SOS Portal: Conheça a solução de teleconsulta da Portal Telemedicina
Atualizado em 15 de março de 2024 por Monica Jorge
A Portal Telemedicina, empresa brasileira de tecnologia na saúde, lança no mercado sua solução de Teleconsulta: o aplicativo SOS Portal, que permite atendimento médico à distância para pacientes em todos os estados brasileiros.
Desde sua fundação, em 2013, guiada pela missão de salvar vidas e garantir acesso universal à medicina de qualidade, a empresa já impactou mais de 33 milhões de pacientes em 900 cidades brasileiras e na Angola, África, com sua solução de telediagnóstico.
O aplicativo SOS Portal, disponível nas plataformas Web, Android e iOS, veio para agregar à solução global de telemedicina da empresa, permitindo que pacientes tenham acesso a uma rede com mais de 10.000 médicos recebendo atendimento online de maneira segura.
A demanda pela solução surgiu a partir dos próprios clientes da Portal, proprietários e médicos de mais de 2.800 clínicas e hospitais no Brasil, que viram a necessidade de obter uma plataforma segura e prática para seguir os atendimentos com seus pacientes – mesmo à distância – no momento de isolamento social e combate à pandemia de Covid-19.
“Queremos que a nossa tecnologia siga entregando qualidade e seja aliada da população e dos médicos na busca pela saúde, especialmente no momento em que vivemos hoje”, diz Rafael Figueroa, CEO e Cofundador da Portal Telemedicina.
O aplicativo é oferecido no modelo B2B e/ou B2C. Pacientes podem diretamente solicitar uma consulta médica via a plataforma Saude ID. E também está disponível para proprietários e gestores de clínicas médicas e hospitais, além do segmento de saúde ocupacional, que pode solicitar a aquisição da plataforma.
Além disso, o aplicativo de Teleconsulta SOS Portal está disponível para empresas que desejam adquirir uma solução para pronto-atendimento e oferecer aos seus colaboradores. Os beneficiários têm acesso a uma equipe de médicos online 24h, todos os dias da semana. Também é possível acessar um painel de controle para acompanhamento dos atendimentos e controle de saúde.
Conheça os formatos para adoção da solução de Teleconsulta para:
- Empresas: disponível via aplicativo e web, seus beneficiários e/ou colaboradores terão acesso 24/7 a médicos de ponta para realização de teleconsultas, painel de controle para acompanhamento dos atendimentos e controle de saúde.
- Médicos, clínicas e hospitais: modalidade em que disponibilizamos nosso sistema para que o (s) médico (s) possam fazer atendimentos médicos a distância, prescrever medicamentos e acompanhar pacientes, via aplicativo e web.
- Poder público – Prefeituras e governos também podem contratar o aplicativo de teleconsulta para reforçar o atendimento médico na atenção primária e/ou oferecer atendimento remoto com médicos especialistas à população.
- Pacientes: você é paciente e está em busca de uma consulta médica online? Entre em contato conosco clicando aqui e acesse um dos nossos médicos em até 20 minutos.
Funcionalidades da teleconsulta — Como utilizar o app da Portal Telemedicina
O aplicativo permite consultas online 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, médicos e pacientes se conectam de maneira simples através das funcionalidade de vídeo e chat.
Para utilizar o app da Portal Telemedicina, o paciente faz a compra/cadastro e com poucos cliques tem acesso ao pronto atendimento online.
Já a equipe médica recebe um usuário e senha por e-mail, acessa a aplicação, altera o status para disponível e é conectado automaticamente com o paciente que está na fila.
O médico, então, realiza a consulta online por vídeo ou chat. É possível também acessar os exames anteriores realizados, permitindo ter uma visão holística do paciente, além da possibilidade de emissão de receita digital, válida em todo o território brasileiro. Todos os dados são criptografados de ponta a ponta, garantindo a segurança das informações.
Outro feature importante para as unidades de saúde trata-se de dashboards de monitoramento em tempo real das informações anonimizadas de saúde da população, permitindo o acompanhamento epidemiológico pelos órgãos públicos e privados e a tomada de ações rápida para reverter ou minimizar a transmissão do Covid-19.
Outro diferencial do SOS Portal é o recurso de leitura de sinais vitais, que identifica pressão arterial, nível de estresse, nível de batimentos por minuto, tudo através de tecnologia de ponta que faz a medição através da câmera do celular Android ou iOS.
Inteligência Artificial no combate ao Covid-19
Além da aplicação de Teleconsulta, a solução global de telemedicina da Portal também oferece, há mais 10 anos, a possibilidade de laudos de exames à distância. Com isso, o sistema da empresa reúne mais de 30 milhões de imagens. A partir delas, foi possível desenvolver dezenas de algoritmos de Inteligência Artificial capazes de detectar automaticamente patologias agilizando e certificando a acurácia no processo de diagnóstico médico. Esse projeto foi desenvolvido nos últimos três anos com apoio do Google e teve início no programa Google Artificial Intelligence Studio, em 2017.
Em março de 2020, a empresa adaptou seus algoritmos de Inteligência Artificial para ajudar a detectar o Novo Coronavírus em exames de Raio-X do pulmão. Os algoritmos já estavam especializados na detecção de pneumonia em um histórico de milhões de exames. Os engenheiros da Portal, em parceria com o Google Cloud, conseguiram desenvolver, então, um novo algoritmo capaz de diferenciar pneumonias comuns das causadas por Covid-19, com uma precisão de até 95% em um tempo de até 10 minutos.
Com o algoritmo Covid-19, o exame do paciente é automaticamente posicionado no início da fila de tratamento e é dado um alerta à equipe médica para dar andamento ao tratamento, agilizar o protocolo médico e evitar complicações.
Para Figueroa, a inteligência artificial é um grande diferencial no setor de saúde, podendo ser utilizada para prevenção, apoio a diagnóstico, automação de protocolos clínicos, otimização de uso de recursos e detecção de fraudes. A Portal Telemedicina pretende seguir com projetos de pesquisa e desenvolvimento para a aplicação em massa destes recursos, com o apoio da tecnologia do Google Cloud.
Sobre a Portal Telemedicina
A Portal Telemedicina é uma plataforma de Telediagnóstico, teleconsulta e Gestão de Saúde Populacional, que integra diretamente a prontuários e devices, transferindo dados em 26 modalidades para que médicos possam prover diagnósticos e teleconsultas. A plataforma utiliza modelos de inteligência artificial, treinados em milhões de exames, para detectar anomalias e priorizar emergências.
Os gestores têm o benefício de obter uma visão global, com integração a sistemas e aparelhos antigos sem a necessidade de substituição, com acesso a painéis gerenciais em uma verdadeira central de comando para a gestão da saúde populacional. Com o início da pandemia, a Portal adaptou os algoritmos para detectar COVID-19 em exames de radiologia com 95% de acurácia e lançou aplicativo de teleconsulta – SOS Portal – que conecta médicos a pacientes. Com mais de 30 milhões de pacientes em seu sistema atualmente, a empresa oferece acesso a medicina de qualidade para mais de 1.200 unidades de saúde em mais de 700 cidades. A health tech é acelerada pelo Google e já venceu diversos prêmios de inovação. Em 2019, foi eleita pela ONU como uma das 10 melhores empresas do mundo para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis de 2030.