3 recursos de telemedicina para saúde do trabalho
Atualizado em 29 de julho de 2024 por Redação
Muito além dos equipamentos e procedimentos técnicos, a tecnologia contribui também com a desburocratização, agilidade e redução de custos no atendimento médico. A possibilidade de oferecer um atendimento mais eficiente e menos custoso, sem perder a qualidade, é um grande avanço para as clínicas médicas, e isso inclui a área de saúde ocupacional. Para alcançar esses objetivos, a telemedicina para saúde do trabalho é uma grande aliada.
Pensando nisso, a Portal Telemedicina desenvolveu e oferece diversas soluções para melhorar a rotina de trabalho das clínicas, como a integração de sistemas, a emissão de telelaudos e a realização de teleconsultas. A telemedicina é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço nas instituições de saúde e que foi, em maio deste ano, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), após a instauração provisória durante a pandemia de Covid-19, momento em que foi crucial para diversas clínicas e hospitais.
Que tal conhecer melhor cada um desses recursos para aplicação na telemedicina para saúde do trabalho? Continue a leitura para saber mais sobre as facilidades oferecidas pela Portal Telemedicina.
Integração com o Software de Gestão Ocupacional (SOC)
Quando se fala em avanços tecnológicos, a gestão das clínicas é um dos setores que mais vem sendo aprimorado. Por meio de softwares eficientes, é possível unificar processos e ter acesso fácil a todas as informações da empresa, o que contribui na tomada de decisão e no atendimento aos pacientes. No caso da saúde do trabalho, as clínicas especializadas precisam de um software específico para suas próprias demandas, com a integração com a plataforma eSocial.
O Software Integrado de Gestão Ocupacional (SOC) é uma solução que permite:
- Automação e acesso rápido aos cadastros de pacientes e prontuários eletrônicos;
- Organização digital de exames e documentos (como cadastros de funcionários, Resultados de exames, laudos, fichas clínicas e atestados médicos);
- Personalização de formulários, questionários, exames e critérios de avaliação; e
- Disponibilização de laudos a médicos e pacientes de forma simples e rápida.
Por meio da adesão ao SOC, as clínicas podem ampliar seu volume de pacientes sem ter prejuízos nas entregas de exames, além de ainda modernizar os serviços prestados. Contando com uma equipe de médicos a distância para laudar os exames ligados à saúde do trabalho, a clínica pode ainda aumentar o número de especialidades oferecidas, sem precisar fazer grandes mudanças estruturais.
Veja alguns dos recursos disponíveis a partir da integração com o SOC:
Gestão de ficha clínica
Permite o armazenamento dos dados e informações médicas do colaborador, com histórico de atendimentos e exames realizados. O recurso possibilita que o empregador faça o acompanhamento da saúde populacional do time.
Gestão de pedido de exames
Controle dos exames solicitados em atendimentos físicos ou à distância, com disponibilização de histórico.
Gestão de resultados de exames
Esse recurso permite a integração entre aparelho de exame e sistema da empresa para que seja feito o armazenamento dos resultados e sua disponibilização para laudo médico.
Gestão do ASO
A emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é feita de forma mais rápida, ainda no mesmo dia. Isso garante agilidade no processo e redução de custos.
Gestão de arquivos médicos para o SOC GED
Com a Gestão Eletrônica de Documentos do SOC (SOC GED), são implementados meios totalmente digitais, como o reconhecimento biométrico e a assinatura digital, entre outros recursos operacionais.
Se interessou e quer saber mais? Acesse o Guia para Saúde Ocupacional elaborado pela Portal Telemedicina.
Emissão de telelaudos
A emissão de laudos a distância é uma das principais vantagens da telemedicina. Por meio da tecnologia, hoje é possível emitir e entregar um laudo ao paciente em poucas horas — para as clínicas, isso significa agilidade e economia. Portanto, contar com essa ferramenta é uma ótima estratégia de negócio.
Como os processos são feitos de forma automatizada, a chance da ocorrência de erro humano é reduzida. Ou seja, o laudo online permite também mais precisão nos diagnósticos e um atendimento ainda mais qualificado aos pacientes. No dia a dia da clínica, isso ainda contribui com a otimização do trabalho e com uma melhor gestão de tempo, visto que a digitação manual dos exames toma mais tempo do técnico ou enfermeiro, o que interfere diretamente na rotina de trabalho.
Os documentos digitais são facilmente armazenados (em nuvem, sem ocupar espaço físico na clínica) e há menos risco de perder os laudos, que são protegidos para que as informações ali contidas se mantenham em segurança, prezando pelo sigilo dos dados médicos de cada paciente.
Tudo isso é feito por meio da plataforma da Portal Telemedicina. A base de dados conta com um sistema de inteligência artificial que faz uma triagem automática dos exames, reorganizando a fila de prioridades e posicionando as urgências de modo que os médicos responsáveis emitam os laudos com mais rapidez.
Os médicos da Portal estão disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, o que agiliza o atendimento e possibilita a devolução dos exames laudados para o paciente em até 24 horas.
Realização de teleconsultas
Realizadas de forma síncrona, as teleconsultas permitem que médicos e pacientes se encontrem de maneira remota para a realização do atendimento. Para tornar esse procedimento mais seguro, a Portal Telemedicina desenvolveu o SOS Portal, solução de teleconsulta disponível em todos os estados brasileiros.
O aplicativo pode ser baixado em smartphones Android e iOS e dá acesso a uma rede de mais de milhares de médicos. Também disponível via web, a SOS Portal pode ser utilizada por empresas para que seus colaboradores e/ou beneficiários tenham acesso a médicos de ponta a qualquer hora do dia, todos os dias da semana. Além disso, a plataforma disponibiliza um painel de controle para acompanhamento dos atendimentos.
Com o SOS Portal, a rotina da clínica pode ficar muito mais fluida, com o aumento no número de especialidades oferecidas e na quantidade de consultas realizadas. Os atendimentos ocorrem por vídeo ou por chat, e o médico responsável pode acessar o histórico do paciente, emitir receitas digitais, solicitar ou visualizar exames. Tudo isso com segurança e criptografia de ponta a ponta.
Conclusão
A telemedicina é uma grande aliada na saúde do trabalho. Clínicas especializadas podem contar com softwares de gestão e plataformas de atendimento para otimizar a rotina de trabalho, reduzir custos e ampliar o número de atendimentos realizados sem perder a qualidade — e até mesmo melhorando as consultas, pois os colaboradores passam a ter mais tempo para se dedicar aos pacientes, sem precisarem dedicar tanto de suas jornadas ao trabalho burocrático.
Com as soluções oferecidas pela Portal Telemedicina, clínicas de saúde do trabalho têm a oportunidade de alavancar seus atendimentos e assumir um posto de referência entre profissionais e pacientes. Se interessou? Solicite agora mesmo uma proposta.