Software para medicina do trabalho: como agilizar a emissão do ASO

12 min. de leitura

Um software para medicina do trabalho pode otimizar, e muito, o processo de envio do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) na sua clínica. 

A demora na liberação do atestado, que depende também da agilidade na emissão de laudos dos exames complementares, é uma das maiores barreiras enfrentadas pelas unidades de saúde que trabalham com medicina e segurança do trabalho. 

Mas você sabia que com telemedicina e o uso de um software para medicina do trabalho funcionando de forma integrada é possível agilizar a emissão do documento além de reduzir custos?

Embora o ASO precise ser emitido presencialmente por um médico do trabalho, a telemedicina otimiza o processo ao agilizar a entrega dos laudos dos exames que compõem esse documento.

Neste texto vamos explicar o que é Atestado de Saúde Ocupacional, quais os tipos e como agilizar a emissão do documento com uso de um serviço de telemedicina integrado ao maior software de medicina do trabalho do mercado.

 

O que é Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)?

O atestado de saúde ocupacional, conhecido pela sigla ASO, é o documento utilizado na Medicina do Trabalho para declarar se um colaborador está apto ou não para realizar as suas atividades.

A apresentação desse documento é uma exigência da lei a todas as empresas e empregadores ao contratar um novo colaborador pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Ele faz parte do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), regido pela Norma Regulamentadora 7 (NR7), que regulamenta obrigações legais de toda a empresa para garantir a segurança, promoção e preservação da saúde de seus colaboradores. 

Dependendo do tipo de cargo ou função e a que tipo de riscos o trabalhador está exposto durante o ofício, é necessário a realização de exames que comprovem o seu estado de saúde.

Existem cinco tipos de ASO:

  • Admissional – necessário para que um colaborador possa dar início aos trabalhos na empresa;
  • Demissional – realizado após o funcionário se desligar da organização.
  • Periódico – exigido em algumas funções que estão expostas a riscos ou insalubridade, como cargos que lidam com produtos químicos ou mineração, por exemplo.
  • Mudança de função – quando um colaborador muda de função dentro de uma empresa ele também precisa passar por um médico do trabalho novamente para uma avaliação se ele está apto para exercer o novo ofício;
  • Retorno ao trabalho – O atestado de Saúde Ocupacional também é necessário quando um funcionário da empresa passa 30 dias ou mais afastado do trabalho, como por exemplo em licença médica ou licença-maternidade. 

Quais as vantagens de contar com um software para medicina do trabalho?

A vantagem de contar com um software para medicina do trabalho é a otimização de processos dentro da empresa. O SOC, por exemplo, conta com mais de 300 recursos operacionais que permitem a integração entre sistemas de todos os setores, o que agiliza o atendimento e o controle de dados.

A empresa é líder de mercado em sistemas de gestão de saúde ocupacional do Brasil. O sistema SOC permite que clínicas médicas e centros médicos automatizem suas salas de atendimento e tenham ferramentas 100% digitais para gerenciar as atividades. 

Ele é um software recomendado tanto para clínicas ocupacionais quanto para empresas que tenham Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

Veja alguns outros recursos do sistema:

  • relatório anual;
  • questionários personalizados;
  • indicadores de qualidade de vida;
  • relatórios para a convocação de exames;
  • consultas assistenciais;
  • controle de vacinação;
  • integração da sala de recepção com a sala dos médicos.

Como agilizar o envio de atestado de saúde ocupacional (ASO) com a telemedicina? 

Para emitir um atestado de saúde ocupacional (ASO) o médico do trabalho precisa ter acesso a exames médicos exigidos ao colaborador, o que varia de acordo com o tipo de trabalho realizado.

Se a clínica ou empresa que possui uma área médica para atendimento do colaborador não realiza exames, precisa encaminhá-lo até um centro de atendimento e aguardar que ele retorne com o laudo, o que pode demorar dias, para então o médico do trabalho analisar e emitir o ASO.

Quando o exame é realizado na própria clínica ou empresa, o processo fica mais ágil, mas ainda assim depende da produtividade dos médicos especialistas em seu quadro de colaboradores disponíveis para a emissão de laudos.

Com o uso da plataforma da Portal Telemedicina, a clínica pode passar a realizar exames com custo operacional mais baixo e ganhar mais agilidade nos laudos. 

A telemedicina aplicada dentro da área de saúde da própria empresa ajuda a reduzir o absenteísmo, uma vez que o colaborador não precisa sair da instituição para realizar exames de rotina. 

Além disso, com o apoio da solução de inteligência artificial para detecção de alterações em exames da Portal Telemedicina, a empresa atua de forma preditiva, o que ajuda a reduzir o agravamento ou desenvolvimento de doenças que podem causar o afastamento do trabalhador.

Veja como funciona o processo de emissão de laudo online: 

Aumento da capacidade de emissão de laudos médicos

A tecnologia avançada disponibilizada pela Portal permite que os exames sejam enviados diretamente dos equipamentos médicos de forma on-line para nossa central médica composta por mais de 3 mil médicos especialistas, os laudos são liberados no mesmo dia, em casos de urgência em minutos.

