Laudo online: como funciona, benefícios e especialidades atendidas

10 min. de leitura

Uma das modalidades mais antigas da telemedicina, a emissão de laudo online tem revolucionado o atendimento médico. Além de permitir que clínicas possam oferecer resultados de forma mais ágil, ampliar o atendimento e reduzir custos, essa prática tem aumentado a assertividade em diagnósticos. 

A emissão de laudo online ou avaliação de exames por meio de dados transmitidos pela internet é conhecida como telediagnóstico

Veja neste artigo como funciona este serviço, de que forma oferece os benefícios citados acima, quais as especialidades atendidas e o que levar em conta na hora de contratar uma empresa de telemedicina para a sua clínica. 

Como funciona a emissão de laudo online

A emissão de laudo online consiste no envio de dados coletados durante exames para uma central médica laudar a distância. O especialista também recebe informações clínicas do paciente, repassadas pelo profissional responsável pela captação do exame, para auxiliar o diagnóstico.

Para que a confidencialidade entre médico e paciente seja respeitada, o sistema utilizado deve fazer a criptografia dos dados, ou seja, codificação, para garantir a segurança das informações.

O ideal é que os dados do exame sejam transmitidos diretamente do equipamento médico para a nuvem e, em seguida, para o médico que irá laudar. Eliminando, assim, a necessidade de ter um profissional para digitá-los ou enviá-los manualmente , o que reduz a zero a chance de erro na inserção da informação. 

O laudo online é enviado de volta para a clínica solicitante no mesmo dia. Casos urgentes têm prioridade e são repassados em até duas horas após a realização do exame. 

Para acessá-los, basta fazer login no sistema. Caso ache necessário, a clínica pode imprimir o resultado e até mesmo personalizar o laudo com o seu logotipo. É importante enfatizar que laudos emitidos a distância e enviados por e-mail são proibidos pela Anvisa. Por isso, o fornecedor deve oferecer uma plataforma de laudos segura na qual a equipe da clínica possa acessar com usuário e senha. 

O que é preciso para implementar o serviço de laudo online

Para implantar este serviço na sua clínica é preciso contratar uma empresa de telemedicina e adaptar os equipamentos para que sejam digitalizados. As opções mais recomendadas para fazer isso são:

 

  • Locar equipamentos – de início você pode alugar os aparelhos que precisa da própria empresa de telemedicina que deseja contratar, caso após um tempo você tenha interesse em comprá-lo poderá negociar para conseguir um preço mais em conta;
  • Adaptar o que você já tem – algumas empresas, como a Portal Telemedicina, oferecem soluções para que você consiga digitalizar equipamentos analógicos. Esta é a forma mais econômica e recomendada, pois você adapta a estrutura que já possui. O software da Portal é integrado diretamente aos aparelhos médicos via IoT (Internet das Coisas) e se conecta a mais de 90% dos tipos e modelos de equipamentos médicos instalados no Brasil.

Benefícios do laudo online

Mas qual motivo tem levado a contratar um serviço de telemedicina para laudar os exames? Veja a seguir 5 vantagens deste tipo de serviço e entenda por que esta prática tem ganhado número maior de adeptos. 

Redução de custos

Manter especialistas no quadro de funcionários tem um custo elevado para clínicas. Ao contratar uma empresa para emissão de laudos, este valor é reduzido. Na Portal Telemedicina, por exemplo, o pagamento é por demanda, ou seja, por exame realizado. 

Isso quer dizer que a clínica pode ter acesso a profissionais de mais de 15 especialidades a qualquer hora do dia, mas só pagará o valor correspondente ao serviço prestado.

A digitalização dos serviços também reduz custos com impressão, o que pode garantir uma boa economia ao ano.

Acesso a mais especialistas

Ao contratar um serviço de telemedicina para emissão de laudos você passa a contar com todos os profissionais disponíveis na plataforma, ou seja, terá uma ampliação no número de profissionais que lhe prestam serviços e pode aproveitar isso para ampliar o atendimento.

Além disso, em algumas regiões do Brasil há dificuldade maior de encontrar especialistas de determinadas áreas para contratação, já que há escassez destes profissionais. 

