exames-ocupacionais-por-telemedicina

8 vantagens de fazer exames ocupacionais por telemedicina

10 min. de leitura

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) exige que as empresas adotem uma série de protocolos com o objetivo de cuidar e monitorar a saúde do trabalhador. E fazer exames ocupacionais por telemedicina tem possibilitado grandes avanços na área. 

A realização do telediagnóstico, com a emissão de laudos de exames à distância, tem permitido  que grandes organizações tornem esse processo mais dinâmico, menos oneroso e avancem para uma etapa importante que é a saúde preventiva do trabalhador.

A seguir veja quais as vantagens e como funciona a contratação deste tipo de serviço que já vem sendo utilizado por grandes organizações.

8 vantagens de fazer exames ocupacionais por telemedicina

A saúde ocupacional vai além das obrigações estabelecidas pela lei. Hoje o mercado valoriza organizações que investem em cuidados com os seus colaboradores.

Além disso, atuar de forma preventiva reflete em melhorar a qualidade de vida do trabalhador e, como consequência, na produtividade e motivação para ele exercer suas atividades. 

Veja a seguir quais os benefícios que têm levado grandes empresas a optarem por fazer exames ocupacionais por telemedicina. 

1 – Otimização de tempo e recursos

Todo processo de admissão e demissão de um colaborador exige uma visita a um médico do trabalho. Para alguns cargos, além da consulta, é necessário realizar exames exigidos pela lei trabalhista. E esse processo geralmente é realizado em outra clínica.

O mesmo ocorre com os exames periódicos de rotina. O tempo de deslocamento e de espera para fazê-los, principalmente em grandes centros, pode despender um turno ou até um dia de trabalho. 

Quando se pensa em um único colaborador fazendo isso a cada mês, por exemplo, pode não parecer tão danoso. Mas quando o empreendimento conta com uma equipe de milhares de funcionários esse desfalque gera prejuízos.

Isso tem levado algumas empresas a implementarem enfermarias em suas instalações e a realizarem exames ocupacionais por telemedicina. Assim, o colaborador faz todos os exames necessários no próprio lugar de trabalho e a empresa recebe o resultado no mesmo dia.

2 –  Redução de custos

Com os exames ocupacionais por telemedicina a organização tem acesso a médicos de diferentes especialidades 24 horas por dia e em todos os dias da semana. Tudo isso sem precisar contratar uma equipe médica interna, o que seria muito oneroso.

A Portal Telemedicina, por exemplo, faz a cobrança por laudo emitido, o que permite oferecer uma ampla infraestrutura a custo baixo. 

Além disso, conforme citado anteriormente, liberar diversos colaboradores em um único dia para a realização de exames impacta em redução de pessoas no dia trabalhado e, consequentemente, gera redução na produtividade, o que impacta em custos.

Saiba mais sobre como a telemedicina ajuda na redução de custos da sua empresa

3 – Agilidade para salvar vidas

A entrega de um laudo por exame no mercado tradicional, dependendo da clínica e da cidade onde for realizado, pode demorar dias.

Com a telemedicina isso é feito em poucas horas. A tecnologia da Portal Telemedicina, por exemplo, envia os dados coletados nos exames quase em tempo real para a central de atendimento e por meio de softwares instalados nos próprios equipamentos.

Isso quer dizer que não há necessidade de um intermediador para envio dos dados, apenas um treinamento da equipe de enfermagem que realiza o exame.

4 – Possibilidade de salvar vidas

Mais importante do que a agilidade citada no item anterior é a possibilidade de salvar a vida de colaboradores com este recurso.

Imagine que na sua empresa, por exemplo, um trabalhador começou a se sentir mal e com dor no peito. Ele então procura a equipe de enfermagem, que tem equipamento para realizar um exame de eletrocardiograma. 

Os algoritmos de machine learning e sistema de inteligência artificial da Portal, com base em um amplo universo de dados, identificam que há uma alteração neste exame e o colocam como prioridade no sistema. 

O médico cardiologista de plantão o recebe e identifica que o paciente está com um problema cardíaco que exige intervenção rápida. Neste caso, ele entra em contato com a enfermeira por videoconferência e passa as orientações sobre procedimentos a adotar para estabilizar este paciente até que ele seja encaminhado a uma emergência.

