Portal Telemedicina lança Inteligência Artificial para detectar Covid-19 em exames de imagem

6 min. de leitura

A Portal Telemedicina, empresa brasileira de tecnologia na saúde, lança novo modelo de inteligência artificial para acelerar o processo de diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19. No cenário atual de combate à pandemia e escassez de exames que detectam o novo Coronavírus, a solução de machine learning da empresa é uma alternativa rápida, segura, econômica e escalável para laboratórios, clínicas e hospitais que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes. 

O modelo de algoritmo Covid-19 lançado pela Portal Telemedicina atua no suporte diagnóstico das unidades de saúde por detectar indícios de Coronavírus em Raios-X e Tomografias e priorizar os casos graves. A solução faz uma varredura nos exames, avalia se estão “normais” ou “alterados”, encontra e diferencia alterações relacionadas ao Covid-19 e pneumonia, sinalizando para os médicos em até 10 minutos os casos suspeitos – o que permite iniciar com agilidade os protocolos de cuidados assistenciais ao paciente com suspeita da doença e complicações. 

 O modelo de IA Covid-19 da Portal Telemedicina, desenvolvido por seu time de engenheiros, é um dos mais de 30 algoritmos de detecção automática de patologias que a empresa desenvolveu ao longo da sua trajetória em exames de imagem, capazes de ajudar a agilizar o processo de diagnóstico e o correto tratamento das emergências. 

“Após anos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento dos nossos engenheiros e profissionais em parceria com o Google, é um marco para a Portal Telemedicina lançar uma solução rápida, de baixo custo e com o potencial de ajudar milhares de vidas neste momento, feito alinhado com a nossa missão como empresa”, diz Rafael Figueroa, CEO da Portal Telemedicina. 

Portal Telemedicina: foco em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento
Um dos mais importantes diferenciais dos produtos e serviços da Portal Telemedicina vêm dos esforços investidos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Desde o início da operação da empresa, em 2014, a empresa inovou aprimorando seu sistema a partir de editais de fomento de instituições como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, além da Apex, MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Pitch Gov.SP, entre outros.

Além disso, ao longo da sua trajetória, a Portal Telemedicina venceu diversos prêmios e editais de inovação de empresas privadas podendo reinvestir os recursos e aprendizados no avanço de sua plataforma de telemedicina. Dentre os principais, pode-se destacar o Google. Com uma parceria que iniciou em 2017, a Portal Telemedicina passou por dois programas de aceleração da companhia: Google for Startups Accelerator (antigo Launchpad Accelerator) e Google AI Studio, este focado no desenvolvimento e aplicação de Inteligência Artificial.

Características do modelo Covid-19 Portal Telemedicina

  • Triagem automática de Raio-X de Tórax e Tomografia com foco em alterações relacionadas à pneumonia e Covid-19;
  • Indicação de gravidade dos exames analisados para médicos;
  • Detecção de alterações relacionadas a Covid e Pneumonia.

Benefícios para as clínicas

  • Modelo bastante sensível (95% de acurácia), mais do que o teste de mercado, PCR e teste rápido; 
  • Agilidade: em 10 minutos é possível saber se o exame está alterado;
  • Exames alterados sofrem triagem automática e entram no início da fila direcionando a atenção do corpo clínico aos casos mais graves em primeiro lugar;
  • Ajuda os profissionais da saúde a direcionarem o melhor tratamento para os pacientes.

Sobre a Portal Telemedicina 

A Portal Telemedicina é uma empresa brasileira de tecnologia na saúde com a missão de salvar vidas e garantir o acesso universal à medicina, de forma ética, inclusiva e justa. Com uma premiada plataforma, a Portal detém uma tecnologia inovadora que conecta diretamente nos aparelhos médicos por meio de multi-protocolos de comunicação e Internet das Coisas (Iot), as informações são recebidas diretamente do equipamento, pré-processadas por Inteligência Artificial e, em seguida, analisadas pelo médico responsável. Com início das operações em São Paulo, em 2014, a Portal oferece acesso à saúde para pacientes em todos os estados brasileiros e Angola. De 2017 a 2018, a Portal Telemedicina passou por dois programas de aceleração do Google, selecionada por sua “solução disruptiva e inovadora em saúde digital”. Desde então, continua a trabalhar de forma colaborativa com diferentes áreas do Google. Em 2019 foi eleita pela ONU e Impact Hub como uma das 10 empresas globalmente alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável no Accelerate 2030. 

Fatos, números e dados

  • 30 milhões de pacientes transitados pela Portal Telemedicina;
  • ONU elegeu a Portal Telemedicina uma das 10 empresas do mundo para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis de 2030;
  • Presença em todos os estados do Brasil;
  • Clientes: hospitais públicos e privados, multi-clínicas, operadoras de saúde e empresas, como Unimed, BRF, Natura, UBSs do SUS em SP;
  • Interoperabilidade máxima (90%+): equipamentos e software, independentemente do fabricante;
  • Médicos especialistas laudam de qualquer lugar, próximos ou distantes do paciente;
  • Compliance com HIPAA, GDPR e LGPD.

Informações para a imprensa:
Portal Telemedicina
Maíra Flores
maira@portaltelemedicina.com.br
(48) 99102-0555