Laudo de espirometria à distância: como fazer via telemedicina

6 min. de leitura

A avaliação e o monitoramento da função pulmonar dos trabalhadores está entre os serviços essenciais da medicina do trabalho, principalmente no acompanhamento de profissionais expostos diariamente a poeira, produtos químicos, entre outros componentes prejudiciais à saúde dos pulmões. O laudo de espirometria é um dos resultados mais importantes para a detecção de problemas respiratórios, por isso há uma alta demanda por este exame em clínicas de saúde ocupacional.

Embora o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) recomendem que o laudo de espirometria seja emitido por um médico pneumologista, é comum que médicos de outras áreas, como do trabalho, façam esta avaliação. Isso porque é difícil ter especialistas em pneumologia à disposição e o custo para a contratação é elevado.

A telemedicina, porém, viabilizou que qualquer clínica de saúde ocupacional possa melhorar a qualidade de seus diagnósticos, além de aumentar a produtividade, ao contar com profissionais renomados e especializados neste tipo de procedimento a um custo mais baixo.

Neste artigo explicamos como funciona o laudo de espirometria via telemedicina e os benefícios que a adoção desta tecnologia pode trazer para os gestores de clínicas de saúde ocupacional.

O que é laudo de espirometria

Como falamos anteriormente neste artigo, espirometria é o exame utilizado para medir a função pulmonar do paciente, ou seja, a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado também complementa a avaliação das condições de ventilação.

Este exame complementar é muito importante para a detecção de doenças respiratórias como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Também tem papel fundamental na avaliação e acompanhamento da saúde do trabalhador que realiza o ofício em situação de risco e, portanto, está sujeito a comprometer sua capacidade respiratória com a atividade exercida diariamente.

Por meio de acompanhamento periódico deste exame, o médico do trabalho consegue detectar cedo qualquer tipo de problema ou perda de capacidade pulmonar e tomar atitude a tempo de evitar danos irreparáveis.

A realização deste exame exige um aparelho simples e portátil chamado espirômetro. No procedimento, o paciente realiza manobras de sopro, orientado por um profissional, para medir a entrada e a saída do fluxo de ar dos pulmões. A aplicação do exame normalmente é feita por um enfermeiro, técnico especializado ou pelo próprio médico do trabalho.

Mas a indicação é que o laudo de espirometria seja emitido por um especialista em pulmões, já que a análise dos resultados exige conhecimento técnico muito específico e a interpretação do exame deve considerar também dados clínicos e epidemiológicos do paciente.

Laudo de espirometria via telemedicina

Apesar de todas as recomendações, boa parte das clínicas de saúde ocupacional não conta com profissionais especializados. Manter um médico pneumologista no quadro de funcionários tem um custo elevado e encontrar profissionais da área disponíveis para contratação tem sido tarefa difícil, principalmente em cidades afastadas dos grandes centros.

A telemedicina tem sido a forma utilizada para preencher este espaço, garantindo atendimento de qualidade até mesmo em regiões mais isoladas. O uso deste tipo de serviço impacta diretamente no aumento do faturamento porque ao contratar uma empresa de telemedicina a clínica passará a entregar os laudos para os pacientes mais rápido e poderá direcionar os profissionais antes responsáveis por esta atividade para outras funções, ampliando o atendimento.

Hoje existe tecnologia de ponta para que os dados coletados no exame de espirometria sejam enviados quase que em tempo real para as centrais de telemedicina. Dessa forma, os profissionais do serviço de telemedicina contratado recebem os dados e emitem o laudo de forma ágil. Na Portal Telemedicina, por exemplo, o laudo de espirometria para casos urgentes é emitido em até uma hora após a realização do exame. Nos demais casos, o prazo máximo é de um dia.

Benefícios do laudo emitido à distância para clínicas de saúde ocupacional

Existem duas modalidades de espirometria: clínica e ocupacional. A primeira é geralmente realizada para monitorar ou investigar as condições de saúde de pacientes com sintomas compatíveis com doenças respiratórias e para o acompanhamento da capacidade respiratória de atletas. Já o exame voltado a medicina do trabalho tem por finalidade avaliar a saúde pulmonar de profissionais expostos a situações de risco.

Trabalhadores que exercem atividades insalubres para o aparelho respiratório, em ambientes onde ficam expostos a poeira ou produtos químicos estão mais propensos a desenvolver doenças como fibrose pulmonar.

O acompanhamento médico regular por meio de avaliações clínicas e de exames importantes como a espirometria são de extrema importância para ação rápida no caso da capacidade respiratória do profissional acompanhado comece a mostrar sinais involutivos.

Clínicas de saúde ocupacional, que trabalham com a avaliação médica para exames admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função ou no processo demissional, têm alta demanda para este exame e dificuldade de entregar resultados na velocidade que o mundo dinâmico dos negócios exige.

