• PT-BR
    • ES
    • EN
Televendas: +55 (11) 94488-4845 | +55 (11) 2538-1455 +55 (11) 95084-4777 (Somente WhatsApp) |
logo-portal-telemedicina
  • QUEM SOMOS
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • TRABALHE CONOSCO
  • CONTEÚDOS
    • BLOG
    • MATERIAIS EDUCATIVOS
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • SALA DE IMPRENSA
  • Solicitar proposta
  • Sou paciente
  • Login
    • Entrar no Sistema
    • Validar Laudo
  • Menu Menu
Você está aqui: Home1 / Previne Brasil: como a saúde digital e a telemedicina podem apoiar no ...

Previne Brasil: como a saúde digital e a telemedicina podem apoiar no programa

13 de julho de 2023/em Noticias, Tecnologia e Inovação /por Helen Albernaz
8 min. de leitura

Atualizado em 19 de julho de 2023 por Monica Jorge

O uso estratégico da tecnologia e da telemedicina na gestão pública de saúde pode ser um diferencial para melhorar o desempenho no programa Previne Brasil. Com esses recursos, é possível aprimorar a eficiência dos serviços e aumentar o acesso à atenção primária, beneficiando profissionais e pacientes.

Continue a leitura para saber como a saúde digital pode ser aplicada no setor público. Descubra também como a telemedicina e a inteligência de dados podem ser fundamentais para reforçar os serviços de saúde em âmbito municipal.

O que é o programa Previne Brasil

O programa Previne Brasil é um modelo de financiamento do governo brasileiro que define a forma de transferência de repasses do Ministério da Saúde para os municípios. A iniciativa foi lançada em 2019 para aprimorar o acesso aos serviços primários de saúde.

Seus princípios visam fortalecer a prevenção, melhorar os diagnósticos e promover o tratamento de doenças de forma integrada e resolutiva. Para isso, estão previstas ações como a ampliação das equipes de saúde da família e a otimização do uso de recursos.

Com esses objetivos, o programa estabelece diretrizes de financiamento da atenção primária pelos municípios com base em critérios de tamanho populacional, desempenho e resultados. 

Também faz parte do escopo do projeto o incentivo à formação de equipes multidisciplinares, que incluem médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da área.

O Previne Brasil ainda busca a integração entre os serviços de saúde, articulando para que a atenção primária seja a porta de acesso aos demais níveis, como a saúde especializada e o atendimento hospitalar. 

Cálculo do financiamento da atenção primária

Para financiar o serviço de saúde primário, o Previne Brasil determina que o cálculo do repasse deve equilibrar o valor per capita com o grau de desempenho assistencial do município. Para isso, são considerados três componentes principais: 

  • Capitação Ponderada: se refere à população municipal cadastrada nos serviços de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP)
  • Pagamento por desempenho: considera os indicadores de saúde
  • Incentivos: acréscimos específicos pelo credenciamento em programas estratégicos e ações do Ministério da Saúde

Valor do repasse aos municípios pelo Previne Brasil

Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, em 2023, o pagamento do componente de capitação ponderada contará com orçamento de R$1,27 bilhão e o valor per capita anual será de R$5,95.

O cálculo foi feito com base em estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando a classificação do município (rural ou urbana), o perfil de idade e o nível de vulnerabilidade socioeconômica.

Uso da tecnologia no atingimento das metas do Previne Brasil

A tecnologia pode ser uma importante aliada no atingimento das metas do Previne Brasil, especialmente no que se refere ao componente de pagamento por desempenho. O fator considera a proporção de atendimento como consultas de pré-natal, aplicação de vacinas e atenção a pacientes com hipertensão e diabetes.

Analisando de maneira geral as possibilidades oferecidas pela saúde digital, podemos considerar que a implementação de recursos tecnológicos facilita o acompanhamento dos pacientes, a coordenação do cuidado e a tomada de decisões baseadas em evidências.

