Com cada vez mais pacientes e médicos aderindo ao modelo de consulta médica online no Brasil, o que já foi uma tendência deve se consolidar nos próximos anos. Por meio de tecnologias de comunicação, a teleconsulta possibilita que pacientes de diversos lugares tenham acesso a atendimento médico especializado. Além disso, as consultas remotas também reduzem a burocracia e facilitam a vida dos pacientes.
Para saber mais sobre como funciona uma teleconsulta, em que casos ela pode ser realizada e quais são as vantagens desse modelo de atendimento, continue a leitura.
A teleconsulta é o atendimento médico realizado à distância por intermédio de equipamentos de telecomunicação. Essa é uma das práticas mais usuais da telemedicina e vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil entre profissionais da saúde e pacientes, que percebem os benefícios de realizar suas consultas virtualmente.
Esse tipo de atendimento foi regulamentado de forma emergencial no Brasil em 2020, no início da pandemia de Covid-19, como uma medida provisória que visava reduzir o número de pessoas em hospitais e clínicas. No entanto, em maio de 2022, a modalidade de teleconsulta passou a ser regulamentada de forma plena pelo órgão responsável pela prática médica, o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Há diversas situações em que as consultas podem ser realizadas de maneira remota. De acordo com a regulamentação do CFM, essa modalidade pode ser utilizada em casos de primeiro atendimento, de acompanhamento e também de supervisão (em que é feita a troca de experiências entre profissionais).
Por meio da consulta médica online, o paciente pode ter acesso a inúmeras especialidades, desde os cuidados primários e de enfermagem até radiologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reabilitação, oftalmologia, entre outras.
O funcionamento de uma consulta online é muito simples e semelhante ao atendimento presencial. É assim: paciente e médico acessam uma sala de videoconferência, são feitos os procedimentos de rotina em que o paciente explica sua situação e recebe o feedback do profissional de saúde, que pode solicitar exames laboratoriais ou de imagem, prescrever medicamentos, etc..
Na prática, a única diferença é o contato entre os dois ser feito de forma remota, pois todo o “passo a passo” da consulta prossegue da mesma forma que no atendimento presencial. Para acessar a sala da consulta, o paciente precisa apenas ter acesso à internet de qualidade e um dispositivo móvel ou computador pelo qual irá entrar na consulta.
A normativa do CFM define também algumas regras que devem ser seguidas no atendimento virtual. Por exemplo, o atendimento via telemedicina só pode ser feito se houver autorização expressa do paciente ou de seu representante legal, autorizando a transmissão de seus dados e imagens.
Além disso, para garantir a fiscalização, toda consulta médica online precisa constar em prontuário físico ou em sistemas informacionais que atendam aos padrões exigidos.
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O sigilo profissional é requerido da mesma forma que em consultas presenciais e, quando as informações sensíveis do paciente constam em plataformas de telemedicina, é necessário que elas sigam as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
As consultas virtuais também podem ser realizadas para acompanhamento clínico em casos de doenças crônicas ou quando for necessário atendimento a longo prazo. Nessas situações, a regulamentação do CFM estabelece que é necessário realizar consulta presencial com intervalos que não sejam maiores do que 180 dias.
De acordo com dado de uma pesquisa divulgada pela revista científica Plos One, o número de consultas virtuais vem crescendo no Brasil. Considerando somente os seis primeiros dias da pandemia da Covid-19, o aumento foi de 800%. Atualmente, um levantamento realizado pela empresa de tecnologia Capterra indicou que seis a cada dez pacientes brasileiros já utilizam ou utilizam com frequência as teleconsultas.
A grande aceitação dessa modalidade pelo público brasileiro decorre de diversos fatores. Entre eles, a possibilidade de fazer a consulta à distância sem precisar de deslocamento ou de tempo de espera em clínicas e hospitais. Isso facilita muito o dia a dia dos pacientes, que podem entrar na sala de videoconferência, com horário agendado ou por pronto atendimento, e fazer a consulta de qualquer lugar, de casa ou do escritório, sem perder tempo.
Além disso, a consulta médica online possibilita que o atendimento médico especializado chegue a áreas isoladas ou a regiões onde há poucos profissionais. Esse aspecto garante que mais pessoas tenham acesso ao atendimento qualificado.
Por fim, a agilidade no tratamento também é um fator que chama a atenção dos pacientes. Via telemedicina, há mais disponibilidade de profissionais e de horários de atendimento, visto que a consulta não fica restrita ao horário comercial dos consultórios. Dessa forma, é possível ter contato com médicos especialistas a qualquer hora do dia, seja para a consulta inicial ou acompanhamento posterior.
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Com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento médico de qualidade, a Portal Telemedicina lançou o aplicativo SOS Portal, solução de teleconsulta que permite a realização de atendimentos remotos em todo o Brasil.
Disponível para web e para os sistemas mobile Android e iOS, o aplicativo SOS Portal permite que os pacientes tenham acesso a uma rede com milhares de médicos de diferentes especialidades, disponíveis para atendimento a qualquer hora, em qualquer lugar.
Após fazer o cadastro na plataforma, o paciente passa por um questionário de “triagem” — assim como ocorre em atendimentos presenciais — e, em seguida, pode fazer a solicitação de atendimento médico virtual. É possível agendar a teleconsulta para a data e horário que desejar. Tudo é feito pelo aplicativo, com segurança de dados e proteção à informação.
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