Laudo de eletrocardiograma com telemedicina: conheça as vantagens

5 min. de leitura

Por Pedro de Moura*

Não existem mais dúvidas de que a tecnologia vai continuar a revolucionar a medicina. Existem diversos exemplos, na genética, prevenção e tratamento que indicam que esse é um caminho sem volta. Na medicina diagnóstica não é diferente. O laudo de eletrocardiograma, por exemplo, é realizado em volumes significativos via telemedicina.

Os exames cardiológicos exigem agilidade e precisão. Ter à disposição médicos especialistas que podem atuar de forma ágil é uma forma inteligente de otimizar a gestão de uma clínica. Por outro lado, a qualidade do laudo, que passa a ser prestado por profissionais que não estão in loco, pode gerar incertezas em empresas que passam a adotar o novo formato. O fato é que inúmeras clínicas passaram a utilizar a telemedicina e tiveram resultados animadores. No ECG com laudo, não seria diferente.

Veja abaixo o detalhamento do funcionamento da telemedicina aplicada para o exame de eletrocardiograma e entenda como a tecnologia oferece segurança e pode melhorar a qualidade do corpo clínico, escalar o atendimento e melhorar o atendimento aos pacientes.

Vantagens do laudo de eletrocardiograma via telemedicina

Laudo de eletrocardiograma mais ágil e preciso com a telemedicina

Já parou pra pensar que o médico que lauda um exame à distância pode ser membro de um hospital de referência internacional? Na Portal Telemedicina, diversos médicos parceiros, atuam em alguns dos melhores hospitais do país. O avanço da tecnologia permite que médicos especialistas consigam trabalhar de qualquer local laudando exames para clínicas de todo o Brasil, com a mesma qualidade técnica que teriam se estivessem trabalhando presencialmente.

Essa é uma mudança de paradigma significativa e é compreensível que alguns gestores tenham dúvidas quanto a adoção da telemedicina. Mas, quando se entende a forma como o processo se dá, é fácil compreender porque grandes players do setor adotaram esse formato.

No caso do laudo de eletrocardiograma as vantagens são claras. Exames que precisam de um laudo mais rápido são priorizados, diversos cardiologistas estarão online à disposição e um sistema integrado facilita todo esse fluxo.

Inteligência artificial para priorizar exames cardiovasculares urgentes

Uma das grandes queixas dos gestores da área de saúde que realizam exames cardíacos é a dificuldade em priorizar os casos que exigem maior urgência. Existe um alto volume de “exames normais”, ou seja, dentro dos padrões, que não necessitam da urgência que outros exames precisam.

Com a tecnologia da Portal Telemedicina, é possível priorizar na fila do médico os exames urgentes. No caso de um exame que aponta uma isquemia ou lesões nas válvulas cardíacas, as “emergências na fila” podem ser laudadas em pouco tempo. Uma vez que um exame emergencial aparece na plataforma, o médico especialista será notificado da importância de laudar com maior velocidade. Com isso, a detecção de patologias ocorre com maior rapidez e resulta em tratamentos que iniciam de forma precoce, melhorando os resultados.

Na Portal Telemedicina, todos os exames de ECG realizados na clínica aparecem na fila dos cardiologistas de forma instantânea. No máximo em 24 horas o resultado é enviado. Em casos de urgência, em menos de uma hora. Todo esse processo é feito de forma integrada no sistema online da Portal.

Segunda opinião para um laudo de eletrocardiograma mais assertivo

Imaginemos que um caso de difícil diagnóstico tenha sido detectado em um exame de eletrocardiograma. A análise de um especialista com o conhecimento adequado àquele caso torna-se necessária. Com o apoio de uma rede de médicos, interligados através da ferramenta da Portal, é possível ter acesso a uma segunda opinião ou debater sobre um diagnóstico complexo em pouco tempo.

A arritmia cardíaca, por exemplo, pode se manifestar em diversos tipos. Uma fibrilação atrial ou um bloqueio atrioventricular podem ser detectados com maior facilidade por um cardiologista com maior experiência nesses casos. Dessa forma, uma segunda opinião, aumenta a precisão do diagnóstico.

Com uma comunicação mais dinâmica, realizada através da plataforma online da Portal, os profissionais da saúde podem acionar a rede de médicos para tirar dúvidas e adicionar informações para os pacientes. Sendo assim, a clínica aumenta o número de especialistas dedicados aos pacientes, sem ter que investir em novos profissionais, apenas utilizando uma plataforma online que conecta profissionais de excelência que confiam no modelo de trabalho da Portal.

Essa facilidade de acesso a outros cardiologistas, podem contribuir com a análise de patologias específicas, aumenta a sensação de segurança para o paciente e cria conexões entre os médicos para aprimorar os seus laudos.

Como escolher uma empresa de telemedicina confiável

Para que o processo de telemedicina funcione, é necessário ter uma empresa-parceira que forneça os recursos necessário para que exista:

  • Variedade de médicos especialistas reconhecidos atuantes;
  • Tecnologia de ponta para facilitar a rotina da clínica;
  • Suporte à clínica para resolver de forma rápida eventuais contratempos;
  • Atendimento de excelência.

Como a Portal Telemedicina atua

Fundada em 2013, a Portal Telemedicina surgiu para oferecer uma solução segura, ágil, assertiva e com menor custo para clínica e hospitais. Utilizando uma tecnologia única no Brasil, a empresa conecta diretamente nos equipamentos médicos e as informações são enviadas diretamente para sua plataforma. Essa tecnologia chamada de Internet das Coisas (IoT) diminui assim, erros de digitação e preenchimento de dados dos pacientes, já que a conexão é feita de forma direta, sem a necessidade de uploads manuais.

Para a Dra. Ana Rachel Zollner, cardiologista que realiza laudos de eletrocardiograma para a Portal, a facilidade de comunicação entre os profissionais de saúde da clínica e os médicos especialistas que estão laudando é um grande diferencial.

“A agilidade da comunicação, através da plataforma da Portal, agiliza a revisão de exames. Além disso, os exames mais urgentes são direcionados com prioridade, o que facilita a gestão do tempo do profissional e maior segurança para o paciente”.

Prêmios e certificações

Toda mudança no dia a dia da gestão de clínica médica requer esforço para uma boa adaptação. No caso da adoção de novas tecnologias não é diferente. Para que a transição aconteça cumprindo as vantagens que a tecnologia possibilita, é necessário confiar em parceiros com a capacidade de oferecer um serviço reconhecido e seguro no mercado.

Com todos os recursos e investimentos para que a telemedicina se torne relevante no Brasil, a Portal Telemedicina foi reconhecida com diversos prêmios, como destacamos abaixo:

O Google é um dos parceiros que investem na Portal Telemedicina. No Brasil, mais de 170 cidades já utilizam a tecnologia, com alto nível de satisfação entre as clínicas e hospitais atendidos.

Quer conhecer melhor a plataforma? Clique aqui e faça um teste gratuito! Entenda como os laudos de ECG podem ser automatizados, reduzir custos e aumentar a eficiência da sua clínica.

*Pedro de Moura é publicitário e atua com comunicação digital desde 2010. Já foi responsável por conteúdo e estratégias online para o Dasa, além de ter integrado equipes de comunicação e consultoria no Senado Federal e Sebrae. Hoje é gerente de comunicação digital na agência Bowler.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.