consulta online

Consulta online: como a tecnologia amplia a capacidade de atendimento

5 min. de leitura

Consulta online é uma modalidade de telemedicina foi regulamentada em março devido ao Coronavírus  

O ano de 2020 está evidenciando como o apoio da tecnologia é crucial para a área da saúde. A telemedicina melhora a capacidade de atendimento não só por ajudar a suprir a demanda, mas também ao garantir que residentes em territórios afastados tenham acesso à melhor assistência médica. E resulta em mais eficiência e economia para clínicas, hospitais e pacientes.

Para os pacientes que estão no grupo de risco da Covid-19, por exemplo, ter acesso à consulta online pode lhes salvar as vidas. Assim, eles não precisam se expor para ter à disposição os melhores hospitais, clínicas e médicos especialistas do Brasil – todos integrados de forma ágil via telemedicina, que também permite que exames sejam laudados à distância com precisão e por um valor acessível.

Se feita por meio de um sistema seguro, que criptografa e preserva as informações de cada paciente de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a consulta online ajuda a desafogar o sistema de saúde enquanto, simultaneamente, protege e salva vidas. Uma tendência mundial que conecta médicos e pessoas.

Tecnologia na área da saúde aumenta capacidade de atendimento

A tecnologia garante acesso universal à medicina e vai além: ela confere mais agilidade e qualidade ao atendimento. A despeito da resistência remanescente de poucos indivíduos, os maiores especialistas não hesitam em afirmar que a telemedicina melhorou a capacidade de atendimento no Brasil – e chegou para ficar.

Um exemplo claro é a liberação das consultas online durante a pandemia do Coronavírus. Regulamentada em março pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a consulta online aumentou a capacidade de atendimento e mudou a rotina de diversas clínicas e hospitais. Mesmo com a demanda multiplicada pela Covid-19, estes centros médicos estão dando conta da procura graças ao uso da tecnologia.

A consulta online, ressalte-se, exige um preparo diferenciado por parte do médico. Desta forma, mesmo à distância o paciente sente-se dentro de um consultório e com toda a segurança e empatia que o momento precisa. Escolher a melhor plataforma de telemedicina é outro ponto-chave: é ela quem garante agilidade e a confidencialidade das informações.

Com a telemedicina, pacientes podem agendar consultas e profissionais da saúde podem atender pacientes remotamente com total segurança. A Telemedicina também permite ao médico acessar exames e laudos anteriores do paciente. Por meio da plataforma, os médicos ainda têm acesso a outros especialistas caso queiram consultar uma segunda opinião.


Plataforma da Portal Telemedicina conta com recursos para consulta online

A plataforma disponibilizada pela Portal Telemedicina oferece funcionalidades que tornam o processo de atendimento e diagnóstico mais ágil, integrado e seguro. De médicos a pacientes, passando por hospitais, clínicas e laboratórios, todos os envolvidos acabam sendo beneficiados pelas facilidades que o sistema tem a oferecer.

Funcionalidades para empresas 🡪 O cuidado com a saúde dos funcionários fica mais fácil, econômico e qualificado com a plataforma da Portal Telemedicina. Para realiza uma consulta online, o colaborador não precisa se deslocar ou ausentar-se por grande período: ele tem acesso aos melhores médicos sem sair da empresa. Além disso, a enfermaria interna pode operar com uma equipe reduzida e ter acesso aos exames e laudos dos funcionários em um só lugar. 

– Médicos, clínicas e hospitais 🡪 A premiada plataforma de telediagnóstico da Portal oferece um sistema intuitivo que permite aos médicos laudar os exames com apenas três cliques com uso de Inteligência Artificial – e traz agilidade ao diagnóstico com o melhor custo-benefício. Também oferece treinamento especializado para todos os procedimentos da telemedicina, além de integrar profissionais de saúde com especialistas de diversas áreas.

– Pacientes 🡪 Os pacientes também são beneficiados com o uso da plataforma: eles não precisam fazer grandes deslocamentos ou ficar expostos a doenças para terem acesso aos melhores especialistas do Brasil. Seus dados são mantidos em sigilo por criptografia.

– Laboratórios e clínicas de imagem 🡪 A oferta de atendimentos e exames que laboratórios e clínicas podem oferecer a seus clientes é altamente ampliada com a Portal Telemedicina. Clínicas e hospitais que desejam ampliar suas especialidades podem adquirir equipamentos médicos de alta qualidade, como: optômetro, eletrocardiógrafo e espirômetro, entre outros. Todos integrados e conectados pelo sistema de laudos à distância.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Portal Telemedicina!