Telemedicina

Qual a estrutura necessária para atendimento via telemedicina?

6 min. de leitura

A telemedicina é uma solução capaz de ampliar a capacidade de atendimento das clínicas, expandir o acesso à saúde e facilitar a vida do paciente. Mas uma dúvida que muitos gestores e profissionais da área da saúde ainda têm diz respeito a como montar uma infraestrutura para telemedicina — seja para teleconsultas ou para emissão de laudos. 

É importante garantir que o ambiente digital para a teleconsulta seja seguro e que os equipamentos sejam adequados. A implantação da estrutura médica com acesso à internet é fácil, mas requer alguns cuidados para que seja feita corretamente. 

Confira neste texto mais informações sobre qual é a estrutura necessária para implementar os recursos de telemedicina na sua clínica médica. 

Recursos para realização de teleconsulta

Adequar uma unidade de saúde para realizar consultas à distância não é um processo difícil. É necessário, claro, um computador com acesso à internet, webcam e microfone. Também é recomendado que o médico esteja em um ambiente iluminado, privado e tranquilo. 

Embora a teleconsulta seja feita nos moldes de uma videochamada, não é indicado o uso de ferramentas comuns de chamadas de vídeo que são utilizadas para outros fins. Isso porque é fundamental garantir a privacidade e sigilo das informações do paciente da maneira mais automatizada e segura possível.

Além disso, uma plataforma específica para teleconsultas também tem funcionalidades próprias, como integração de dados com prontuário eletrônico e a emissão padronizada de documentos, como atestados e receitas que sejam aceitos em farmácias, por exemplo. Isso facilita a vida tanto do paciente quanto do médico.

Para isso, existem soluções como o SOS Portal, plataforma online para consultas que oferece todos esses serviços.

Leia mais: Consulta online: como a tecnologia amplia a capacidade de atendimento 

Estrutura necessária para emissão de laudos à distância

Para emitir laudos, é preciso ter equipamentos de exame e diagnóstico, sendo que a maioria dos equipamentos mais modernos já estão conectados à internet, e os analógicos podem ser adaptados para esta interoperabilidade.

Caso você não queira investir em equipamentos próprios ou na atualização dos já existentes, é possível alugar ou emprestar equipamentos médicos em comodato. Essa solução é ideal para quem ainda não está seguro ou não deseja assumir os riscos financeiros da implementação de laudos à distância. 

A Portal Telemedicina, por exemplo, oferece a opção de aluguel ou comodato de equipamentos médicos para que você possa testar a viabilidade financeira dos telelaudos na clínica ou hospital. Essa opção acaba sendo mais barata e de fácil dissolução caso a sua empresa opte por não atender mais via telemedicina.

O mais importante para que a estrutura de telemedicina proporcione a emissão de telelaudos é que haja um sistema confiável e seguro. Além disso, esse sistema deve se integrar facilmente aos equipamentos que você utiliza no dia a dia.

A Portal Telemedicina oferece uma plataforma de telelaudos que atende exames das mais diversas especialidades:

Com uma solução como essa, você otimiza os processos da sua clínica e pode obter laudos rapidamente em até 24h. Em casos de emergência, como eletrocardiogramas com alterações urgentes, por exemplo, os laudos saem em até 5 minutos. Tudo isso com o cuidado de profissionais selecionados e a rapidez que só a internet proporciona.  

Leia mais: Quais exames de imagem podem ser laudados via telemedicina? 

Conclusão

A telemedicina traz inúmeras vantagens para clínicas e hospitais, garantindo um atendimento amplo, ágil e seguro. 

Com a teleinterconsulta, profissionais podem utilizar plataformas seguras para trocar informações e opiniões para auxílio diagnóstico, clínico ou cirúrgico, o que pode ser determinante para um bom atendimento. 

O paciente que opta pelo teleatendimento tem a tranquilidade de fazer uma consulta sem precisar sair de casa. Atendimentos primários para casos leves, monitoramento de tratamentos, dúvidas e orientações médicas sobre medicações são algumas situações que podem ser resolvidas facilmente via teleconsulta, evitando deslocamento do paciente e economizando tempo dos dois lados. 

Além disso, muitos pacientes de regiões mais afastadas dos centros urbanos não têm acesso a especialistas de maneira simples. A telemedicina auxilia a reduzir essa desigualdade. 

Já no caso dos exames, o fluxo de análise ágil da clínica pode se tornar um diferencial competitivo no mercado. Outro ponto importante é que, com o equipamento e um operador qualificado, não é necessário ter no ambiente clínico um médico designado apenas para laudo, pois a plataforma conta com os profissionais habilitados. 

Nesse sentido, a telemedicina ajuda a reduzir os custos com pessoal e aparelhos, tornando possível atender mais pacientes com a mesma infraestrutura. Também otimiza o tempo do médico, que pode atender seus pacientes com mais atenção.

E então, está pronto para implementar a estrutura para telemedicina nos seus atendimentos? Fale conosco e conheça todas as soluções da Portal Telemedicina para sua clínica. 

Vinicius

Jornalista e redator com experiência nas áreas de tecnologia e saúde

Conteúdos recentes

Como implementar consulta online em 10 dias na clínica médica

Atender pacientes online deixou de ser tendência e se tornou capacidade operacional. Quando bem implementada,…

29 de janeiro de 2026

Rafael Figueroa representa a Portal Telemedicina no NVIDIA AI Day São Paulo e debate IA soberana na América Latina

O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, foi um dos palestrantes do NVIDIA AI Day…

28 de janeiro de 2026

Como escolher um aparelho de MAPA para sua clínica ou hospital

Escolher um aparelho de MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) vai muito além de comparar…

27 de janeiro de 2026

Contrato de prestação de serviços médicos: cláusulas essenciais, riscos e checklist prático

Um contrato de prestação de serviços médicos bem estruturado vai muito além da formalização jurídica.…

26 de janeiro de 2026

Descanso médico no plantão: o que diz a CLT e o CFM (e como organizar na prática)

O descanso médico no plantão não é um benefício informal nem um privilégio da equipe…

23 de janeiro de 2026

Diferença entre acuidade visual e avaliação oftalmológica: O que cada uma mede e quando solicitar

Acuidade visual mede a nitidez da visão; a avaliação oftalmológica é um exame médico completo…

22 de janeiro de 2026