Os exames passam por algoritmos de inteligência artificial e machine learning que fazem uma triagem colocando aqueles em que forem identificadas alterações como prioridade.

Dessa forma, os laudos médicos são enviados de volta para as clínicas no mesmo dia e até em minutos, dependendo da urgência.

A técnica em enfermagem Layanna Mendes, de uma grande clínica  clínica  em São Luís, no Maranhão, explica que após implementar a tecnologia da Portal e fazer a integração com o sistema, a clínica ampliou a capacidade de emissão de laudos em 90%. 

“Antes de trabalhar com a Portal Telemedicina, perdíamos muito tempo alimentando o sistema para que as empresas que atendemos pudessem acessar os resultados dos exames dos seus colaboradores. A integração foi muito importante e facilitou o nosso dia a dia”, explica. 

 

A clínica realiza exames de eletroencefalograma, eletrocardiograma e espirometria através da plataforma da Portal. 

Para implementar a solução, a clínica precisa  apenas de investimento em internet, já que o pagamento da plataforma é por demanda, e em equipamentos médicos, que podem ser locados, caso ela ainda não disponha.

Ao mesmo tempo em que ela tem mais médicos especialistas disponíveis para laudar exames, a unidade de saúde reduz custos. 

Como funciona a integração da Portal Telemedicina com o SOC?

A plataforma da Portal Telemedicina é a única do mercado com integração completa com o sistema SOC

A integração permite aos clientes SOC receberem os resultados dos laudos diretamente na ficha clínica do colaborador e a conclusão  diretamente no campo de resultado da ficha”. Além disso, as clínicas médicas podem acessar os arquivos de imagem no SOCGED (Gerenciador de Documentos Eletrônicos do SOC).

A Portal Telemedicina tem especialistas aptos a laudar 11 tipos de exames. Veja quais são eles:

 

🡪 Eletrocardiograma (ECG)

🡪 Eletroencefalograma (EEG)

🡪 Espirometria

🡪 Raio-X

🡪 Acuidade Visual

🡪 Tomografia

🡪 Mamografia

🡪 Mapa (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)

🡪 Holter

🡪 Ressonância Magnética

🡪 Teste Ergométrico

Com a integração do sistema, o laudo médico é entregue já integrado com o SOC e o E-Social. Dessa forma, os dados sobem no sistema de forma automatizada sem haver necessidade da sua clínica ter uma equipe responsável por digitar manualmente as informações. 

Além de ganhar agilidade, sua empresa reduz os riscos de erros de digitação. 

Quais as vantagens da integração entre SOC e a Portal Telemedicina?

Com a integração da Portal Telemedicina com o SOC, clínicas, hospitais e empresas têm inúmeras vantagens. Confira algumas delas:

  • Redução de custos
  • Processo de envio do ASO mais ágil
  • Atendimento ao prazo do eSocial
  • Processo de envio dos exames automatizado, reduzindo erros de digitação
  • Laudos organizados diretamente na ficha clínica do funcionário e acesso aos arquivos de imagem com os laudos no SOCGED
  • Redução do tempo até que colaboradores possam iniciar as atividades na empresa
  • Equipe de médicos especialistas qualificada à disposição a qualquer hora do dia para laudar exames; 

Outra vantagem exclusiva da Portal Telemedicina é a possibilidade de atuar na medicina de forma preditiva, já que, com uma ampla base de dados, a inteligência artificial ajuda a encontrar achados médicos nos exames. 

Os algoritmos detectam, por exemplo, nódulos milimétricos e ajudam no acompanhamento da evolução de lesões. Isso permite o diagnóstico precoce de doenças como o câncer durante um exame de rotina. E também possibilita um monitoramento mais rigoroso da evolução de lesões ou doenças crônicas.

Cuidados importantes ao contratar um software de medicina do trabalho 

Antes de contratar um software de medicina do trabalho e um serviço de telemedicina é importante se certificar de que forma a empresa que disponibiliza o serviço cuida da segurança dos dados dos pacientes.

Procure saber o tempo dela de mercado e experiência, se as informações utilizadas são criptografas e de que forma ela armazena o histórico dos seus pacientes.

Também é importante que o software atenda às normas brasileiras de regulamentação do setor e esteja integrado com todos os sistemas necessários para um envio mais rápido do ASO.

Todos os dados de pacientes e exames que passam pela plataforma da Portal Telemedicina são criptografados e estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O que é preciso para contratar os serviços da Portal Telemedicina? 

 A Portal Telemedicina oferece uma solução completa para você digitalizar a sua clínica e melhorar os seus resultados, passando a ampliar a capacidade de atendimento.

Para implementar a nossa solução, basta ter internet disponível em sua unidade de saúde e os equipamentos médicos necessários para realização dos exames, caso não tenha equipamentos temos condições especiais para locação ou venda dos aparelhos

Nossa solução não tem custo de adesão, o pagamento é realizado de acordo com a demanda que a sua clínica tiver. Converse já com um de nossos consultores e saiba mais.