plataforma para consulta online

Qual plataforma para consulta online devo escolher para atender pacientes a distância?

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A plataforma para consulta online é fundamental para a realização segura de um atendimento médico a distância. Para uma gestão eficiente de uma instituição de saúde, é preciso escolher com muita cautela um sistema que consiga prestar um serviço confiável e de qualidade.

Embora isso possa parecer óbvio, essa não é uma decisão muito simples de ser tomada. Afinal, como saber se o serviço pretendido é a melhor opção no mercado?

Existem diversos requisitos que devem ser levados em conta na hora de implementar uma plataforma para consulta online.

Neste artigo, você confere o que é e para que serve uma plataforma de teleconsulta e quais os pontos de atenção para garantir a contratação de um serviço de qualidade para a sua clínica.

Qual o papel de uma plataforma de teleconsulta?

plataforma para consulta onlineA teleconsulta é o atendimento remoto mediado por tecnologia, ou seja, quando médico e paciente estão distantes fisicamente.

Embora ela necessite de alguns recursos disponíveis em ferramentas tradicionais ou até mesmo redes sociais, como a utilização de videochamada, precisa também atender a uma série de exigências que estes canais não abrangem.

A clínica que oferece teleconsulta tem obrigação de garantir a segurança das informações trocadas com o paciente. Para isso, necessita de um sistema seguro.

Além disso, precisa garantir que os dados do paciente sejam armazenados em local seguro que ele tenha acesso.

Fora as obrigações por lei, há diferenciais que a teleconsulta é capaz de oferecer, como:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhora na qualidade do serviço prestado;
  • Ampliação da capacidade de atendimento;
  • Emissão de laudos à distância;
  • Prescrição médica a distância;

Para obter todos estes benefícios, é preciso utilizar uma plataforma para consulta online. Ferramentas usuais para conversas no dia a dia não suprem esta necessidade.

O que diz a lei

A teleconsulta foi liberada no Brasil durante a pandemia de Covid-19 pela lei 13.989, sancionada em 15 de abril de 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro.

A autorização foi dada após pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), que até então não havia regulamentado a atividade.

O CFM, no entanto, exige alguns cuidados para a realização desta atividade, o principal é garantir a confidencialidade na troca de informações entre médico e paciente.

Para que isso seja possível, o atendimento deve ser realizado por meio de uma plataforma segura que garanta a criptografia, ou seja, codificação, dos dados enviados.

Teleconsulta: um diferencial importante para a sua clínica

A regulamentação da telemedicina vinha sendo discutida pela comunidade médica ao longo dos últimos anos, mas durante a pandemia de Covid-19 se acelerou o processo de liberação da atividade vista como essencial para ajudar no combate ao novo coronavírus.

A teleconsulta é vista como crucial em três situações importantíssimas durante um período pandêmico:

  • Melhorar acessibilidade a médicos: permite que pacientes e até mesmo outros médicos que estejam em áreas remotas ou com carência de especialistas tenham acesso a este profissionais;
  • Segurança: o atendimento remoto protege médicos e pacientes em grupos de risco, já que não precisam sair de casa para buscar atendimento;
  • Redução da demanda em pronto-atendimentos: indicada para quadros leves e que possam ser resolvidos sem exame clínico presencial, a consulta a distância ajuda a fazer uma triagem para que apenas casos de urgência e emergência, que realmente requerem consulta presencial, sejam encaminhados ao pronto-socorro.

Como escolher uma plataforma para consulta online?

Para fazer o investimento certo na clínica, é imprescindível escolher uma plataforma que atenda a todas expectativas e que a tecnologia de fato seja uma aliada.

Para isso, um dos primeiros passos é avaliar se a plataforma para consulta online consegue reunir todos os serviços que serão prestados em um único lugar.

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Veja alguns pontos importantes a estar atento na hora de contratar um serviço:

Agendamento online

A plataforma de teleconsulta deve ser o máximo possível multitarefa. Veja se ela oferece opção de agendamento online, um diferencial importante que facilita a vida do médico e do paciente.

Além de ficar disponível 24 horas por dia, facilita o processo de remarcação de consulta caso ocorra uma desistência.

Sistema de armazenamento prático e seguro

Confira qual serviço de armazenamento em nuvem é utilizado pela plataforma. É importante que ele tenha criptografia de dados, boa capacidade e seja prático, assim você encontrará facilmente qualquer arquivo na hora que precisar.

Alguns sistemas, como o Google Cloud, utilizado pela Portal Telemedicina oferecem proteção em várias camadas com detecção avançada de ameaças ao sistema, machine learning e inteligência artificial que lhe darão insights importantes para uma boa análise de dados.

Integração a outros sistemas

Uma boa plataforma para consulta online para o seu negócio será aquela com capacidade de integração aos sistemas que você já utiliza. Desta forma, você terá tudo integrado em uma única ferramenta.

