Laudos no mesmo dia: conheça a solução da Portal Telemedicina

8 min. de leitura

Agilizar o processo de laudos em clínicas e hospitais é um esforço que reduz custos, aumenta a qualidade dos serviços prestados e pode inclusive salvar vidas. Com uma rede de mais de 5 mil médicos renomados e uma plataforma equipada com Inteligência Artificial, a Portal Telemedicina garante a entrega de laudos no mesmo dia para a sua unidade de saúde.

Neste artigo você vai conhecer a solução de laudos médicos online da Portal e como através da telemedicina é possível atingir um processo de diagnóstico muito mais eficiente, ágil e seguro em hospitais e clínicas.

Leia também: Laudo à distância custa caro? Saiba o valor da telemedicina

Com os nossos médicos ou com os seus: tenha laudos no mesmo dia com a plataforma da Portal

Ao contratar a solução da Portal Telemedicina em conjunto com o serviço prestado por nossos médicos, é possível acelerar o diagnóstico em até 10x. São mais de 5 mil profissionais que integram uma equipe disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana para laudar os exames que chegam através da plataforma.

Além disso, não é preciso se preocupar com a transição dos procedimentos adotados na sua unidade de saúde: nossa plataforma de laudos integra com todos os equipamentos e sistemas que já são utilizados no mercado.

Se sua clínica ou hospital já possui um corpo médico para as especialidades que serão laudadas, também é possível contratar apenas a plataforma integrada de laudos.  Com a tecnologia avançada da Portal sua equipe terá suporte da inteligência artificial para triagem de emergências e detecção de patologias em exames de imagem.

Em ambos os casos, a Portal ainda oferece treinamentos para os profissionais que vão lidar no cotidiano com os procedimentos que passam pela telemedicina, desde a realização do exame até o seu envio no sistema.

Diferenciais da plataforma da Portal

  • Triagem: os exames dos pacientes são apresentados aos médicos em uma ordem de urgência, garantido prioridade na fila de análise para casos mais graves.
  • Laudos no mesmo dia: é possível graças à usabilidade amigável da interface, à integração entre diferentes equipamentos e sistemas e à alta disponibilidade de profissionais. Além disso, em casos de urgência identificados durante a triagem, os laudos podem ser entregues em até 5 minutos.
  • Segurança: a transferência e armazenamento de dados dos pacientes e unidades de saúde passa pelos protocolos de segurança mais rígidos do mundo: GDPR e HIPAA, além de estarem adequados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A plataforma conta ainda com suporte técnico e backups realizados diariamente.
  • Impressão em lote: laudos podem ser impressos em lote diretamente pelo sistema, o que também contribui para a agilidade do processo como um todo.
  • Documentos aceitos em todo lugar: laudos, receitas e demais documentos emitidos pelo sistema contam com assinatura digital, número de protocolo e marca d’água.

Leia também: Como a telemedicina reduz os custos da sua empresa

O caminho dos exames

Da realização do exame à liberação do laudo, o processo de telediagnóstico conta com etapas que reforçam a segurança e otimizam o trabalho dos médicos. Confira no infográfico abaixo o caminho simplificado percorrido pelos exames na plataforma da Portal:

Fluxo de telediagnóstico da Portal Telemedicina

Leia também: Mercado de healthcare no Brasil: 9 tendências e perspectivas para o futuro

Inovação e agilidade na sua unidade de saúde

A possibilidade de obter os seus laudos no mesmo dia é apenas uma das facilidades que se obtém ao levar inovação tecnológica para dentro da sua clínica ou hospital. Outro grande benefício da telemedicina está na drástica redução de erros humanos no processo de diagnóstico. 

A integração entre sistemas e equipamentos médicos permite que enfermeiros e técnicos apenas realizem o exame, diminuindo a quantidade de digitalizações e de informações que precisam ser preenchidas manualmente. Aqui a inovação entra para reduzir o retrabalho de médicos e demais profissionais da saúde e também as taxas de reconvocação de pacientes.

Com a solução da Portal, mesmo os aparelhos mais antigos e analógicos podem ser integrados e passam a enviar os dados dos exames diretamente para a plataforma onde o médico irá fazer a avaliação, sem precisar que o enfermeiro encaminhe essas informações.

Ao optar pelos laudos via telemedicina, o tempo da equipe também é poupado e a sua produtividade aumenta, uma vez que boa parte das atividades repetitivas são eliminadas.

Outra vantagem significativa está na oportunidade de oferecer mais especialidades sem necessariamente aumentar os custos — ou até reduzindo. Contratar uma empresa de telemedicina para emitir laudos médicos online permite estar sempre ao alcance de especialistas — que em geral estão concentrados nos grandes centros urbanos — e pagar apenas pelos laudos de acordo com a demanda de pacientes.

Com a Portal Telemedicina você tem acesso às seguintes especialidades e exames:

  • Acuidade Visual
  • Campimetria
  • Densitometria óssea
  • Dermatologia
  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Eletroencefalograma com mapeamento
  • Espirometria
  • Holter
  • Mamografia
  • Mapa
  • Otorrinolaringologia
  • Raios-x
  • Ressonância magnética
  • Teste de Ishihara
  • Teste Ergométrico
  • Tomografia

Leia também: Big Data na saúde: tecnologias, desafios e possibilidades para o mercado

Como a Inteligência Artificial na telemedicina empodera médicos e otimiza o trabalho

Agora que você já sabe como nossa solução entrega laudos no mesmo dia, vamos falar de outra aposta da Portal Telemedicina que também está ligada ao aperfeiçoamento da rotina de trabalho em clínicas e hospitais: a Inteligência Artificial.

Os módulos de IA estão presentes na rotina de trabalho da equipe médica da Portal que lauda os exames, mas também podem ser utilizados nos casos de contratação apenas da plataforma. 

É através da triagem realizada pela Inteligência Artificial que a plataforma identifica exames que apresentam alguma alteração e precisam ser avaliados com maior urgência, inclusive em casos onde o paciente pode não apresentar sintomas claros dessas alterações.

Além disso, com o módulo de deduplicação de dados, é possível integrar diferentes bancos de dados de uma mesma unidade de saúde com o objetivo de identificar registros de pacientes que foram gravados de maneira duplicada e assim diminuir erros e aprimorar essas informações.

Esses são apenas dois exemplos de como a Inteligência Artificial facilita o trabalho de médicos e enfermeiros, mas essa tecnologia já possui aplicações em todos os níveis de atenção à saúde: do agendamento de consultas à identificação, monitoramento e tratamento de doenças graves.

Veja também como nossa solução aplicada em exames cardiológicos ajudou o município de Tarumã, em SP, a reduzir o índice de morte por infarto agudo do miocárdio em 22%; e como a mesma tecnologia desenvolvida pela Portal é capaz de auxiliar na identificação de nódulos cancerígenos. 

Por fim, vale lembrar que o trabalho realizado pelo médico não pode e não será substituído por máquinas e algoritmos. Não existe previsão legal no Brasil para que um diagnóstico seja dado exclusivamente por uma Inteligência Artificial. A tecnologia funciona aqui como um poderoso suporte ao corpo clínico, garantindo mais autonomia, agilidade e segurança para os profissionais de saúde.

Conheça todos os nossos produtos e serviços.