Em caso de licença de um profissional ou afastamento por férias, por exemplo, não haverá a dor de cabeça de precisar encontrar um substituto às pressas, já que o serviço contratado garantirá que sempre tenha um profissional da área pretendida disponível. 

Agilidade

Com uma equipe médica disponível somente para laudar exames, você consegue resultados para casos mais urgentes em até uma hora após a realização do exame e isso dará ao seu cliente a agilidade que pode ser crucial para o resultado do tratamento. 

Além disso, ao contratar uma empresa de telemedicina para emissão do laudo online, a clínica pode usar seu corpo de médicos exclusivamente para o atendimento ou para outras funções, aumentando a sua produtividade em outras áreas ou setores. 

Maior apoio para o diagnóstico

Há hoje no mercado serviços com tecnologia capaz de auxiliar no diagnóstico médico através de um sistema inteligente que ajuda na leitura de imagens com base em um amplo banco de dados. 

Na plataforma de telediagnóstico da  Portal Telemedicina, algoritmos de inteligência artificial treinados em milhões de exemplos ajudam o médico a laudar com maior precisão e agilidade. Essa tecnologia também faz uma triagem automática da fila de exames, trazendo as urgências para o início e recebendo o laudo médico com rapidez para dar andamento ágil ao tratamento. 

O exame digital facilita a troca de informações entre o médico da sua clínica com especialistas de outras áreas também, caso ele queira discutir um caso com outros profissionais.

Este tipo de procedimento aumenta a assertividade nos resultados e eleva a qualidade do serviço prestado pela clínica.

Especialidades atendidas

O laudo online pode ser emitido para exames de diferentes áreas, como cardiologia, oftalmologia, pneumologia e neurologia. A Portal Telemedicina oferece 11 modalidades de exames, confira:

Portal Telemedicina é referência na área de inovação

Referência na emissão de laudo online, a Portal Telemedicina é referência conhecida internacionalmente na área de inovação. Veja a seguir quais os diferenciais desta empresa:

Inteligência artificial

O sistema utilizado pela Portal tem algoritmos de machine learning que, a partir de uma ampla base de dados, consegue detectar patologias, inclusive Covid-19, em exames de imagem. A partir disso, faz uma triagem dos atendimentos, o que permite que casos urgentes ganhem prioridade.

Facilidade no envio de resultados

Para contratar os serviços da Portal Telemedicina não é preciso adaptar todos os aparelhos de realização de exames da clínica. O sistema utilizado pode ser implementado em equipamentos mais antigos, que passarão a transmitir os dados coletados nos exames à Central Médica de forma quase simultânea.

Médicos disponíveis 24 horas por dia

A Portal tem especialistas de diferentes áreas disponíveis todos os dias da semana e durante 24 horas por dia. A equipe é composta por profissionais qualificados e formados em instituições reconhecidas no país. Além disso, todos os médicos da Portal Telemedicina têm Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

Pagamento por demanda

A cobrança do serviço é por número de laudos online emitidos no mês, ou seja, o valor é pago de acordo com a sua demanda. 

Tenha sua própria logomarca em laudos

O serviço da Portal permite que a empresa contratante insira a sua própria logomarca no laudo online.

Armazenamento seguro

Na Portal, as informações são convertidas em arquivos DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine) e enviadas pelo sistema PACS, homologado pela Anvisa. Além disso, são armazenadas em uma plataforma segura.

Conclusão

Contratar um serviço de emissão de laudo online é uma forma de expandir a capacidade de atendimento na clínica médica a baixo custo e com aumento da qualidade. 

Além de poder contar com médicos de diferentes especialidades e conceituados, que estarão disponíveis a qualquer hora, um bom serviço de emissão de laudo online conta com inteligência artificial, que ajudará a aumentar a assertividade dos diagnósticos.

Entre em contato com a Portal Telemedicina e saiba mais sobre este serviço. Mais informações podem ser obtidas por contato através do site, do e-mail: comercial@portaltelemedicina.com.br ou no telefone (11) 95381-7681.