Solução de Teleconsulta

Conheça a solução de Teleconsulta da Portal Telemedicina

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A Portal Telemedicina, empresa brasileira de tecnologia na saúde, lança no mercado sua solução de Teleconsulta: o aplicativo SOS Portal, que permite atendimento médico à distância para pacientes em todos os estados brasileiros. 

Desde sua fundação, em 2013, guiada pela missão de salvar vidas e garantir acesso universal à medicina de qualidade, a empresa já impactou mais de 30 milhões de pacientes em 300 cidades brasileiras e na Angola, África, com sua solução de telediagnóstico. 

O aplicativo SOS Portal, disponível nas plataformas Web, Android e iOS, veio para agregar à solução global de telemedicina da empresa, permitindo que pacientes tenham acesso a uma rede com mais de 3000 médicos recebendo atendimento online de maneira segura e intuitiva. 

A demanda pela solução surgiu a partir dos próprios clientes da Portal, proprietários e médicos de mais de 500 clínicas e hospitais no Brasil, que viram a necessidade de obter uma plataforma segura e prática para seguir os atendimentos com seus pacientes – mesmo à distância – no momento de isolamento social e combate à pandemia do Novo Coronavírus. Uma das modalidades de telemedicina, a teleconsulta foi liberada em abril pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Ministério da Saúde. 

“Queremos que a nossa tecnologia siga entregando qualidade e seja aliada da população e dos médicos na busca pela saúde, especialmente no momento em que vivemos hoje”, diz Rafael Figueroa, CEO e Cofundador da Portal Telemedicina. 

O aplicativo é oferecido no modelo B2B e/ou B2C, ou seja, os pacientes podem diretamente solicitar uma consulta médica via canais de atendimento da Portal Telemedicina. E também está disponível para proprietários e gestores de clínicas médicas e hospitais, além do segmento de saúde ocupacional, que pode solicitar a aquisição da plataforma. 

Além disso, o aplicativo de Teleconsulta SOS Portal está disponível para empresas que desejam adquirir uma solução para pronto-atendimento e oferecer aos seus colaboradores. Os beneficiários têm acesso a uma equipe de médicos online 24h, todos os dias da semana. Também é possível acessar um painel de controle para acompanhamento dos atendimentos e controle de saúde.

Conheça os formatos para adoção da solução da solução de Teleconsulta para:

  • Empresas: disponível via aplicativo e web, seus beneficiários e/ou colaboradores terão acesso 24/7 a médicos de ponta para realização de teleconsultas. Painel de controle para acompanhamento dos atendimentos e controle de saúde.
  • Médicos, clínicas e hospitais: modalidade em que disponibilizamos nosso sistema para que o (s) médico (s) possam fazer atendimentos médicos a distância, prescrever medicamentos e acompanhar pacientes, via aplicativo e web.
  • Clínicas e Laboratórios de Imagem: módulo Inteligência Artificial: algoritmos de Machine Learning da Portal detectam, priorizam na fila e fazem triagem automática de patologias, inclusive COVID-19, em exames de Raios-X e Tomografia.
  • Pacientes: você é paciente e está em busca de uma consulta médica online? Entre em contato conosco clicando aqui e acesse um dos nossos médicos especialistas.

Funcionalidades da solução de Teleconsulta da Portal Telemedicina

O aplicativo permite consultas online 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, médicos e pacientes se conectam de maneira simples através das funcionalidade de vídeo e chat. No caso de suspeita de Covid-19, uma equipe especializada, formada por médicos pneumologistas, infectologistas, clínicos gerais e enfermeiros (as) terão agilidade na identificação de novos casos e poderão fornecer medidas terapêuticas diretamente aos pacientes via aplicativo à distância.

Para pacientes, ao acessar o app, é preciso responder a um breve questionário (temperatura, medicamentos, exames, entre outros) e, em seguida, requerer atendimento médico em uma “fila virtual”, que pode levar até duas horas, ou marcar consulta com um especialista em um horário e dia de preferência do paciente.   

