contratou uma clínica ou operadora de plano de saúde que utiliza os serviços da Portal, a empresa precisará dos seus dados para que o serviço seja prestado de forma adequada; ou, ainda, para que a prestação de serviços seja executada da melhor forma possível, é necessário colher informações que permitam essa análise e, consequentemente, permitam a melhora constante do serviço prestado).
- No contexto da prestação de serviços de saúde, em procedimentos que envolvem a atuação de profissionais de saúde, que tenham como finalidade a tutela da saúde do titular de dados ou a proteção de sua vida, da sua integridade física ou de um terceiro (exemplo: emissão e triagem de laudos por meio da Plataforma de Telediagnósticos da Portal).
- A empresa pode ter a necessidade de tratar os dados pessoais para cumprir determinada lei ou regulamento (exemplo: conferência dos dados do paciente em prontuário) e, em alguns casos, não eliminá-los, armazenando-os pelo prazo determinado nos dispositivos legais, em manifesto cumprimento de obrigação legal (exemplo: a Resolução 1.821/07 do Conselho Federal da Medicina estabelece que os prontuários dos pacientes em suporte de papel, que não foram arquivados eletronicamente em meio óptico, microfilmado ou digitalizado, deve se dar por 20 anos, enquanto os que foram arquivados eletronicamente devem ser guardados permanentemente).
- Para prestar contas aos órgãos fiscalizadores ou exercer o seu direito de defesa em qualquer processo administrativo, judicial ou arbitral (exemplo: para prestar contas à você, titular, ou à Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD, a empresa deve manter o registro do tratamento dos seus dados).
- No contexto de garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular (exemplo: conferência, por meio do cruzamento dos dados provenientes de um contrato com os dados oriundos de banco de dados público, com o fim de confirmar a identidade de um paciente, impossibilitando que um terceiro se passe pelo titular e o prejudique de alguma forma).
- No contexto de contratos, convênios ou outros instrumentos congêneres com o ente público, com o objetivo de prestar um serviço público de forma indireta (exemplo: para prestar um serviço público de saúde de forma indireta à determinado Município, por meio das Plataformas de Telemedicina da Portal, a empresa terá que efetuar o cadastro dos munícipes em sua Plataforma, de modo que o ente público pode dar acesso aos dados pessoais dos munícipes ou a empresa pode ter que coletar esses dados ela mesma, utilizando, inclusive, dos mecanismos de segurança e prevenção à fraude dos quais dispuser).
- A Portal poderá tratar dados pessoais no contexto do seu legítimo interesse, sempre limitado às situação e finalidades legítimas e específicas, de acordo com as disposições da lei.
- Quando houver consentimento do titular de dados, que poderá ser revogado (exemplos: o titular consente em receber as novidades da Portal, sobre os seus produtos, artigos, eventos, etc., e aceita que os seus dados sejam utilizados para envio de e-mails promocionais, convites e afins, com a possibilidade de cancelamento dos envios mediante seleção de link encaminhado na própria mensagem; e a utilização de cookies e outras tecnologias, que podem ser desabilitadas em seu navegador de internet).
Se a Portal está tratando os seus dados, certamente você se enquadra em uma, ou mais, das situações fáticas descritas acima, que também constituem bases legais de tratamento.
Além disso, a atividade de tratamento se dará em observância aos princípios elencados em lei: de acordo com a finalidade do tratamento; da forma mais adequada a cada contexto; respeitando os limites da necessidade do tratamento; garantindo ao titular a transparência e o livre acesso à informações a respeito do tratamento dos seus dados; prezando pela segurança dos dados, principalmente por meio de medidas preventivas; se opondo veementemente a qualquer discriminação no tratamento dos dados e, por fim, realizando o tratamento de forma responsável, prestando contas ao titular quando necessário, a fim de demonstrar que as medidas com as quais a empresa se compromete estão sendo empregadas.
UM POUCO MAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS COOKIES
Os “cookies” são pequenos arquivos, contendo informações que, quando se acessa e se navega por sites ou domínios, podem ser armazenadas nos dispositivos dos usuários. Eles servem, principalmente, para que o site “se lembre”, em acessos posteriores, de informações colhidas durante a navegação prévia do usuário e se antecipe (exemplo: se você acessa pela primeira vez determinado site disponível em dois idiomas e escolhe o idioma “português”, quando acessar esse mesmo site uma outra vez, se os cookies estavam habilitados, muito provavelmente o site irá “se lembrar” da sua escolha e aparecerá automaticamente em português).