Este cruzamento de dados também qualifica o atendimento, já que, por exemplo, você poderá acessar o prontuário médico com histórico do paciente em consultas com outros médicos da mesma clínica no sistema Também poderá, por exemplo, acessar exames que ele já tenha realizado.

Referência em inovação

Além da plataforma em si, pesquise sobre a empresa que a desenvolveu e quais as referências dela na área de inovação tecnológica. Já desenvolveu outros produtos de relevância no mercado? Já teve algum tipo de reconhecimento?

Se a resposta a estas questões for positiva, isso aumenta a credibilidade no serviço a ser contratado.

Disponibilidade de suporte

Você não pode ser refém de uma prestadora de serviço. Portanto, a plataforma deve ter 100% de disponibilidade para lhe atender quando necessitar de um suporte.

O serviço prestado deve ser ágil e eficiente. Outro diferencial importante em relação ao suporte é garantir que a empresa oferece treinamento para sua equipe saber acessar o sistema sem dificuldades.

Tecnologia e segurança da informação

É importante levar em conta a qualidade da tecnologia empregada nos equipamentos e se obedecem à resolução do CFM e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo.

Esses são fundamentos essenciais para uma parceria de sucesso e também para a qualidade do serviço que será prestado via plataforma de teleconsulta.

Disponibilidade de outros médicos

Ter profissionais de outras especialidades disponíveis para debater a situação de um paciente é um diferencial importante para ampliar a assertividade em diagnósticos.

Algumas plataformas de teleconsulta oferecem este tipo de serviço, o que pode se tornar um diferencial importante para o seu serviço de atendimento a distância.

Como funciona a plataforma de teleconsulta da Portal Telemedicina?

A Portal Telemedicina é uma empresa que desde 2013 vem revolucionando o mercado da telemedicina no Brasil com a oferta de serviços de emissão de laudos a distância com ajuda de inteligência artificial e machine learning.

Durante a pandemia de coronavírus, passou a disponibilizar também plataforma de teleconsulta para médicos, clínicas e hospitais, empresas, pacientes e para laboratórios e clínicas de imagem. Saiba mais sobre estes módulos:

  • Para empresas – corporações podem contratar este serviço para oferecer teleconsulta com médicos de ponta de diversas especialidades aos beneficiários ou colaboradores ;
  • Para médico, clínicas e hospitais – a Portal Telemedicina oferece seu sistema para realização de teleconsulta, prescrição de medicamentos a distância e acompanhamento de pacientes por meio de aplicativo e web;
  • Para pacientes – voltado a quem está em busca de atendimento médico de qualidade sem precisar sair de casa;
  • Para laboratórios e clínicas de imagem – a Portal oferece ferramentas de inteligência artificial com algoritmos de machine learning que detectam patologias, inclusive Covid-19, em exames de raios-X e tomografia. Com base nestes dados, o sistema faz uma triagem, priorizando o atendimento a casos de maior gravidade;

Veja algumas das vantagens de contratar a plataforma para consulta online da Portal Telemedicina:

  • Reconhecimento internacional – a Portal Telemedicina já venceu mais de 15 prêmios e validações por sua inovação tecnológica. É parceira do Google e em 2019 foi eleita pela ONU como uma das 10 empresas do mundo com maior potencial de impacto;
  • Consulta por vídeo em sistema seguro – além da segurança das informações e armazenamento, a Portal utiliza uma ferramenta que garante boa qualidade da imagem de vídeo e eficácia;
  • Google cloud – o sistema de armazenamento de dados utilizado tem várias camadas de segurança, além de disponibilizar inteligência artificial e machine learning, o que facilita a análise de dados, inclusive dando insights importantes;
  • Integração de dados – a plataforma permite integração de dados com diversas ferramentas, além da possibilidade de utilização de serviços de laudo a distância, o que garante mais agilidade no processo;
  • Prescrição aceita em todo o Brasil – receita digital com assinatura eletrônica aceita em qualquer lugar do país;
  • Inteligência artificial – os algoritmos de machine learning da Portal detectam e dão prioridade na fila de atendimento para exames de Raios-X e Tomografia em que forem identificadas patologias graves, inclusive a Covid-19;
  • Acesso a médicos gabaritados – médicos de diversas especialidades disponíveis para tele interconsulta 24 horas por dia de segunda a segunda;

Conclusão

Para decidir qual plataforma para consulta online contratar veja qual oferece mais recursos em uma única ferramenta e de que forma isso está disponibilizado.

Garanta também que o serviço oferece a opção de integração a outros sistemas que você já utiliza no consultório, esta é uma forma de otimizar recursos.

Tão importante quanto buscar informações sobre a ferramenta, é pesquisar sobre a empresa que está ofertando o serviço: ela tem credibilidade no mercado?

Peça para testar a ferramenta antes e procure saber de que forma é oferecido suporte caso você a contrate e precise de alguma ajuda.

Mais informações sobre os serviços disponibilizados pela Portal Telemedicina podem ser obtidas diretamente no e-mail: comercial@portaltelemedicina.com.br ou no telefone (11) 95381-7681.