O que é o exame de acuidade visual e como funciona

9 min. de leitura

exame de acuidade visual

O exame de acuidade visual é um dos testes de avaliação ocular. Quando uma pessoa apresenta alterações na visão ou se for necessário testar sua capacidade visual, este exame pode ser solicitado. Ele detecta o grau de aptidão do olho para perceber os detalhes espaciais, ou seja, se a pessoa consegue ou não discriminar a forma e o contorno dos objetos. De uma forma resumida, o exame especifica se a visão de uma pessoa está ou não funcionando normalmente.

Neste artigo, você vai conhecer o passo a passo da avaliação de acuidade visual e saber de qual forma a telemedicina ajuda os profissionais da saúde a realizar o teste e entregar laudos com mais precisão e rapidez.

Em que casos o exame de acuidade visual é solicitado?

O teste é simples e por isso bastante solicitado pelos oftalmologistas nas avaliações iniciais. A baixa acuidade visual pode ser consequência de um decréscimo da visão periférica, da perda da visão das cores, além da incapacidade ou perda de aptidão do olho para se ajustar à luz, contraste ou brilho.

exame de acuidade visualÉ frequentemente realizado em crianças, pois a detecção precoce de alterações pode evitar o agravamento de problemas visuais na idade adulta.

Além disso, o exame de acuidade visual é bastante utilizado na medicina do trabalho, em exames admissionais, demissionais e de rotina, aferindo se a pessoa possui algum déficit de visão que poderia causar riscos a ela mesma e a outros trabalhadores. Também é comum em avaliações de habilitação de motoristas.

No entanto, para avaliar a visão de uma forma ampla, é necessário, juntamente com a acuidade visual, analisar a visão para cores, visão periférica e percepção de profundidade com exames como o de movimentos oculares, fundoscopia, tonometria e avaliação das vias lacrimais.

“A acuidade visual é um exame de rotina realizado na consulta oftalmológica. É o primeiro exame que nos mostra se tem algo errado com a visão porque ele nos diz o quanto a pessoa enxerga. Muitas pessoas não percebem que têm a visão ruim e só descobrem quando fazem este exame”, destaca a médica oftalmologista Frayda Elisa Novato Ribeiro.

Como o exame é realizado

A acuidade visual é medida mostrando ao paciente objetos de diferentes tamanhos a uma distância padrão do olho — seis metros. A tabela de Snellen, um quadro com letras ou símbolos de diferentes tamanhos organizados em fileiras e colunas, é a mais utilizada nesse exame.

A avaliação não requer nenhum preparo prévio, como a dilatação da pupila feita em outros testes de visão, e pode ser feita em poucos minutos — em média 15. Para o teste, o paciente deve:

  • ficar sentado à distância específica da projeção ou monitor com a tabela de Snellen;
  • cobrir um dos olhos;
  • ler em voz alta as letras que enxerga com o olho descoberto;
  • repetir o processo no outro olho.

exame de acuidade visualEm geral, é pedido ao paciente que leia primeiro as letras maiores e, em seguida, as menores, até que não possa mais enxergá-las com precisão. Se conseguir ler a última linha do teste, a acuidade visual do paciente é de 100%. Caso contrário, o avaliador deve marcar em que momento o paciente teve dificuldades na leitura e em qual olho examinado (direito/esquerdo).

O exame de acuidade visual também pode ser feito integrado ao uso de uma série de lentes colocadas em frente aos olhos do paciente, para que faça a leitura das imagens. Nesse caso, apenas o médico deve fazê-lo, pois é ele quem trocará as lentes até que o paciente possa enxergar claramente o quadro. Dessa forma, a prescrição de óculos ou lentes de contato para a correção da visão já é imediata.

Tabela da acuidade visual 

A acuidade visual é medida em formato de fração: o numerador refere-se a distância que o olho testado consegue enxergar; e o denominador, trata da distância que um olho normal saudável enxerga. Por exemplo, uma acuidade visual de 20/100 significa que o olho testado vê a 20 metros de distância aquilo que um olho normal pode ver a 100 metros. Assim, quanto maior o denominador, menor a acuidade visual do olho testado. Acuidade visual  20/20 é a considerada normal.

exame de acuidade visualQuando o exame for aplicado por técnicos em enfermagem ou enfermeiros, é preciso que estes profissionais tenham experiência na avaliação, seja ela feita com ou sem o auxílio de optômetros — equipamentos que projetam a imagem da tabela de Snellen ou a geram diretamente em meios digitais, como monitores.

Estes profissionais serão os responsáveis por colocar os pacientes na correta distância da tabela de imagens, além de marcar exatamente em que ponto houve problemas com a leitura.

É a partir destes dados que será possível oferecer uma boa avaliação médica e um laudo condizente com a realidade daquele paciente, possibilitando um tratamento adequado.

“Quando o resultado do teste é alterado, precisamos fazer uma consulta oftalmológica completa para o diagnóstico, pois o exame de acuidade visual apenas nos indica que algo está acontecendo e a visão do paciente está ruim. Na consulta completa conseguimos avaliar se é caso de óculos ou outras doenças e aí o tratamento é direcionado de acordo com a necessidade de cada um”, explica Frayda.

Leia também: Problemas ao realizar e laudar testes de acuidade visual

O exame de acuidade visual via telemedicina

A telemedicina é um processo reconhecido e legalizado mundialmente para análise de resultados de exames e entrega de laudos de forma digital. Os médicos têm acesso rápido e fácil aos resultados de diversos exames, como o de acuidade visual, e podem laudar com agilidade e segurança.

Com a telemedicina, o exame de acuidade visual pode ser aplicado por técnicos e enfermeiros em qualquer clínica ou hospital do país e enviado digitalmente para oftalmologistas laudarem remotamente.

Quando feito com o auxílio de optômetros, a operação fica ainda mais simplificada e os resultados são captados e enviados digitalmente para os serviços de telemedicina, evitando erros no registro de informações e retrabalho. É possível ainda executar diversos testes com caracteres em sequências e cores variadas na escala Snellen.

exame de acuidade visualNo entanto, é importante relembrar que é preciso que os profissionais de saúde saibam manusear corretamente os equipamentos e encaminhar os arquivos.

Algumas empresas, como a Portal Telemedicina, oferecem treinamento para os técnicos e enfermeiros aprimorarem sua habilidade na aplicação dos exames e na integração do processo com laudos digitais, garantindo ainda mais qualidade nas informações captadas e enviadas, e por consequência, no laudo médico.

O processo de telemedicina na Portal passa por um sistema seguro de gerenciamento de informações e imagens que utiliza os protocolos de segurança mais rígidos adotados mundialmente (HIPPA e GDPR) e está devidamente adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A telemedicina, portanto, é uma maneira de agilizar e também qualificar o procedimento e a entrega dos laudos de acuidade visual, que serão feitos por oftalmologistas conceituados — a Portal conta com uma rede de especialistas dos mais renomados hospitais do Brasil.

Para saber mais sobre a realização de exames via telemedicina continue acompanhando nosso blog.

portal telemedicina

3 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] para estar entre os que têm direito à isenção, a deficiência visual apresentada deve gerar acuidade visual igual ou menor que 20/200, de acordo com a tabela de […]

  2. […] para estar entre os que têm direito à isenção, a deficiência visual apresentada deve gerar acuidade visual igual ou menor que 20/200, de acordo com a tabela de […]

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.