Alguns cookies são necessários, pois, sem eles, o site ou as ferramentas não funcionaram corretamente; outros, podem influenciar no desempenho das ferramentas; outros, são capazes de melhorar as suas funcionalidades, proporcionando uma melhor experiência aos usuários, a partir de suas escolhas durante a navegação; e, por fim, existem aqueles voltados ao marketing que, a partir das informações colhidas no acesso e na navegação pelo site ou domínio, são utilizados para apresentar material publicitário e/ou medir a eficácia da publicidade direcionada a cada usuário.
A Portal utiliza cookies com algumas das finalidades explicadas acima. A tabela abaixo relaciona os nossos domínios aos cookies utilizados e informa a funcionalidade de cada grupo.
Tipos de cookies | O que eles fazem? | Espécies |
---|---|---|
Necessários | São fundamentais para que a página carregue corretamente e possibilitam que o usuário navegue no site e utilize as suas funcionalidades. | ppwp_wp_session pll_language |
Desempenho | Ajudam a Portal a prevenir problemas e a oferecer melhor desempenho na navegação e utilização das suas ferramentas, uma vez que trazem informações sobre a interação dos usuários no domínio (tais como: áreas visitadas; tempo de permanência em cada uma e apontamento de quaisquer problemas, como mensagens de erro). | _gat _ga |
Marketing | Esses cookies são utilizados para fornecer ao usuário mais conteúdo de forma direcionada ao usuário, a partir do interesse demonstrado por ele na navegação e utilização das ferramentas.
Além disso, esses cookies permitem que a Portal analise a eficiência da publicidade. | rdtrk _gid _rdtrk __trf.src |
Domínios: https://portaltelemedicina.com.br e https://portaltelemedicine.com
Tipos de cookies | Espécie |
---|---|
Desempenho | _ga |
Domínios: https://portaltelemedicina.com.br, https://sosportal.com.br e https://portaltelemedicine.com
Subdomínios como: https://app.portaltelemedicina.com.br, http://app.sosportal.com.br, https://portaltelemedicina.com.br/en/
Ao acessar as ferramentas da Portal que utilizam cookies não essenciais, você poderá optar por autorizar ou não autorizar os cookies de acordo com as categorias e funcionalidades dispostas acima (vale lembrar de que certos serviços oferecidos pela Portal podem não funcionar da maneira ideal se alguns cookies forem desativados). Por fim, caso queira, você também pode administrar a funcionalidade dos cookies a partir das configurações do seu navegador de internet:
E SE OS DADOS PESSOAIS FOREM DE CRIANÇAS OU DE ADOLESCENTES?
Quando se trata de crianças e adolescentes, a Portal tem plena consciência de que o tratamento deve ter como norteador o princípio do melhor interesse da criança ou do adolescente. Diante disso:
- O tratamento deverá ser realizado com o consentimento específico e em destaque dado por pelo menos um dos pais ou pelo responsável legal, devendo permanecer pública e acessível a informação sobre os tipos de dados coletados, a forma de utilização e os procedimentos para o exercício dos direitos dos titulares, sendo empregados todos os esforços necessários para a garantia de que o consentimento foi realmente dado pelo responsável legal, considerando todas as tecnologias disponíveis;
- Esse consentimento só será desnecessário quando a coleta de dados for necessária para contatar os pais ou o responsável ou para a proteção da criança ou adolescente, sendo vedado o armazenamento do dado após satisfeita a necessidade da coleta, salvo se houver determinação legal que justifique a manutenção dos dados.
A SEGURANÇA DOS SEUS DADOS NA PORTAL
Todas as ferramentas desenvolvidas e administradas pela Portal prezam pela privacidade dos seus usuários. Esse é o motivo pelo qual adotamos medidas de segurança, técnicas e administrativas, aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação indevida ou qualquer outra forma de tratamento inadequado ou ilícito.
