• PT-BR
    • ES
    • EN
Televendas: +55 (11) 94488-4845 | +55 (11) 2538-1455 +55 (11) 95084-4777 (Somente WhatsApp) |
logo-portal-telemedicina
  • QUEM SOMOS
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • TRABALHE CONOSCO
  • CONTEÚDOS
    • BLOG
    • MATERIAIS EDUCATIVOS
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • SALA DE IMPRENSA
  • Solicitar proposta
  • Sou paciente
  • Login
    • Entrar no Sistema
    • Validar Laudo
  • Menu Menu
Você está aqui: Home1 / Internet das Coisas na medicina: entenda os impactos

Internet das Coisas na medicina: entenda os impactos

15 de abril de 2022/2 Comentários/em Tecnologia e Inovação, Telemedicina /por incuca
8 min. de leitura

Atualizado em 24 de março de 2025 por Redação

As aplicações da Internet das Coisas na medicina e em diversas áreas representam inovações profundas em nossa sociedade. E o potencial ainda é enorme. Levar conexões inteligentes para milhões de aparelhos tem ampliado exponencialmente a quantidade de registros disponíveis para vários setores.

Ao conectar aparelhos simples, como cafeteiras, e dispositivos de uso focalizado, como termostatos, profissionais podem obter grandes ideias a partir das informações obtidas.

Na saúde, por exemplo, a Internet das Coisas amplia a inovação no acompanhamento de pacientes. A prevenção de enfermidades torna-se mais eficaz com uma coleta em tempo real de informações do nosso corpo.

Já os diagnósticos passam a ser mais precisos, uma vez que o perfil do paciente é criado com registros de longa duração. Assim, anualmente, milhões de pessoas ganham em qualidade de vida, com menos doenças e mais tempo para as coisas que realmente importam.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o tema? Então leia nosso artigo e descubra como a Internet das Coisas está revolucionando clínicas, hospitais e unidades de saúde em todo o planeta!

O que significa o termo “Internet das Coisas”?

A Internet das Coisas pode ser definida com uma tendência em TI em que vários dispositivos são conectados a redes de comunicação para a troca e coleta de informações. Ela pode envolver, por exemplo, o uso de sensores de presença e temperatura inteligentes para a regulação climática de um ambiente. Ou câmeras de pequeno que são utilizadas para a vigilância interna, identificando animais e alertando os donos de uma residência caso alguma invasão ocorra.

A inovação não para por aí e as possibilidades são inúmeras. Obtendo mais informações sobre os seus processos internos, uma companhia também pode ampliar a eficiência de suas operações ao unir a Internet das Coisas com ferramentas de big data. Isso permite que líderes identifiquem padrões e setores internos que precisam de ajustes.

As políticas públicas também foram otimizadas com a Internet das Coisas. Em algumas cidades da Europa, por exemplo, microfones conectados à internet são utilizados para identificar tiros e, a partir disso, rastrear as áreas com maiores taxas de violências. Além disso, o trabalho das equipes de segurança torna-se mais eficaz, já que o tempo de resposta é diminuído consideravelmente.

Leia também: Big Data na saúde: tecnologias, desafios e possibilidades para o mercado

medicina tecnologiaComo a Internet das Coisas na medicina pode revolucionar o cuidado com a saúde?

A área da saúde é apontada por vários especialistas de TI como uma das que possuem maior potencial de benefícios a serem obtidos com a tecnologia. Profissionais em todo o mundo já utilizam a Internet das Coisas na medicina para transformar a maneira como entendemos os cuidados com saúde. Aplicativos se conectam a dispositivos médicos para obter e relacionar dados sobre o nosso corpo em busca de insights.

O projeto Seeing AI, voltado para pessoas com deficiência visual, utiliza algoritmos de identificação visual e linguagem natural para descrever o ambiente em que uma pessoa está, ler textos e responder a perguntas. Os avanços são tão grandes que as últimas versões já são capazes de identificar emoções nos rostos de pessoas. A tecnologia pode ser utilizada com o auxílio de um telefone e um smart glass chamado Pivothead.

