Laudo à distância custa caro? Saiba o valor da telemedicina

8 min. de leitura

O valor da telemedicina está diretamente ligado a contribuir com a diminuição de gastos nas clínicas e otimização de processos. O investimento em tecnologia é um fator essencial para que empresas de saúde possam oferecer atendimento de qualidade e ainda administrar uma série de despesas operacionais. 

Aderir a telemedicina é uma ótima ferramenta para isso. Embora ela já venha sendo difundida há alguns anos, ainda existem dúvidas sobre o seu funcionamento e se ela também é acessível para clínicas pequenas. E a resposta é sim, pois há empresas com pacotes e preços compatíveis com o volume de demanda. 

Vale destacar que o valor da telemedicina também está em seu propósito e missão, uma vez que o serviço contribui para democratização do acesso à saúde e melhora a qualidade e a agilidade do atendimento. A telemedicina não substitui o médico, mas oferece apoio para o trabalho dos profissionais. 

Telemedicina voltada a clínicas

A telemedicina abarca toda a prática médica realizada à distância, o que inclui uma série de serviços como telediagnóstico, telelaudo, entre outros. Ou seja, a telemedicina pode auxiliar a reduzir gastos e ampliar o acesso por meio de diversas soluções. 

Saiba mais: Teleconsulta, telemedicina ou telediagnóstico: qual a diferença? 

No caso específico dos laudos, a contratação do serviço de laudo à distância permite que a clínica tenha especialistas de diversas áreas disponíveis 24 horas por dia sem ter de arcar com os custos de contratação desses profissionais, nem com o seu tempo ocioso. 

Investimento e otimização dos custos da sua clínica com o laudo à distância

Otimizar os recursos de um negócio é o objetivo de qualquer gestor. Isso possibilita manter a saúde financeira da clínica e permite que os proprietários invistam constantemente em melhorias e novidades para os seus pacientes. E a tecnologia é uma aliada nesse processo. 

Quando uma clínica  trabalha com laudos à distância, os equipamentos de realização de exames são conectados diretamente com o sistema de telemedicina. Dessa forma, os dados que serão analisados pelo médico especialista para emissão do laudo são enviados de maneira automatizada, com apenas um clique. 

Em alguns casos – como o raio-X e o eletrocardiograma, por exemplo, a realização presencial do exame não precisa de médico, podendo ser feita por profissionais técnicos ou enfermeiros. 

As informações são repassadas via telemedicina para o médico especialista que vai emitir o laudo no mesmo dia. Com isso, já é possível notar o primeiro ponto de redução de custo: contratar um técnico é menos oneroso para a clínica do que manter um médico especialista.   

Além disso, as tecnologias associadas à telemedicina, como a inteligência artificial, também ajudam a agilizar a emissão dos laudos e a priorizar casos de mais urgência. No Brasil, a IA já é aplicada em laudos de exames cardiológicos e em raios-X para identificação de casos suspeitos de Covid-19

O custo de um laudo à distância varia conforme a especialidade e o objetivo do exame (ocupacional ou clínico). A Portal Telemedicina, por exemplo, tem pacotes de laudos a partir de R$ 550 por mês já com equipamento incluso. 

Além do modelo de contratação por laudo emitido, também é possível – conforme a necessidade da clínica – criar contratos para locação de equipamentos em que a emissão dos laudos já estejam embutidas ou pacote de laudos pré-pagos. Dessa forma, a implantação da telemedicina se torna viável para clínicas de qualquer porte.

Como a telemedicina ajuda a reduzir os custos com laudos de exames?

De maneira resumida, a redução de custos com laudos à distância ocorre das seguintes formas: 

1. A clínica não precisa contar com uma grande equipe médica

Contar com médicos especialistas 24 horas por dia para a emissão de laudos é um custo muito elevado para uma clínica. A quantidade de exames por especialidade que ela precisa realizar para cobrir esse custo é alta e nem sempre há demanda para isso no local onde a empresa está instalada. Dessa forma, existe ainda grande chance de que esses profissionais fiquem com tempo ocioso, representando um desperdício de recursos. 

Por outro lado, o valor da telemedicina é contar com médicos especialistas 24 horas por dia. E este é um fator ainda mais decisivo quando falamos de regiões em que a escassez de profissionais especialistas em determinadas áreas eleva ainda mais os custos de contratação. 

Com a telemedicina é possível ampliar o atendimento e ainda economizar, uma vez que  o custo do especialista será dividido com as demais clínicas que também contam com o serviço.

A Portal Telemedicina, por exemplo, conta com um equipe com mais de 3 mil médicos para emitir laudos de 12 especialidades.

2. Não é necessário contar com um espaço físico para armazenar exames e laudos

A digitalização de processos é uma forma de redução de custos e os telelaudos também contribuem com essa virada de chave. Com a emissão de laudos à distância, os documentos dos pacientes ficam disponíveis em uma plataforma online. 

Assim não é necessário ter espaço físico para arquivar exames em papel, além de não ser preciso gastar recursos com a impressão de laudos. Mas atenção: o armazenamento digital dos exames deve ter total segurança dos dados e estar 100% alinhado com a legislação que regulamenta o setor

3. Possibilidade de alugar os equipamentos

Outro investimento necessário para clínicas que oferecem exames são os equipamentos. Inicialmente, uma alternativa para redução de custos é alugá-los em vez de comprá-los. 

A Portal Telemedicina trabalha com locação de equipamentos com contratos por períodos de 12, 24 ou 36 meses. No final do período, a clínica pode fazer a aquisição permanente com descontos oferecidos pelo tempo de locação. 

A Portal possui em seu portfólio para locação optômetros, eletrocardiógrafos, espirômetros e eletroencefalógrafos.

Conheça a plataforma de laudos à distância da Portal Telemedicina

A Portal Telemedicina é uma empresa que nasceu a partir da vontade dos cofundadores de realizar uma mudança real e significativa na saúde brasileira. Ela oferece uma solução completa e inovadora para conectar os melhores médicos especialistas do Brasil a clínicas e hospitais, mesmo em locais remotos.

Além da redução de custos, como mostramos no texto, nossa solução de laudos à distância possui diversos benefícios para que as clínicas ofereçam serviços de qualidade a seus pacientes e se diferenciem de seus concorrentes. 

Entre esses benefícios destacamos: laudos personalizáveis, agilidade na emissão, armazenamento seguro e acesso a médicos renomados disponíveis 24/7.

Confira mais detalhes da solução em na página de laudos à distância da Portal.