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Telemedicina pediátrica: o papel da tecnologia na saúde das crianças

25 de fevereiro de 2023/em Telemedicina /por incuca
6 min. de leitura

Atualizado em 23 de agosto de 2024 por Redação

Telemedicina pediátrica: mãe e filho em atendimento online com pediatra pelo computador

Os pediatras são os médicos mais qualificados para acompanhar a trajetória de saúde dos indivíduos desde a primeira infância até os 19 anos de idade. Além de sua importância comprovada, os pediatras hoje podem aderir também ao atendimento via telemedicina, até por já estarem muito acostumados a receber telefonemas ou mensagens de pais preocupados com a saúde de seus pequenos. 

Neste artigo, você vai entender melhor como a tecnologia pode contribuir para melhorar os indicadores de saúde infantil e tudo o que envolve a telemedicina pediátrica. 

O que é telemedicina pediátrica?

Assim como as outras especialidades, a telemedicina pediátrica (ou telepediatria) tem o objetivo de prestar serviços de saúde de maneira remota, por meio de teleconsultas, solução de dúvidas que os pacientes possam ter, prescrições de remédios, solicitações de exames, entre outros.

Na consulta virtual, o foco é na anamnese para entender melhor os sintomas apresentados, e seu principal diferencial em relação às ligações ou mensagens de texto recebidas pelos pediatras é a segurança oferecida pelas plataformas de telemedicina.

Orientações gerais sobre alimentação e vacinação, por exemplo, assim como respostas a dúvidas que os pais têm sobre sintomas ou medicamentos, são alguns dos casos em que a telemedicina pediátrica é recomendada. Situações de urgência ou emergência, por sua vez, demandam atendimento presencial na clínica ou hospital.

Aspectos da telemedicina pediátrica

Já regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) há quase um ano, por meio da Resolução nº 2.314/2022, a prática de telemedicina deve seguir algumas regras e boas práticas que valem para todas as especialidades, incluindo a pediatria. Conheça algumas delas:

  • Fiscalização: todos os atendimentos realizados devem ser registrados em prontuário físico e no Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (SRES) do paciente.
  • Termo de consentimento: o atendimento só pode ser realizado com autorização do paciente ou de seu representante legal. Além disso, a anuência permite também a transmissão de imagens coletadas em exames e dados do paciente.
  • Segurança das informações: além do sigilo profissional, todas as informações sobre o paciente devem ser coletadas, armazenadas e tratadas de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Plataformas de telemedicina também precisam seguir essas normas.
  • Acompanhamento clínico: pacientes com doenças crônicas e casos que demandam acompanhamento a longo prazo não podem ser atendidos somente via telemedicina. Consultas presenciais precisam ser feitas com intervalos não maiores do que 180 dias.

Todas as diretrizes se aplicam à prática da pediatria e podem ser conferidas na resolução publicada pelo CFM.

Vantagens da telemedicina pediátrica

Ao adotar a telemedicina como aliada, médicos pediatras podem perceber diversas vantagens em sua rotina. Confira algumas:

  • Atendimento a pacientes de diferentes localidades

A adoção da telemedicina tem como grande benefício a ampliação do atendimento das clínicas e hospitais, bem como a democratização do acesso à saúde. Pessoas de cidades diferentes ou até mesmo de localidades que não possuem infraestrutura médica de qualidade podem se valer dos serviços da clínica ou hospital por meio das teleconsultas pediátricas.

  • Agilidade na entrega de laudos

A telemedicina contribui para a rapidez na emissão de laudos médicos, com a automatização de processos e velocidade no contato entre a clínica, o médico e o paciente. O envio digital do resultado de exames minimiza erros, agiliza a entrega e melhora até mesmo o rendimento da equipe médica.

  • Redução das filas em hospitais 

Por meio da teleconsulta, pais e responsáveis pelas crianças podem entrar em contato com seu médico de confiança de forma mais rápida, sem precisar sair de casa. Para os hospitais, isso é um grande benefício, pois os atendimentos ficam concentrados em casos de urgência, emergência e nos pacientes internados, sem que seja necessário alocar recursos e profissionais para situações que podem ser resolvidas com rapidez via teleconsulta.

Aqui na Portal Telemedicina, uma das formas de contratação de nossas soluções é o aplicativo SOS Portal, que conecta profissionais de saúde e pacientes, sob demanda para o cliente utilizar com seu próprio corpo clínico. Interessado? Entre em contato conosco e solicite uma proposta.

Outros benefícios da tecnologia na saúde infantil

Para além das teleconsultas, os avanços tecnológicos na medicina podem contribuir de inúmeras formas com a melhoria dos indicadores de saúde infantil. Um exemplo é o trabalho que está sendo desenvolvido pela Portal Telemedicina com o suporte da UNICEF.

A empresa foi escolhida pelo Unicef Venture Fund para desenvolver uma solução de inteligência artificial que vai integrar bancos de dados de saúde infantil e gerar alertas sobre áreas e casos com índices preocupantes. A ferramenta será uma aliada de gestores públicos para que eles possam agir de maneira preventiva e corretiva com base em dados e informação.

Saiba mais sobre o projeto.

Tags: pediatria, saúde digital, saúde infantil, telemedicina pediátrica, telepediatria
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https://portaltelemedicina.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Telemedicina-Pediatrica.jpeg 467 700 incuca https://portaltelemedicina.com.br/wp-content/uploads/2024/11/logo-portal-telemedicina-svg2.svg incuca2023-02-25 20:20:472024-08-23 22:33:41Telemedicina pediátrica: o papel da tecnologia na saúde das crianças
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