Quem possui doenças graves, como alzheimer e parkinson, pode se beneficiar da integração de sensores com smartphones. Eles rastreiam desde o tremor das mãos até o local em que o usuário se encontra. Com esses dados, o médico responsável pelo paciente pode identificar os avanços da doença e o impacto que ela possui na rotina da pessoa. Já o usuário ganha em qualidade de vida, tendo mais mais segurança nos seus deslocamentos diários e em outras situações onde a doença pode afetar a sua rotina.

Hospitais podem ser beneficiados com trackers que são conectados a pacientes. Ligados a uma rede Wi-Fi, esses gadgets podem enviar informações para os sistemas internos do hospital. Os registros coletados auxiliam na criação de prontuários, por exemplo, que se tornam mais dinâmicos, flexíveis e modernos.

A Internet das Coisas na medicina também garantiu novas possibilidades de negócio para as operadoras de saúde. Graças aos dispositivos de rastreamento, como os gadgets fitness e os sleep trackers, empresas do setor puderam otimizar os planos disponibilizados para seus consumidores por meio de perfis pessoais com registros de atividades físicas e até o nível de estresse diário. Esse cenário permite ações como descontos e recompensas para aqueles que possuem um ritmo de vida mais saudável.

Ao passo em que as empresas absorvem as possibilidades de uso das informações para melhorar os seus serviços, as opções disponíveis para o consumidor possuirão um nível de personalização nunca antes visto. Nossos carros, relógios e celulares serão cada vez mais verdadeiras fontes de registros digitais sobre a nossa vida. Dessa forma, eles serão responsáveis também por novos modelos de gestão da saúde, onde médicos e companhias do ramo podem acompanhar melhor o estado do nosso corpo em busca de rotinas mais saudáveis.

Leia também:  Tudo sobre saúde digital

internet medicaAplicações de Internet das Coisas na medicina para melhor acompanhamento de pacientes

Um dos grandes desafios dos cuidados com saúde é manter a eficiência durante o acompanhamento dos pacientes. Clínicas e hospitais trabalham continuamente na busca por métodos de trabalho que aprimorem o cuidado de pacientes com doenças graves ou facilitem a identificação de padrões de risco.

Nesse cenário, a Internet das Coisas na medicina tem se destacado como uma tendência de TI que abre portas para novos tratamentos mais precisos e com maior riqueza de informações. Eles se baseiam em informações obtidas em tempo real, desde a pressão arterial até o número de passos dados.

Junto com tecnologias de big data, internet de alta capacidade e sistemas de aprendizado de máquina, a área da saúde está entrando para uma nova era: a era da saúde digital. Informações sobre pacientes serão mais abundantes, padrões identificados com mais facilidade e novas soluções surgirão para problemas de saúde antigos.

Estar conectado dá aos médicos a habilidade de diagnosticar pacientes com mais agilidade e eficiência, além de garantir mais tempo para um atendimento individualizado. A colaboração entre times médicos por meio de serviços de cloud computing e gadgets IoT torna a rotina médica mais segura e eficaz. Utilizando a tecnologia, mais vidas podem ser salvas, criando tratamentos personalizados e mais adaptados ao perfil único de cada paciente.

Leia também: Como a Inteligência Artificial auxilia no diagnóstico precoce do câncer de mama

 

Tags: big data, internet das coisas, tecnologia, telemedicina
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por email
  • Compartilhar com o Whatsapp
https://portaltelemedicina.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Internet_das_coisas_entenda_os_seus_impactos_no_mundo_da_medicina.jpg.jpeg 993 993 incuca https://portaltelemedicina.com.br/wp-content/uploads/2024/11/logo-portal-telemedicina-svg2.svg incuca2022-04-15 00:00:002025-03-24 12:21:57Internet das Coisas na medicina: entenda os impactos
Talvez você goste dos artigos
medico vendo laudo de ressonância magnética e paciente na máquina ao fundo Ressonância magnética: como a telemedicina pode agilizar o diagnóstico
médica realizando consulta de teledermatologia em paciente O que é teledermatologia e quais as vantagens
Portal Telemedicina é acelerada pelo Google no Vale do Silício
CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa palestra na Wired Conference 2021
paciente em hospital recebendo pelo celular orientação médica para cuidados paliativos O que são cuidados paliativos e como a telemedicina pode contribuir
futuro-do-atendimento-medico Futuro do atendimento médico: como a tecnologia pode ajudar a área da saúde
2 respostas
  1. Daman Game
    Daman Game diz:
    29 de abril de 2025 às 06:56

    Esse post está incrível! A integração da Internet das Coisas na medicina pode realmente transformar a forma como cuidamos da saúde. Mal posso esperar para ver como essas tecnologias vão evoluir e melhorar o atendimento ao paciente! Parabéns pelo conteúdo!

