Solução da Portal Telemedicina oferece laudo de ECG em menos de 5 minutos

9 min. de leitura

Agilidade na análise de exames e na devolução do laudo é importante pré-requisito ao contratar uma solução de telemedicina para clínicas médicas e unidades de saúde. Para algumas especialidades, a velocidade na entrega do laudo é ainda mais importante quando se trata do diagnóstico de doenças “tempo-sensível”, ou seja, quando alguns minutos podem fazer a diferença na vida do paciente. Este é o caso do exame de Eletrocardiograma (ECG) que, dentre outras enfermidades, detecta o infarto agudo do miocárdio (IAM) ou taquicardia supraventricular.

Pensando nisso, a Portal Telemedicina desenvolveu uma solução tecnológica única no mercado que realiza a análise e emissão do laudo para o exame de ECG em no máximo 5 minutos – tudo feito por uma equipe de médicos especialistas a distância.

Unidade de saúde de Tarumã conta com a solução da Portal Telemedicina. Divulgação/ Prefeitura de Tarumã

O serviço e a alta velocidade na entrega do laudo é possível por conta de um sistema inovador baseado em Inteligência Artificial que identifica alterações no exame com alta precisão e ajuda na detecção de situações urgentes. O sistema faz uma triagem automática nos exames e as urgências aparecem com prioridade na fila do médico que faz a análise.

Dessa forma, os casos que exigem atendimento imediato, como aqueles em que há indicação de anormalidades, são colocados em prioridade na fila.

O sucesso deste serviço, que hoje é referência nacional, está relacionado a união de três fatores principais: a tecnologia, capaz de fazer a transmissão de dados coletados no exame em tempo real; a inteligência artificial, que dinamiza o atendimento elencando as prioridades; e a disponibilidade de especialistas gabaritados 24 horas por dia e a qualquer dia da semana.

Solução salvou vidas em Tarumã

Em agosto de 2019, a prefeitura de Tarumã, no interior de São Paulo, passou a utilizar a tecnologia da Portal Telemedicina em parceria com a iSalut para a emissão de laudos de eletrocardiogramas em unidades de saúde.

O principal objetivo desta parceria é reduzir o índice de mortalidade de pacientes que procuram atendimento médico em casos urgentes como infarto do miocárdio.

“Identificamos que 23,5% dos óbitos de Tarumã estavam relacionados a problemas cardiológicos e queríamos uma solução que aumentasse a longevidade das pessoas. O uso deste serviço permitiu que passássemos a atender os nossos munícipes com mais precisão, agilidade e segurança”, diz o prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi.

A agilidade na emissão do laudo médico, que passou a ser enviado em cinco minutos para casos urgentes, e o atendimento imediato do paciente por um especialista, de forma remota, permitiram um resultado além das expectativas.

“O infarto agudo do miocárdio é uma doença tempo-sensível. Eu preciso ter o diagnóstico e iniciar a intervenção no paciente em até 30 minutos após a chegada dele na unidade. Por isso, a velocidade do laudo e da intervenção do especialista é o que faz a diferença no resultado final do processo”, diz Márcio Alessandro Cardoso Alves, médico e diretor executivo do grupo iSalut.

O diagnóstico mais rápido reduziu os índices de mortalidade por infarto do miocárdio, reinternação, tempo de internação e tempo de reabilitação em Tarumã.

Isso devido, principalmente, a dois motivos:

  • A agilidade para a emissão do laudo;
  • O encaminhamento direto a um médico cardiologista, que estabelece os primeiros procedimentos de forma a garantir que o paciente seja deslocado a um hospital, se necessário, com o quadro já estabilizado.

Atendimento de qualidade como em grandes centros

As dificuldades das unidades de saúde de Tarumã são as mesmas da maior parte dos centros ou clínicas com serviço de pronto-atendimento do país: não há médicos cardiologistas disponíveis a todo momento.

Além disso, a emissão analógica de exame requer tempo para a impressão e a análise. Estes minutos são preciosos em situações em que a agilidade é fundamental.

Com um serviço de telemedicina como o da Portal, além de receber o laudo médico em até cinco minutos após a realização do exame, a clínica passa a contar com médicos especialistas disponíveis a qualquer momento.

“Este serviço é resultado de um trabalho forte em inovação tecnológica, área na qual a Portal é referência no mercado e tem reconhecimento internacional”, diz Roberto Figueroa Pedrozo, CIO da Portal Telemedicina.

As vantagens da emissão de laudo a distância

A solução da Portal Telemedicina se diferencia no mercado também por colocar um médico à  disposição para dar o encaminhamento necessário para o paciente que precisa de atendimento imediato.

É comum em cidades do interior, onde muitas vezes há carência de especialistas, que o hospital mais próximo fique a mais de 50 quilômetros de distância.

Com a emissão de laudos online e a disponibilidade de um especialista, a solução da Portal garante que o paciente tenha o tratamento repassado por médicos experientes instantaneamente como se estivesse em um grande centro como São Paulo.

Veja algumas das vantagens do serviço de laudo a distância para ECG emitido pela Portal Telemedicina:

  • Suporte de especialistas renomados 24 horas por dia e 7 dias na semana;
  • Redução de tempo de recebimento do laudo;
  • Redução de custos;
  • Baixo investimento e rápida instalação – o software da Portal tem capacidade de integração com 90% da planta de equipamentos médicos utilizados no Brasil, por isso as clínicas podem implementar a solução sem a necessidade de comprar novos aparelhos. A instalação é feita remotamente agilizando a operação e diminuindo custos de implantação;
  • Suporte operacional: a Portal conta com profissionais técnicos gabaritados que podem auxiliar na resolução de problemas técnicos na execução do exame. Além de contar com uma inteligência artificial que identifica rapidamente se o exame não tem uma qualidade aceitável;
  • Evita deslocamento do paciente – o atendimento médico é realizado no próprio local sem a necessidade de encaminhar o paciente a um hospital distante para que ele seja atendido por um cardiologista;
  • Aumento da resolutividade – além de passar a contar também com o sistema de inteligência artificial, a Portal tem uma rede de profissionais. Isso permite que o médico responsável por laudar o exame possa consultar imediatamente outro médico, caso tenha qualquer dúvida ou queira uma segunda opinião;

Agilidade a favor da medicina do trabalho

O serviço de emissão de laudos de ECG da Portal Telemedicina também tem feito a diferença em clínicas de saúde ocupacional.

Apesar dos exames neste setor usualmente serem mais de rotina e não necessitarem de tanta urgência, Figueroa cita que acontecem surpresas, como a detecção de um problema cardíaco grave em um trabalhador assintomático.

A agilidade na emissão de laudos tem trazido bons resultados para estes casos por permitir que o atendimento seja feito instantaneamente.

Mais informações sobre os serviços disponibilizados pela Portal Telemedicina podem ser obtidas diretamente no e-mail: comercial@portaltelemedicina.com.br ou no telefone (11) 95381-7681.