Portal Telemedicina e Grupo Pardini anunciam parceria para uso de inteligência artificial no diagnóstico de Covid-19

5 min. de leitura

Considerando a necessidade crescente de testes da Covid-19 e a escassez de insumos para sua realização, o Grupo Pardini vem buscando novas alternativas de diagnóstico. Na última semana, a empresa assinou acordo com a Portal Telemedicina, referência nacional em Inteligência Artificial, que desenvolveu uma solução capaz de realizar triagem com Inteligência Artificial de casos da Covid-19 por meio de exames de raio-x e tomografia computadorizada dos pulmões.

A parceria garante a união de esforços entre uma empresa de diagnóstico e de inteligência artificial. A partir de agora, engenheiros e profissionais da saúde trabalharão, lado a lado, para refinar a utilização dos algoritmos. “Estamos buscando alternativas com empresas de tecnologia no Brasil e no mundo. São muitas as iniciativas de estudo sobre o tema e devemos participar desse movimento”, destaca o diretor de Tecnologia do Grupo Pardini, João Alvarenga. 

Núcleo Técnico Operacional do Hermes Pardini em Belo Horizonte, uma das maiores plantas laboratoriais da América Latina (Crédito: Pedro Vanucchi, Divulgação)

Nos últimos anos, a Portal Telemedicina desenvolveu mais de 30 algoritmos de detecção automática de patologias a partir de exames de imagem, um trabalho envolvendo sua equipe de engenharia em parceria com o Google. Há seis semanas, a empresa vem refinando o uso de algoritmos a partir da leitura de exames de imagem e testes de PCR realizados em pacientes com diagnósticos confirmados, suspeitos e negativos dos Estados Unidos, Japão e Itália. A parceria com o Pardini será importante para ajustar os softwares de inteligência artificial às características da realidade brasileira.  Quanto mais testes forem estudados, melhor é a análise do algoritmo e a acurácia do exame.

“Após anos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento dos nossos engenheiros e profissionais em parceria com o Google, é um marco para a Portal Telemedicina desenvolver uma solução rápida, de baixo custo e com o potencial de ajudar milhares de vidas neste momento, feito alinhado com a nossa missão como empresa”, diz Rafael Figueroa, CEO da Portal Telemedicina.

O Grupo Pardini acredita que, neste momento, é importante tentar todas as possibilidades para garantir acesso ao diagnóstico qualificado durante a pandemia. “É nosso papel investigar tudo; estimular a ciência e a sinergia de competências. Só vamos colocar a solução no mercado quando estivermos 100% seguros de sua real utilidade clínica, bem como com todas as autorizações devidas”, garante o vice-presidente Comercial e Marketing, Alessandro Ferreira.

 

Sobre o Grupo Pardini

Aos 60 anos, o Pardini se situa como um dos maiores Grupos de Medicina Diagnóstica do Brasil. Além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), lidera o mercado de Apoio Laboratorial. São mais de 6 mil clientes (laboratórios, clínicas e hospitais) em todo o país, localizados em 1.900 cidades. Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. O Grupo tem a maior planta produtiva de automação laboratorial da América Latina.

Sobre a Portal Telemedicina

A Portal Telemedicina é uma empresa brasileira de tecnologia na saúde com a missão de salvar vidas e garantir o acesso universal à medicina, de forma ética, inclusiva e justa. Com uma premiada plataforma, a Portal detém uma tecnologia inovadora que conecta diretamente nos aparelhos médicos por meio de multi-protocolos de comunicação e Internet das Coisas (Iot), as informações são recebidas diretamente do equipamento, pré-processadas por Inteligência Artificial e, em seguida, analisadas pelo médico responsável. Com início das operações em São Paulo, em 2014, a Portal oferece acesso à saúde para pacientes em todos os estados brasileiros e Angola. De 2017 a 2018, a Portal Telemedicina passou por dois programas de aceleração do Google, selecionada por sua “solução disruptiva e inovadora em saúde digital”. Desde então, continua a trabalhar de forma colaborativa com diferentes áreas do Google. Em 2019 foi eleita pela ONU e Impact Hub como uma das 10 empresas globalmente alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável no Accelerate 2030.

Fonte: Comunicado para imprensa/Grupo Pardini