Medidas técnicas. São aquelas compreendidas principalmente no âmbito da Tecnologia da Informação, com o uso de recursos tecnológicos dotados de funcionalidades capazes de garantir a segurança da informação, tais como: ferramentas de autenticação de acesso a sistemas; mecanismos de segurança voltados a softwares e hardwares; recursos de controle de tráfego de dados em rede; instrumentos de detecção de invasões de sistemas; recursos de criptografia; segregação de servidores; ferramentas de preservação à perda de dados; testes de vulnerabilidade; dentre outras.
Medidas administrativas. Por sua vez, são aquelas identificadas como medidas de natureza administrativa-gerencial dos agentes de tratamento, como, por exemplo: políticas internas voltadas a orientação dos colaboradores da empresa a respeito do assunto; controle de acessos a banco de dados físicos e virtuais, de modo que os colaboradores tenham acesso a dados pessoais apenas na medida da necessidade, da adequação e para cumprir com a finalidade do tratamento; acordos de confidencialidade, assinados sempre que a empresa celebrar um contrato com um cliente, fornecedor, parceiro ou investidor; e termos de privacidade entre empresas, assinados com fornecedores e clientes, a fim de garantir que todos terão o mesmo respeito à privacidade como o qual nos comprometemos aqui.
IMPORTANTE: é imprescindível que você, enquanto usuário, coopere com a Portal, tomando as medidas apropriadas ao usuário para proteger os seus dados pessoais, como, por exemplo, mantendo seguras as suas informações de usuário e senha, tendo a consciência de que se tratam de informações pessoais intransferíveis e de exclusiva responsabilidade do usuário, titular dos dados.
A PORTAL PODE COMPARTILHAR OS SEUS DADOS PESSOAIS?
No desenvolvimento de suas atividades, a Portal poderá compartilhar os seus dados pessoais:
- Com autoridades e órgãos governamentais, com a finalidade de cumprir com obrigações impostas por leis ou regulamentos;
- Com fornecedores e prestadores de serviços, desde que se submetam às mesmas regras de privacidade com as quais a Portal se compromete (exemplo: a Portal pode ter como prestadora/fornecedora uma empresa médica que, por meio do serviço prestado por médico(s) especialista(s), lauda exames, desde que tal fornecedora esteja comprometida com as regras de privacidade da Portal, por meio da assinatura de um Termo de Privacidade);
- Com clientes, de acordo com a necessidade (exemplo: para prestar serviços a uma clínica, a Portal pode ter a necessidade de complementar o cadastro dos usuários e dar à respectiva clínica o acesso a esses dados pessoais); e
- No caso de operações societárias, por meio das quais uma empresa pode vir a fazer parte do grupo de empresas controladas pela Portal, sendo incluída a esta Política de Privacidade.
Compartilhamento Internacional de Dados:
A transferência dos dados pessoais poderá ocorrer para um agente de tratamento estrangeiro nas seguintes hipóteses:
- Para países ou organismos internacionais que tenham passado pelo crivo da ANPD;
- Quando a ANPD autorizar expressamente a transferência;
- Quando por meio de cláusulas contratuais padrão ou específicas, normas corporativas globais ou selos, certificados e códigos de conduta regularmente emitidos, o controlador comprovar garantias de cumprimento da legislação aplicável no Brasil;
- Quando for necessária para o cumprimento de obrigação legal, regulatória ou decorrentes de compromisso assumido em acordo de cooperação internacional, de acordo com os instrumentos de direito internacional;
- Quando for necessária para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados;
- Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral;
- Quando for necessária para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro; e
- Quando o titular tiver fornecido o seu consentimento específico para esse fim.
O FIM DO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PELA PORTAL
Antes de elencar as hipóteses nas quais a Portal encerrará o tratamento dos seus dados, é importante explicar aquelas nas quais os seus dados deverão ser conservados, que são:
- Quando houver essa necessidade em decorrência de cumprimento de obrigação legal ou regulatória (exemplo: de acordo com a Resolução 1.821/07 do Conselho Federal da Medicina, os prontuários médicos eletrônicos devem ser armazenados para sempre);
- Quando houver a necessidade de preservação dos dados para a proceder com a transferência a terceiros, nos termos da lei;
- Quando, em virtude de processo administrativo, judicial ou arbitral, a empresa exercer o seu direito de defesa (exemplo: se eventualmente a Portal for processada por adulteração de algum documento, ela poderá buscar em seus registros os materiais necessários para provar a sua inocência, o que pode acarretar no resgate de informações pessoais); e
- Quando garantida a sua anonimização, uma vez que, anonimizados, deixam de ser dados pessoais.
