Portal recebe prêmio internacional Top Telemedicine Solution Providers

8 min. de leitura

A Portal Telemedicina recebeu o prêmio Top 10 Telemedicine Solution Providers no Top Companies 2021 da revista norte-americana Healthcare Tech Outlook. A empresa, única brasileira entre os escolhidos, foi selecionada devido ao seu impacto mundial no acesso universal à saúde através de sua tecnologia avançada e por seus diferenciais, como utilização de inteligência artificial (IA) para detecção de Covid-19 em exames de imagem.

A Healthcare Tech Outlook é uma das mais respeitadas revistas impressa e digital dos Estados Unidos voltadas à tecnologia na área da saúde. Ela é conhecida por apresentar novas soluções tecnológicas disponíveis no mercado para superar as complexidades e desafios da área. 

“Reconhecemos a Portal Telemedicina por ser uma solução de telemedicina para diagnósticos confiáveis, rápidos e de baixo custo. Com a ajuda do Google Cloud Platform (GCP), a empresa conecta médicos de várias especialidades para fornecer telediagnóstico a pacientes nos lugares mais remotos em minutos ”, ressalta Alex D’Souza, editor-gerente da Healthcare Tech Outlook.

As soluções da Portal em teleconsulta, telediagnóstico, automatização de triagem de filas de exames com a utilização de IA e interoperabilidade entre sistemas está presente em hospitais, clínicas, empresas e órgãos públicos de todos os estados do Brasil. A empresa já tem atuação no exterior e conta com projetos para expansão global.

“Ficamos lisonjeados com essa conquista, pois é o reconhecimento internacional da nossa solução que tem por objetivo tornar o acesso global à saúde mais igualitário, digno, seguro e acessível”, destaca o CEO e co-fundador da empresa, Rafael Figueroa. 

 

Mais de 30 milhões de pacientes espalhados em mais de 390 cidades em todos os Estados brasileiros e na Angola, África, já trafegaram pelas soluções da Portal Telemedicina. Essa é uma das maiores operações mundiais na área.

Renata Troncoso“Esse prêmio consolida a nossa missão de levar saúde de qualidade a todo globo, através de tecnologia de ponta e conectividade. Sou grata a Deus pela nossa trajetória e já posso adiantar que tem muita novidade e o melhor está por vir”, aponta a diretora administrativa e co-fundadora da empresa, Renata Troncoso.

 

>>>Confira a edição digital da revista aqui

Laudos médicos emitidos em minutos a milhares de quilômetros de distância

A empresa brasileira, fundada em 2013, oferece uma plataforma de Telediagnóstico e Gestão de Saúde Populacional que pode ser integrada diretamente a equipamentos médicos, transferindo dados em 26 modalidades para que especialistas possam realizar diagnósticos e teleconsultas. 

A plataforma usa modelos de inteligência artificial treinados a partir de uma base de dados composta por milhões de exames para detectar achados e priorizar emergências. Assim, quando os algoritmos identificam alterações no exame, fazem uma triagem os colocando na frente da fila de espera.

Caso o médico discorde da evidência apontada pela IA, o sistema envia o exame a outros três especialistas. Assim, é criado um conselho de discussão até se chegar a um consenso, reduzindo ao máximo as chances de erro humano.

Redução da mortalidade

A transmissão em tempo real dos dados diretamente dos equipamentos médicos, com a ajuda da Google Cloud Platform (GCP), permite que um dos milhares de médicos associados à Portal Telemedicina emita um laudo de exame em até cinco minutos.

Se a IA identificar uma patologia que exija intervenção imediata, como infarto do miocárdio, por exemplo, o médico entra em contato com o profissional que está realizando o exame por videoconferência e repassa os protocolos a serem adotados. 

Assim, é possível estabilizar o paciente até que ele seja encaminhado a um centro de atendimento. 

“A nossa tecnologia integrada a dispositivos médicos permite que pessoas tenham acesso a especialistas localizados a milhares de quilômetros de distância em tempo recorde. Essa agilidade no diagnóstico tem ajudado a salvar vidas e a levar acesso à saúde de qualidade até mesmo a pessoas que moram em áreas remotas, onde há escassez destes profissionais”, destaca Figueroa. 

Em Tarumã, no interior de São Paulo, essa solução implementada em unidades de saúde para os exames de eletrocardiograma reduziu o índice de mortalidade por infarto do miocárdio no município em 40%, em um ano.

Como a IA desenvolvida pela Portal impacta a saúde pública

Outros diferenciais importantes levaram a Portal Telemedicina a este reconhecimento internacional. 

A inteligência artificial desenvolvida pela empresa é capaz de detectar nódulos milimétricos difíceis de serem visualizados pelo olho humano, o que ajuda na detecção precoce de doenças como o câncer. Isso contribui para que o paciente possa iniciar o tratamento enquanto a patologia ainda está em estágio inicial, o que aumenta a possibilidade de cura.

Durante a pandemia de Covid-19, a Portal Telemedicina treinou seus algoritmos para que fossem capazes de detectar coronavírus em exames de imagem com 95% de precisão. Essa solução com o uso de inteligência artificial tem sido muito importante para a agilidade no diagnóstico.

Outro ponto de destaque é que a solução da Portal Telemedicina permite a integração de registros eletrônicos do paciente com outros sistemas. Dessa forma, com o consentimento do paciente, o médico pode ter acesso a prescrições médicas anteriores, exames já realizados, histórico de medicamentos, entre outros.

Isso contribui para que o profissional possa fazer um diagnóstico preciso e de qualidade, levando em conta a individualidade de cada paciente.

Teleconsulta a qualquer hora do dia

Foto: Ricardo Wonffenbüttel

A Portal Telemedicina também desenvolveu um aplicativo de teleconsulta, através do qual disponibiliza especialistas a qualquer hora do dia. 

A solução conta com tecnologia avançada que permite o monitoramento dos sinais vitais por meio da câmera do celular.

O aplicativo tem sido utilizado por empresas para disponibilizar atendimento médico de qualidade aos seus colaboradores e por clínicas médicas.

Todas as soluções desenvolvidas pela Portal estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Conheça as soluções da Portal Telemedicina.