A agilidade no processo terá salvado a vida deste colaborador quando se tratar de uma doença tempo sensível, como um infarto, por exemplo.

5 – Qualidade

O sistema de inteligência artificial e machine learning da Portal Telemedicina serve também de apoio para o diagnóstico médico. 

Eles conseguem detectar com 95% de precisão, por exemplo, casos de pneumonia. O sistema também foi adaptado para detectar casos de Covid-19 por meio de radiologias do pulmão. 

Caso o médico responsável pelo laudo discorde do diagnóstico indicado pelo algoritmo, o sistema envia o exame para outros três médicos e cria um diálogo de consenso entre eles. 

Isso garante maior assertividade em exames de um modo geral.

6 – Praticidade

O software de telemedicina da Portal Telemedicina conecta com todos os sistemas utilizados na Saúde Ocupacional, como o SOC, que é um dos mais conhecidos.

Esta interoperabilidade é fundamental para se conseguir praticidade. Assim, quando o médico faz o laudo, o resultado vai automaticamente para a ficha do colaborador no sistema SOC da empresa, facilitando a organização dos dados junto ao e-social.

Além da praticidade, isso evita erros de digitação que possam ocorrer na hora de subir dados no sistema.

Saiba mais sobre as vantagens da integração dos sistemas aqui. 

7 – Padronização de processos

É comum no mercado que colaboradores façam os exames e consultas periódicas em clínicas e profissionais diferentes, com isso é difícil estabelecer uma padronização nos laudos do exame, já que cada empresa tem um método próprio.

A partir do momento que uma mesma empresa faz os exames de todos e tem um modelo para todos os laudos fica mais fácil manter um padrão de qualidade. 

8 – Saúde preventiva

A possibilidade de atuar com saúde preventiva nos exames ocupacionais por telemedicina é uma dos grandes diferenciais.

Uma vez que se cria um ponto de contato anual com os trabalhadores de uma empresa, é possível usar algoritmos preditivos a partir do acompanhamento de exames e, com isso, evitar que o colaborador tenha doenças crônicas, como L.E.R ou doenças respiratórias, por exemplo, agravadas. 

Isso pode ser feito tirando esse colaborador de uma posição de risco, por exemplo se ele trabalha exposto a poluentes e está ficando com algum problema pulmonar. 

Também pode ser realizado por meio da implementação de um programa de saúde para doenças crônicas que deem acompanhamento adequado e melhora de qualidade de vida. 

Como contratar exames ocupacionais por telemedicina?

Existem duas formas de implementar exames ocupacionais por telemedicina na sua empresa: 

  • Com equipe própria de enfermagem: investindo em compra ou locação de equipamentos médicos, é possível montar uma clínica dentro da empresa e contratar um serviço de telemedicina de sua preferência.
  • Parceria com uma clínica de saúde ocupacional: já existem no mercado clínicas especializadas que usam a telemedicina para a realização de exame e laudos, você pode contratar uma ou propor a implementação desta tecnologia em alguma que já seja parceira da empresa.

A Portal Telemedicina oferece os seguintes laudos remoto:

🡪 Eletrocardiograma (ECG)

🡪 Eletroencefalograma (EEG)

🡪 Espirometria

🡪 Dermatologia

🡪 Raio-X

🡪 Tomografia

🡪 Mamografia

🡪 Acuidade Visual

🡪 Mapa (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)

🡪 Holter

🡪 Ressonância Magnética

🡪 Teste Ergométrico

Outro diferencial que a Portal oferece durante a pandemia de Covid-19, em que a prática da teleconsulta está autorizada pelo Ministério da Saúde e validada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), é o SOS Portal, um aplicativo que realiza consultas médicas a distância.

Empresas também podem implementar este serviço e oferecer a seus colaboradores para que, caso tenham qualquer problema leve de saúde ou suspeita de coronavírus, recebam atendimento imediato e possam ser monitorados. 

Saiba mais sobre essa solução aqui.

Para saber mais sobre o que é preciso para implementar exames ocupacionais na sua empresa entre em contato com a equipe da Portal Telemedicina e tire todas as suas dúvidas.