Somente nas empresas que trabalham com produtos químicos, por exemplo, de maior risco, um único laudo demissional pode exigir até 20 exames. A saída para conseguir evitar a sobrecarga e ampliar o número de atendimentos é contratar um serviço terceirizado para a emissão de laudos. E aí entra o papel importante da telemedicina, já que permite que qualquer clínica de saúde ocupacional tenha acesso a médicos renomados. Podemos também destacar entre os benefícios do exame feito à distância para clínicas ocupacionais são:

  • Agilidade na entrega dos laudos: em casos urgentes, são entregues em menos de uma hora, para os demais casos, em até 24 horas;
  • Diminuição de custos com a folha de pagamento da clínica, uma vez que o pneumologista é contratado pela empresa de telemedicina;
  • Evita reconvocação dos pacientes: com uma exclusiva conexão via IoT, a Portal Telemedicina permite o envio automático das informações dos exames e sinaliza pelo sistema em tempo real quando algum exame não foi captado corretamente;
  • Modernização da clínica: o software da Portal Telemedicina permite, por exemplo, que mesmo aqueles aparelhos médicos antigos e sem conexão tornem-se aptos a transmitir informações online para a empresa de telemedicina;
  • Armazenamento seguro: a empresa Portal Telemedicina faz o armazenamento seguro dos exames em nuvem seguindo as leis da ANVISA;
  • Padronização e personalização do laudo online: a clínica pode colocar seu logotipo no laudo ou optar por utilizar o logo da empresa de telemedicina;
  • Organização e segurança dos exames: clínicas e hospitais não precisam se preocupar com o armazenamento físico na clínica, os exames ficam armazenados eletronicamente, com organização e segurança;
  • Laudos de alta qualidade: mesmo as clínicas geograficamente distantes dos grandes centros, podem contar com alguns dos melhores especialistas com apenas um clique;
  • Escalabilidade da realização de exames: com a telemedicina, é possível aumentar as especialidades médicas atendidas e atender a sazonalidade de demandas de exames, sem prejudicar a qualidade e o tempo de entrega.

O que levar em conta no momento de escolher o serviço de telemedicina ideal

Na hora de escolher qual serviço de telemedicina oferece a melhor solução para o seu negócio, é preciso estar atento a algumas questões. Veja a seguir alguns aspectos muito importantes de apuração antes de contratar este serviço:

  • Verificar os prazos de entrega dos laudos;
  • Conferir o currículo dos especialistas responsáveis pela emissão dos laudos;
  • Verificar se há integração entre os equipamentos médicos utilizados para o exame na sua clínica com o sistema de telemedicina escolhido;
  • Conheça a relevância que a empresa tem no mercado fazendo uma pesquisa online ou em referências;
  • Também é importante verificar se a empresa contratada atende às exigências da Anvisa e dos órgãos regulamentadores da atividade e se o sistema utilizado é seguro e garante a proteção dos dados e informações dos pacientes;
  • Pesquise sobre a facilidade de operação e quais os recursos do sistema utilizado;
  • Por fim, procure saber também como é feita a assistência técnica dos equipamentos, quanto irão custar as atualizações do software e com que frequência ocorrerão.

De que forma a Portal Telemedicina pode ajudar a sua empresa

Desde o início de sua operação, em 2014, a Portal Telemedicina investe esforços em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Como resultado, a empresa conta com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais e é a principal parceira da vertical de saúde do Google globalmente. Além disso, conta com especialistas renomados disponíveis 24 horas por dia.

O sistema da Portal possui uma integração exclusiva com aparelhos médicos que hoje cobre mais de 90% dos equipamentos existentes no mercado, inclusive aqueles que não têm conexão com a internet. A conexão com estes equipamentos é feita por meio de multiprotocolos de comunicação e internet das coisas.

A transmissão direta de dados dos aparelhos para o sistema garante agilidade na entrega dos diagnósticos e reduz a chance de erro durante a transmissão de dados, já que as informações do paciente são enviadas de forma automatizada e não há necessidade de um profissional fazer upload dos dados manualmente.

O sistema sinaliza em tempo real quando um exame não foi captado da forma correta, assim evita a reconvocação de pacientes em caso de problemas na coleta de dados.

O armazenamento das informações dos pacientes na Portal Telemedicina é feito de forma segura e organizada. Tudo é armazenado em nuvem dentro das leis da Anvisa. Ou seja, ao contratar a Portal para a emissão de laudo dos exames, as clínicas e hospitais não precisam se preocupar mais com o arquivamento físico dos dados na clínica.

No caso do exame de espirometria, se a sua clínica não tem o equipamento, você pode comprá-lo da própria Portal ou locar o espirômetro e começar já a oferecer este exame adicional na sua empresa.

Conclusão

Se você ainda está fazendo conta de cabeça para ver se vale a pena ou não contratar um serviço de telemedicina esclareça logo as suas dúvidas e coloque os prós e contras no papel com base em dados consistentes.

Com a ajuda da telemedicina, sua clínica de saúde ocupacional passará a emitir laudo de forma mais ágil e por meio de um especialista de gabarito no mercado.

Além disso, o sistema da Portal garantirá a modernização dos seus equipamentos com a implementação de sua tecnologia de ponta. A Portal Telemedicina permite que a clínica contratante coloque o seu logotipo no laudo, assim contará com laudos emitidos pelos melhores especialistas do país.

Entre em contato com a nossa equipe e esclareça todas as suas dúvidas. É hora de inovar.

Peça já um orçamento! >