A despeito das hipóteses acima, o fim do tratamento deve ocorrer:
- Se houver identificação de que a finalidade do tratamento foi alcançada, não sendo mais necessário conservar os dados;
- Se, havendo data limite estipulada para o tratamento, for alcançada;
- Se houver revogação do consentimento pelo titular, no exercício do seu direito, quando aplicável e sendo resguardado o interesse público; ou
- Se houver determinação pela Agência Nacional de Proteção de Dados.
E QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS, ENQUANTO TITULAR DOS MEUS DADOS?
Enquanto dono dos seus dados pessoais, você tem o direito de:
- Obter a confirmação da existência de tratamento dos seus dados;
- Constatada a existência de tratamento dos seus dados, você tem o direito de ter a confirmação de quais dados estão sendo tratados;
- Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Solicitar a anonimização, quando possível e aplicável;
- Solicitar o bloqueio do tratamento, que consiste na suspensão temporária de qualquer tratamento; e
- Solicitar a eliminação dos seus dados do nosso sistema, quando for possível e aplicável, de acordo com as leis e regulamentações vigentes. Para exercer esse direito, enquanto titular de dados, preencha o Formulário de Solicitação exclusão de dados, nos fornecendo seu Nome completo, Número de telefone (opcional), e o E-mail associado à sua conta. Após o envio das informações, nosso time revisará sua solicitação e processará a exclusão de acordo com as diretrizes de privacidade e proteção de dados.
IMPORTANTE: se os seus dados chegaram à Portal de forma indireta, em decorrência da celebração de algum contrato de prestação de serviços entre a Portal e uma outra empresa, como, por exemplo, com uma Operadora de Plano de Saúde, ou com uma Clínica de Exames Médicos, dentre outras possibilidades, é muito provável que, dentro do escopo do tratamento das suas informações pessoais, a Portal esteja prestando um serviço operacional a essa outra empresa, de acordo com as orientações dela, que é a empresa a quem você entregou os seus dados no primeiro momento e que tem o poder decisório sobre o tratamento dos seus dados, sendo, portanto, a principal responsável pelo tratamento dos dados. Por essa razão, para que as suas solicitações sejam atendidas de forma mais célere, é importante que o exercício de qualquer desses direitos seja primeiramente em relação a essa outra empresa.
Alguns exemplos para ajudar você a compreender como exercer o seus direitos:
- Se você realizou um exame de Raios-X em uma das Clínicas que utilizam os serviços de triagem e emissão de laudos médicos da Portal Telemedicina e quiser exercer o direito descrito no item 3 da lista acima (corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados), você deverá entrar em contato com a Clínica onde realizou o exame, pois o serviço prestado pela Portal é operacional e cabe à clínica acolher a sua solicitação e respondê-la. Caso a Clínica precise de ajuda, a Portal se compromete a ajudar, contudo, a responsabilidade primeira, neste caso, é da Clínica.
- O mesmo acontece se você contratou os serviços de uma Clínica Médica, ou uma Operadora de Planos de Saúde, que utiliza a Plataforma de Teleconsultas da Portal Telemedicina (“SOS Portal”). Nesse contexto, você é cliente da Clínica ou da Operadora, que contratou apenas a tecnologia da Portal para prestar um serviço a você.
Em casos como os descritos acima, a Portal o orienta a entrar em contato diretamente com a empresa que recebeu os seus dados no primeiro momento. Se a solicitação chegar primeiro na Portal, ela a redirecionará para essa outra empresa, entretanto, isto poderá diminuir a celeridade da resposta.
ALTERAÇÃO DA POLÍTICA
Por fim, o que acontece na hipótese de alteração da presente Política de Privacidade? Caso isso aconteça, fique tranquilo, pois ao tentar utilizar as nossas ferramentas, você será alertado e terá a oportunidade de apreciar as alterações e manifestar a sua ciência.
CANAL DE COMUNICAÇÃO
Caso você precise ou queira entrar em contato com a Portal para tratar de alguma questão envolvendo os seus dados pessoais, você pode escrever para dpo@portaltelemedicina.com.br. Esse canal de atendimento é específico para demandas envolvendo o tratamento de dados pessoais pela empresa.