No entanto, quando vamos além da gestão em si e falamos de melhoria no desempenho de atendimento, a telemedicina surge como uma ferramenta ideal. É sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Abaixo listamos os principais benefícios do uso de tecnologia no setor público que melhoram o desempenho dos serviços:

  • Ampliação do acesso a médicos da família por teleconsulta
  • Maior eficiência no acompanhamento médico de pacientes com diabetes e hipertensão
  • Agilidade na fila de espera por especialistas via atendimento on-line
  • Integração de sistemas das esferas municipal, estadual e federal

Inteligência de dados

A inteligência de dados para tomar decisões estratégicas é outro benefício que a tecnologia proporciona à gestão dos serviços de saúde. A integração de sistemas de informação permite ter uma visão 360 dos casos e usar plataformas para gerar dashboards. 

O cruzamento das informações e o uso de inteligência de dados pode ser utilizada, por exemplo, para ver quais são as áreas que estão abaixo das metas do programa Previne Brasil. 

Desta forma, é possível avaliar e planejar ações para promover melhorias efetivas que realmente impactem nos indicadores de desempenho considerados pelo programa.  

Veja no vídeo abaixo um case de aplicação de telemedicina e inteligência artificial na saúde pública e como isso empodera gestores públicos para melhor eficiência e aplicação de recursos:

Plataforma para gestão de saúde populacional e detecção de fraudes

Como a telemedicina no setor público ajuda a reforçar a atenção primária

A aplicação da telemedicina no setor público, surge como uma poderosa ferramenta que amplia o acesso aos serviços de saúde, principalmente em regiões mais remotas e carentes de recursos. 

Através da teleconsulta, pacientes podem receber atendimento à distância, eliminando barreiras geográficas e reduzindo o tempo e os custos de deslocamento.

No contexto do Previne Brasil, a telemedicina contribui para o fortalecimento da atenção primária ao proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente. 

O recurso permite melhorar o acompanhamento de pacientes com diabetes e hipertensão, inclusive com a possibilidade de medir os sinais vitais pelo próprio aplicativo de teleconsulta.

A telemedicina ainda gera a integração de sistemas para promover uma comunicação fluida e colaborativa entre os profissionais de saúde. Na medicina primária, isso facilita o encaminhamento de pacientes para serviços especializados quando necessário.

Leia também: Case de sucesso: aplicação de Telemedicina no setor público em Tarumã

Vacinação infantil

Outro ponto que pode ser impactado pelo uso de tecnologia e inteligência artificial no setor público de saúde, é a vacinação infantil. No Brasil temos, inclusive, uma empresa especializada em saúde digital selecionada pela Unicef para desenvolver uma solução neste sentido.

A healthtech brasileira Portal Telemedicina apresentou seu projeto e teve a proposta selecionada para receber apoio do UNICEF Venture Fund. Apenas nove empresas no mundo inteiro foram aprovadas na seleção.

O projeto da Portal propõe integrar dados dos atendimentos a crianças e, com o uso de inteligência artificial, desvendar e monitorar doenças. Essas ações possibilitam melhorar a abordagem e o tratamento através do serviço público.

Com o recurso é possível acompanhar com maior eficiência os índices de vacinação infantil para indicar ao gestor público os pontos que devem receber maior atenção. A solução ainda permite ver em quais regiões a situação é mais crítica para, assim, desenvolver ações imediatas e resolutivas. 

Após receber o financiamento, a empresa começou a desenvolver a tecnologia e, atualmente, o módulo de vacinação já está disponível para implementação por municípios de todo o Brasil.

Você encontra mais detalhes sobre o projeto que recebeu apoio da Unicef em um artigo completo sobre o tema, neste link aqui, confira!

Sobre o Autor(a)
Helen Albernaz
Jornalista e especialista em marketing com foco no desenvolvimento de conteúdos para o setor de tecnologia e saúde.
Tags: gestao de saude populacional com telemedicina, healthtech na gestao publica, saúde digital, telemedicina no setor público
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por email
  • Compartilhar com o Whatsapp
https://portaltelemedicina.com.br/wp-content/uploads/2023/07/hands-doctor-measuring-pressure.jpg 1080 1618 Helen Albernaz https://portaltelemedicina.com.br/wp-content/uploads/2024/11/logo-portal-telemedicina-svg2.svg Helen Albernaz2023-07-13 15:34:052023-07-19 15:34:55Previne Brasil: como a saúde digital e a telemedicina podem apoiar no programa
Talvez você goste dos artigos
Logo Global Summit CEO da Portal Telemedicina fala sobre como Inteligência Artificial ajuda a salvar vidas no Global Summit Telemedicine
Telemedicina pediátrica: o papel da tecnologia na saúde das crianças
médica na frente do computador vendo como antender por telemedicina Como atender por telemedicina diferentes demandas da saúde
Telemedicina no SUS: conheça 5 benefícios
Como a saúde digital pode impulsionar a carreira de enfermagem
Gestão de serviços da saúde: como parcerias podem escalar os negócios