Já a equipe médica que utiliza a plataforma, recebe um usuário e senha por e-mail, acessa a aplicação, altera o status para disponível e é conectado automaticamente com o paciente que está na fila. 

O médico, então, realiza a consulta online por vídeo ou chat. É possível também acessar os exames anteriores realizados, permitindo ter uma visão holística do paciente, além da possibilidade de emissão de receita digital, válida em todo o território brasileiro. Todos os dados são criptografados de ponta a ponta, garantindo a segurança das informações. 

Outro feature importante para as unidades de saúde trata-se de dashboards de monitoramento em tempo real das informações anonimizadas de saúde da população, permitindo o acompanhamento epidemiológico pelos órgãos públicos e privados e a tomada de ações rápida para reverter ou minimizar a transmissão do Covid-19. 

Inteligência Artificial no combate ao Covid-19

 

Além da aplicação de Teleconsulta, a solução global de telemedicina da Portal também oferece, há mais de 6 anos, a possibilidade de telediagnóstico e laudos de exames à distância. Com isso, o sistema da empresa reúne mais de 30 milhões de imagens. A partir delas, foi possível desenvolver dezenas de algoritmos de Inteligência Artificial capazes de detectar automaticamente patologias agilizando e certificando a acurácia no processo de diagnóstico médico. Esse projeto foi desenvolvido nos últimos três anos com apoio do Google e teve início no programa Google Artificial Intelligence Studio, em 2017. 

Desde março de 2020, a empresa vem adaptando seus algoritmos de Inteligência Artificial para ajudar a detectar o Novo Coronavírus em exames de Raio-X do pulmão. Os algoritmos já estavam especializados na detecção de pneumonia em um histórico de milhões de exames. Os engenheiros da Portal, em parceria com o Google Cloud, conseguiram desenvolver, então, um novo algoritmo capaz de diferenciar pneumonias comuns das causadas por Covid-19, com uma precisão de até 95% em um tempo de até 10 minutos. 

Com o algoritmo Covid-19, o exame do paciente é automaticamente posicionado no início da fila de tratamento e é dado um alerta à equipe médica para dar andamento ao tratamento, agilizar o protocolo médico e evitar complicações.

Para Figueroa, a inteligência artificial é um grande diferencial no setor de saúde, podendo ser utilizada para prevenção, apoio a diagnóstico, automação de protocolos clínicos, otimização de uso de recursos e detecção de fraudes. A Portal Telemedicina pretende seguir com projetos de pesquisa e desenvolvimento para a aplicação em massa destes recursos, com o apoio da tecnologia do Google Cloud.

Sobre a Portal Telemedicina
A Portal Telemedicina é uma empresa brasileira de tecnologia na saúde com a missão de salvar vidas e garantir o acesso universal à medicina. Com uma premiada plataforma, a Portal é capaz de conectar clínicas, hospitais e pacientes a alguns dos melhores médicos especialistas do Brasil, aptos a laudar remotamente exames em tempo real e prestar atendimento via teleconsulta. Com uma tecnologia inovadora que conecta diretamente nos aparelhos médicos por meio de multiprotocolos de comunicação e Internet das Coisas (Iot), as informações são enviadas diretamente do equipamento, pré-processadas por Inteligência Artificial e, em seguida, analisadas pelo médico responsável – que devolve o laudo em até uma hora em casos emergenciais. Desde o início da Pandemia Covid-19, a Portal adaptou seus algoritmos para detectar o Coronavírus em exames de imagem pulmonar com 95% de acurácia. Com início das operações em São Paulo, em 2014, a Portal processa milhares de exames ao dia e oferece acesso à saúde de qualidade para pacientes em mais de 300 cidades no Brasil. Desde janeiro de 2017, é acelerada pelo Google, selecionada por sua “solução disruptiva e inovadora em saúde digital”. Em 2019, a ONU elegeu a Portal Telemedicina uma das 10 empresas do mundo para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis de 2030.