I Encontro Rede Conexão Povos da Floresta
Atualizado em 5 de dezembro de 2024 por Redação
Na última semana, nossos diretores Rafael e Roberto Figueroa participaram das atividades do I Encontro da Rede Conexão Povos da Floresta, realizado em Alter do Chão – PA. Como uma das parceiras do projeto, a Portal contribui com nossa tecnologia e serviços para levar a telemedicina a comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas da Amazônia, chamadas de Povos da Floresta.
O projeto Conexão Povos da Floresta é uma iniciativa liderada pelas organizações Coiab Amazônia, CNS – Extrativista e CONAQ em parceria com mais de 30 instituições, que visa conectar em rede, através de internet banda larga, mais de 5 mil comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas na Amazônia brasileira. O objetivo é, até 2025, conectar 1 milhão de pessoas nessas comunidades, provendo inclusão digital consciente através de programas de educação, saúde, empreendedorismo, proteção territorial e cultura.
O projeto atua com base em três principais pilares:
- Infraestrutura: garantir a implementação dos equipamentos necessários para o acesso à internet banda larga em cada comunidade.
- Controle comunitário: implantar um sistema de gestão e controle da rede Conexão Povos da Floresta em cada comunidade.
- Inclusão digital consciente: oferecer programas e ações nas áreas de saúde, educação, empreendedorismo, proteção territorial e cultura para as comunidades.
Como uma das parceiras da rede, a Portal Telemedicina atua principalmente no 3º pilar, auxiliando as ações da área da saúde com nossas soluções de saúde digital, que permitem a realização de teleconsultas e telediagnósticos à distância de forma ágil, conectando médicos especialistas a pacientes em áreas remotas, garantindo assim saúde de qualidade aos povos da floresta. Além disso, nosso CEO, Rafael Figueroa, também faz parte do Conselho Deliberativo do projeto.
Entre os dias 5 e 7 de junho de 2024, foi realizado o I Encontro da Rede Conexão Povos da Floresta, o primeiro evento presencial do projeto. O encontro promoveu uma imersão em comunidades da Amazônia, onde a iniciativa realizou a fase-piloto de instalação em março de 2023, em 31 comunidades, e alcançou recentemente, em abril de 2024, a marca de mais de 700 comunidades conectadas.
Leia também: II Semana Tomé Belo
Programação do I Encontro da Rede Conexão Povos da Floresta
No primeiro dia, a programação do encontro envolveu atividades em Alter do Chão (PA), , com dinâmica de rede, apresentação geral sobre o projeto e uma sessão de depoimentos de beneficiários.
No segundo dia, os participantes se dividiram em três grupos para imersão em localidades atendidas pelo projeto: o Centro de Empoderamento Digital Paulo Lima (Resex Tapajós-Arapiuns), a comunidade quilombola Murumuru e a aldeia indígena Vista Alegre. Os grupos conheceram as comunidades e dialogaram com beneficiários sobre o impacto da conectividade e ações oferecidas pelo Conexão, como a telemedicina no caso da comunidade de Murumuru. A equipe da Portal esteve presente apresentando os benefícios que a telemedicina têm a oferecer às comunidades e auxiliando os moradores na utilização do SOS Portal, aplicativo de teleconsultas da Portal disponível no projeto.
O último dia foi marcado por uma plenária que reuniu membros da rede e agentes de governo para debater os rumos futuros do projeto e o que representa uma Amazônia conectada.
O I Encontro da Rede Conexão Povos da Floresta foi um momento de muita celebração, troca de experiências, aprendizados e visibilidade para o projeto.
O Conexão Povos da Floresta segue com seu objetivo de conectar aproximadamente 1 milhão de pessoas moradoras de áreas protegidas da Amazônia Legal com internet banda larga, são aproximadamente 5 mil comunidades, responsáveis por conservar 120 milhões de hectares de floresta, receberão energia, conectividade e empoderamento. E é com muito orgulho que estamos contribuindo, junto com essa rede potente, para que os nossos Povos da Floresta Amazônica estejam amparados na saúde em qualquer dia e de qualquer lugar.