Sobre o Autor

Helen Albernaz
Jornalista e especialista em marketing com foco no desenvolvimento de conteúdos para o setor de tecnologia e saúde.
Search Search

Receba novidades

Notícias mais lidas

  • equipe da Portal Telemedicina na Hospitalar 2025
    Portal Telemedicina marca presença na Feira Hospitalar 2025 com inovações em saúde digital28 de maio de 2025 - 08:29
  • Rafael Figueroa, palestrando no Google I/O
    Rafael Figueroa, CEO da Portal Telemedicina, destaca inovação brasileira no Google I/O 202527 de maio de 2025 - 15:41
  • mulher sentada com notebook no colo, em chamada com outra mulher na tela
    Telepsicologia: O futuro da saúde mental online21 de maio de 2025 - 12:30
  • Acreditação hospitalar: O que é, benefícios, etapas e o papel da tecnologia6 de maio de 2025 - 18:32
  • Início
  • Quem Somos
    • Sobre
    • Sala de Imprensa
    • Notícias Institucionais
    • Política de privacidade
    • Termos e condições gerais de uso

Diretor Técnico

Dr. Roberto Arabe Abdanur Jr.
CRM: 115.022
CREMESP (Portal Telemedicina): 960023
  • Laudos
    • Acuidade Visual
    • Eletrocardiograma
    • Eletroencefalograma
    • Espirometria
    • Holter
    • Mamografia
    • Mapa
    • Raios-X
    • Ressonância Magnética
    • Teste Ergométrico
    • Tomografia
  • Soluções de Telemedicina
  • Plataforma de Laudos
  • Plataforma de Teleconsulta
  • Equipamentos Médicos
    • Acuidade Visual
    • Eletrocardiógrafos
    • Eletroencefalógrafos
    • Espirômetros
  • Trabalhe Conosco
  • Blog
  • Contato
  • FAQ

CONTATOS E ENDEREÇOS

SÃO PAULO
Portal Telemedicina: Edifício iTower
Alameda Xingu, 350, 23º andar, Cj. 2304, Alphaville Industrial e Empresarial
Barueri - SP
CEP: 06455-911
Portal Equipamentos: Rua Maria Curupaiti, 441. Andar 2 Conj 2003 D
Bairro: Vila Ester
CEP: 02452-001
logo whatsapp portal telemedicina 2 + 55 (11) 94488-4845

comercial@portaltelemedicina.com.br
ATENDIMENTO / SUPORTE
logo whatsapp portal telemedicina 1 + 55 (11) 95084-4777 ou (11) 97200-4331 (somente Whatsapp)
logo telefone portal telemedicina+ 55 (11) 2538-1455 (ligações)

VENDAS
logo whatsapp portal telemedicina 2 +55 (11) 94488-4845


SIGA-NOS

  • logo facebook telemedicina
  • logo linkedin telemedicina
  • logo youtube telemedicina
  • logo instagram telemedicina
  • logo twitter telemedicina
  • Logomarca Google Launchpad
  • Logomarca Google Cloud
  • Logomarca Ministério Ciência
  • Logomarca 100 Startups
  • Logomarca SOC
  • Accelerate 2030
© Copyright - Portal TelemedicinaPor InCuca Tech
Scroll to top

SOLICITE UMA PROPOSTA

Erro: Formulário de contato não encontrado.

REQUEST A PROPOSAL

Erro: Formulário de contato não encontrado.

SOLICITE UNA PROPUESTA

Erro: Formulário de contato não encontrado.