  2. Xnxubd vpn browser apk
    Xnxubd vpn browser apk diz:
    8 de maio de 2025 às 21:03

    Ótimo artigo! A integração da Internet das Coisas na medicina realmente está revolucionando o cuidado com os pacientes. Estou ansioso para ver mais inovações nessa área.

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search Search

Receba novidades

Notícias mais lidas

  • mulher sentada com notebook no colo, em chamada com outra mulher na tela
    Telepsicologia: O futuro da saúde mental online21 de maio de 2025 - 12:30
  • Acreditação hospitalar: O que é, benefícios, etapas e o papel da tecnologia6 de maio de 2025 - 18:32
  • mulher de branco alongando pescoço em escritório
    Saúde mental no trabalho: Estratégias, exemplos e como promover bem-estar na sua empresa30 de abril de 2025 - 14:55
  • aparelho de angiotomografia
    Angiotomografia: Tudo o que você precisa saber sobre o exame vascular25 de abril de 2025 - 09:22
  • Início
  • Quem Somos
    • Sobre
    • Sala de Imprensa
    • Notícias Institucionais
    • Política de privacidade
    • Termos e condições gerais de uso

Diretor Técnico

Dr. Roberto Arabe Abdanur Jr.
CRM: 115.022
CREMESP (Portal Telemedicina): 960023
  • Laudos
    • Acuidade Visual
    • Eletrocardiograma
    • Eletroencefalograma
    • Espirometria
    • Holter
    • Mamografia
    • Mapa
    • Raios-X
    • Ressonância Magnética
    • Teste Ergométrico
    • Tomografia
  • Soluções de Telemedicina
  • Plataforma de Laudos
  • Plataforma de Teleconsulta
  • Equipamentos Médicos
    • Acuidade Visual
    • Eletrocardiógrafos
    • Eletroencefalógrafos
    • Espirômetros
  • Trabalhe Conosco
  • Blog
  • Contato
  • FAQ

CONTATOS E ENDEREÇOS

SÃO PAULO
Portal Telemedicina: Edifício iTower
Alameda Xingu, 350, 23º andar, Cj. 2304, Alphaville Industrial e Empresarial
Barueri - SP
CEP: 06455-911
Portal Equipamentos: Rua Maria Curupaiti, 441. Andar 2 Conj 2003 D
Bairro: Vila Ester
CEP: 02452-001
logo whatsapp portal telemedicina 2 + 55 (11) 94488-4845

comercial@portaltelemedicina.com.br
ATENDIMENTO / SUPORTE
logo whatsapp portal telemedicina 1 + 55 (11) 95084-4777 ou (11) 97200-4331 (somente Whatsapp)
logo telefone portal telemedicina+ 55 (11) 2538-1455 (ligações)

VENDAS
logo whatsapp portal telemedicina 2 +55 (11) 94488-4845


SIGA-NOS

  • logo facebook telemedicina
  • logo linkedin telemedicina
  • logo youtube telemedicina
  • logo instagram telemedicina
  • logo twitter telemedicina
  • Logomarca Google Launchpad
  • Logomarca Google Cloud
  • Logomarca Ministério Ciência
  • Logomarca 100 Startups
  • Logomarca SOC
  • Accelerate 2030
© Copyright - Portal TelemedicinaPor InCuca Tech
Scroll to top

SOLICITE UMA PROPOSTA

Erro: Formulário de contato não encontrado.

REQUEST A PROPOSAL

Erro: Formulário de contato não encontrado.

SOLICITE UNA PROPUESTA

Erro: Formulário de contato não encontrado.