saude ocupacional na pandemia

Como a telemedicina ajuda empresas de saúde ocupacional na pandemia

7 min. de leitura

Recursos de telemedicina beneficiam clínicas de saúde ocupacional na pandemia e possibilitam que as empresas se adaptem às novas demandas da área de saúde do trabalhador

saude ocupacional na pandemia

Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas precisaram se adaptar às novas realidades, como o trabalho remoto, necessidade de redução de custos e mudanças na rotina do trabalho. Esses fatores geram impacto no mercado de trabalho comprometendo a saúde física e ocupacional dos colaboradores.

Leia também: Saúde do trabalhador em tempos de pandemia: os desafios para as empresas 

É nesse cenário de transformações na rotina empresarial que a parceria entre empresas e as clínicas ocupacionais precisa ser reforçada e ter seus processos otimizados. Além de medidas preventivas, é necessário modernizar a gestão e a rotina da clínica para:

  • Obter mais rapidez no atendimento; 
  • Reduzir custos;
  • Ter mais assertividade;
  • Garantir mais segurança aos clientes.

A telemedicina é uma importante aliada na modernização dos atendimentos trazendo um custo-benefício ainda maior, facilitando a rotina das clínicas de saúde ocupacional na pandemia. 

Saiba mais: Vantagens da telemedicina para saúde ocupacional 

Telemedicina traz novas soluções para a saúde ocupacional

Exames admissionais e demissionais, de rotina e medicina do trabalho já fazem parte do dia a dia das clínicas de saúde ocupacional.  Mas com a crise do coronavírus e os cuidados necessários para evitar o contágio, fazer uso de ferramentas seguras e acessíveis de atendimento remoto é uma necessidade do mercado.

A principal solução que a telemedicina oferta às clínicas de saúde ocupacional é o telelaudo. A ferramenta garante diversos benefícios para as clínicas na realização de exames, que muitas vezes precisam ser feitos em grande número e com frequência. 

O processo é rápido, assertivo e o mais importante: com segurança tanto para a equipe de saúde como para os colaboradores.

É importante ressaltar que as consultas para exames admissionais e demissionais, por exemplo, precisam ser feitas presencialmente e não podem ser realizadas por teleconsulta. O uso da telemedicina, no entanto, ajuda a organizar as consultas e agilizar o atendimento, emitindo o laudo com redução de prazos e custos.

Quanto maior for o número de exames realizados por telemedicina pela clínica de saúde ocupacional, maior será a redução do fluxo e da exposição dos colaboradores em outros ambientes hospitalares. 

Desta forma, há um ganho de agilidade para a emissão de laudos, o que contribui para organizar a circulação, evitando aglomeração de grande número de pessoas ao mesmo tempo no consultório, por exemplo.

Leia também: Aplicação de telemedicina em clínicas de saúde ocupacional 

Benefícios da telemedicina para a saúde ocupacional em tempos de pandemia

Entre os benefícios da telemedicina para a saúde do trabalhador – e para as clínicas de saúde ocupacional – em tempos de pandemia, podemos citar: 

Mais agilidade para casos urgentes 

Com a telemedicina é possível entregar resultados de exames em até 24 horas. Há casos de urgência em que o retorno chega em uma hora.

Atuação preventiva 

Trabalhar de forma propositiva nas empresas é um diferencial da telemedicina. É possível realizar todo o acompanhamento de exames fazendo uso de algoritmos de inteligência artificial e machine learning identificando padrões na leitura dos dados. Isso permite que se atue com a saúde ocupacional de forma preventiva. 

Ao identificar o agravamento de problemas de saúde, como respiratórios, por exemplo, essa prática permite que a empresa possa mudar esse colaborador de atividade antes que ele venha a desenvolver uma doença ou tenha esse problema agravado. 

Esse tipo de solução possibilita a criação de um programa de saúde na empresa voltado para acompanhamento de doenças crônicas com intuito de melhorar a qualidade de vida de seus funcionários.

Custo – benefício

Com a realização de laudos na modalidade virtual, há uma redução considerável nas despesas das clínicas ocupacionais e a conta é simples de ser entendida.

Um fator a ser considerado é que a clínica pode usar os equipamentos que já dispõe, pois hoje há sistemas, como o da Portal Telemedicina, que podem ser integrados diretamente aos aparelhos que a empresa já dispõe. aso a clínica ocupacional não possua aparelhagem necessária, também é possível alugar o equipamento –  mais um serviço disponível pela Portal Telemedicina.

Outro ponto a ser levado em conta é a comodidade da clínica em pagar apenas os exames laudados, assim consegue acompanhar o fluxo de despesas conforme sua demanda.

Acesso a médicos especialistas

Com a telemedicina, as empresas de saúde ocupacional contam com uma rede de especialistas que atuam em centros médicos espalhados por todas as regiões. As equipes estão disponíveis nos horários em que a clínica necessitar de atendimento e estão habilitadas a laudar à distância exames que são realizados em empresas de todo o Brasil.

Otimização de equipes

A telemedicina facilita o acesso remoto aos serviços de qualidade otimizando a equipe de saúde ocupacional que atua junto aos colaboradores. 

Por se tratar de um serviço remoto é possível criar uma rede de especialistas que atuam com os enfermeiros e técnicos de saúde. Outra vantagem é o fácil acesso aos exames já realizados, que ficam disponíveis para consulta sempre que necessário.

Escalabilidade da realização de exames

A telemedicina possibilita ampliar o guarda-chuva de especialidades médicas da saúde ocupacional, amplificando a diversidade e demandas de exames sem prejudicar o tempo de entrega. A Portal Telemedicina disponibiliza os exames de:

Conheça as soluções seguras da Portal Telemedicina para a sua clínica de saúde ocupacional.

Confira outros conteúdos úteis para a sua clínica de saúde ocupacional: