A Rede Conexão é uma iniciativa que busca levar internet banda larga a comunidades indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas dos territórios protegidos da Amazônia Legal. Com mais de 1,8 mil comunidades beneficiadas e a meta de conectar até 2025 cerca de 5 mil comunidades — impactando aproximadamente 1 milhão de pessoas — o projeto alinha infraestrutura de conectividade, controle comunitário e inclusão digital consciente para promover autonomia e fortalecimento cultural e social.
A visão é que o acesso à internet seja uma ferramenta efetiva para garantir direitos, ampliar a oferta de serviços públicos e criar oportunidades nas áreas de saúde, educação e empreendedorismo.
Como uma das parceiras-chave do projeto, o Portal Telemedicina atua principalmente no pilar de inclusão e saúde digital. Utilizando tecnologia avançada, o Portal oferece soluções de telemedicina que permitem a realização de teleconsultas e telediagnósticos de forma ágil e segura, conectando especialistas a pacientes em regiões remotas da Amazônia.
Essas soluções têm transformado o acesso à saúde, reduzindo barreiras geográficas e garantindo atendimento de qualidade para os povos da floresta, a qualquer hora e de qualquer lugar. O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, também integra o Conselho Deliberativo da Rede Conexão Povos da Floresta, mostrando o compromisso da empresa com a causa.
No I Encontro da Rede, realizado em junho de 2024, a Portal Telemedicina teve papel ativo ao apresentar seus serviços e auxiliar comunidades na utilização do SOS Portal, aplicativo de teleconsultas disponível para os usuários da rede.
O evento promoveu o diálogo entre 30 representantes governamentais de 15 órgãos públicos e 30 lideranças comunitárias da região, aprofundando temas como:
A reunião de diferentes atores garantiu a construção coletiva de propostas para fortalecer a implementação de políticas públicas integradas, que utilizem a conectividade como recurso de empoderamento e garantia de direitos.
Autoridades governamentais destacaram a importância do diálogo contínuo entre sociedade civil e governo para potencializar os benefícios da Rede Conexão. A presidenta da Funai, Joênia Wapichana, ressaltou que internet e conectividade são necessidades essenciais, desde que usadas de forma consciente e voltadas para o fortalecimento das comunidades indígenas.
Outros representantes reforçaram o compromisso em aumentar a oferta de serviços públicos e políticas sociais por meio da inclusão digital, conectando saúde, educação, cultura e proteção territorial. A integração dos esforços públicos, privados e comunitários foi elogiada como caminho para a sustentabilidade da Amazônia e bem-estar dos povos originários.
O 2º Encontro da Rede Conexão Povos da Floresta consolidou o papel da conectividade como ferramenta transformadora na Amazônia. A integração de tecnologia, políticas públicas e participação comunitária é fundamental para ampliar o acesso a direitos e garantir o desenvolvimento sustentável das populações tradicionais.
Com parceiros como o Portal Telemedicina, a Rede avança na oferta de serviços digitais que conectam saúde, educação e cultura, promovendo o bem-estar e a preservação da maior floresta tropical do planeta.
Liderada pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), a iniciativa reúne mais de 50 parceiros.
A Rede atua em três pilares principais:
Essa estratégia visa proteger 120 milhões de hectares de floresta, apoiando a economia sustentável e a conservação ambiental.
O código CID M54 da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) refere-se à dor na coluna…
A síndrome do coração partido, também conhecida como cardiomiopatia de Takotsubo ou cardiomiopatia induzida por…
A anamnese psicológica é a base do atendimento em psicologia, sendo uma entrevista estruturada que…
O que é o CID J00 O CID J00 é o código da Classificação Internacional…
O relatório de enfermagem é um documento essencial na rotina hospitalar e domiciliar, pois registra…
A gestação constitui um período de profundas adaptações fisiológicas e metabólicas, demandando uma terapia nutricional…