O telediagnóstico é uma importante ferramenta da telemedicina para os negócios da saúde, pois traz economia e agilidade na realização dos exames e entrega dos laudos aos pacientes. A tecnologia de laudos online, que utiliza as inovações digitais para troca de informações, já pode ser aplicada em grandes áreas da medicina, atendendo as principais especialidades médicas.
Para os gestores de clínicas médicas e hospitais que buscam soluções para otimizar os processos, melhorar o atendimento e o relacionamento com os seus clientes, listamos algumas especialidades médicas que se beneficiam da aplicação do laudo à distância via telemedicina.
Veja abaixo quais os exames de diferentes especialidades médicas em que o laudo online pode ser utilizado:
A área de cardiologia é uma das especialidades médicas mais beneficiadas pela tecnologia. Além de colocar uma equipe de médicos cardiologistas à disposição de clínicas de qualquer porte para emissão de laudos, a telemedicina aliada à inteligência artificial dá suporte ao médico para que consiga avaliar exames com uma agilidade essencial para o paciente que está passando por uma situação de saúde que exija intervenção rápida.
ECG – O eletrocardiograma, também conhecido como ECG, é um dos exames mais requisitados na área de cardiologia. A telemedicina tem sido utilizada nesta modalidade não só para facilitar o acesso a médicos cardiologistas para emissão de laudos, mas para salvar vidas.
Com uma ampla base de dados, a Portal Telemedicina desenvolveu uma inteligência artificial capaz de detectar alterações nesses exames. Desta forma, quando os dados são enviados diretamente do eletrocardiógrafo para a plataforma de telemedicina, passam por uma triagem que prioriza emergências.
O médico cardiologista de plantão entrega o laudo médico para casos urgentes em até cinco minutos. Essa agilidade é fundamental para salvar vidas, principalmente no caso de doenças tempo sensíveis, como infarto agudo do miocárdio, por exemplo, onde é preciso agir rápido.
Com essa solução, a cidade de Tarumã, no interior do Estado de São Paulo, diminuiu o número de mortes por doenças cardíacas em 45% em um ano e teve redução de custos de 30%. Clique aqui para saber mais sobre esse case de sucesso.
Para uma clínica implementar a telecardiologia, basta ter acesso a internet, eletrocardiógrafos e uma plataforma de telemedicina confiável e que esteja de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados dos Pacientes (LGPD).
Leia também: Telemedicina cardiológica: conheça os benefícios para clínicas e hospitais
Holter – O Holter é um eletrocardiograma gravado para ser lido posteriormente, por isso também conhecido como eletrocardiograma de longa duração. Serve para acompanhar as variações dos batimentos cardíacos durante um período de 24 horas.
Os aparelhos modernos são como mini gravadores digitais, registram os dados em um cartão de memória, semelhante ao das câmeras fotográficas. Alguns deles já permitem a transmissão dos dados via internet, possibilitando a avaliação deles à distância e em tempo real pela telemedicina.
Veja aqui os benefícios da telemedicina para exames de holter
Para fazer o exame, é preciso de um equipamento especial: um pequeno monitor acoplado na região da cintura ou a uma braçadeira no braço do paciente. O dispositivo estará ligado a um aparelho eletrônico e durante 24 horas serão registradas as variações – ou não – da pressão arterial.
Ao final do acompanhamento, os dados se transformam em gráficos que revelam as alterações e servem como base para a elaboração do laudo. Com a telemedicina, os gráficos podem ser enviados diretamente do aparelho para a central remota de médicos.
Na Portal Telemedicina ou laudos médicos para este exame são entregues no mesmo dia.
A telemedicina também permite que clínicas e hospitais tenham acesso mais facilitado e com menor custo a médicos neurologistas para a emissão de laudos à distância.
EEG – O eletroencefalograma ou EEG, como é conhecido, é um exame de extrema importância para detectar doenças e distúrbios cerebrais ou do sistema nervoso central e alterações vasculares que podem colocar o paciente em risco.
O teste avalia a atividade elétrica do cérebro: pelos impulsos naturalmente gerados pelos neurônios é possível avaliar a normalidade (ou não) do ritmo e da intensidade da atividade cerebral.
Esse exame também é realizado com o auxílio da telemedicina, já que geralmente o equipamento utilizado para o exame, eletroencefalógrafo, pode ser conectado a computadores ou laptops. Com uma plataforma de telemedicina instalada, os dados são enviados diretamente pela internet para uma central de telemedicina onde um neurologista emite o laudo e envia para a clínica no mesmo dia.
A Portal Telemedicina também desenvolveu inteligência artificial para detectar alterações nesses exames colocando urgências como prioridade. Esse suporte ao diagnóstico médico aumenta a assertividade nos resultados, além de acelerar o processo de telediagnóstico em 10x.
A pneumologia é uma das especialidades médicas beneficiadas pela telemedicina. Veja em qual exame:
Espirometria – O telelaudo para o exame de espirometria ganhou ainda mais popularidade com a pandemia de Covid-19, já que é um dos exames utilizados para monitoramento de pacientes após a infecção pelo vírus.
Esse procedimento é usado para medir a capacidade de inspiração e expiração de uma pessoa, ou seja, seu ciclo de respiração. A avaliação permite diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças, como a pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite, enfisema, fibrose entre outras deficiências pulmonares.
O aparelho utilizado para o procedimento é o espirômetro e é portátil. Os mais modernos funcionam a bateria, podendo ser facilmente recarregados. A telemedicina também é utilizada para a emissão de laudos para este exame. .
A telemedicina tem um papel transformador na área de radiologia. A Portal Telemedicina desenvolveu inteligência artificial capaz de detectar a presença de nódulos cancerígenos, pneumonia normal e a causada por covid-19, infiltração, entre outras doenças em raios-x de tórax.
Esse suporte ao diagnóstico médico aumenta o índice de assertividade por dois motivos principais:
Veja a seguir quais exames dessa especialidade médica são atendidos pela telemedicina:
Raio-X – As variedades de Raio-X estão entre os exames mais aplicados em caso de lesões causadas por quedas, lesões por esforço repetitivo (LER) e outros acidentes. Sua versão digital é totalmente integrada à telemedicina e as imagens geradas pelo aparelho dispensam a impressão das radiografias em papel especial.
Este exame pode ser feito em diversas partes do corpo humano e por sua complexidade, o Raio-X geralmente exige não só um equipamento especial de grandes proporções, mas uma sala inteira dedicada à instalação e realização. Para o uso da telemedicina não é necessária a aquisição de um novo aparelho de Raio-X, pois o conjunto radiológico que permite o envio das informações para as centrais de laudos é adaptado ao equipamento já existente.
Tomografia – Exame realizado por meio de Raios-X que capta imagens em alta definição de estruturas específicas do corpo – enquanto no Raio-X é feita apenas uma radiografia do local estudado, a tomografia gera centenas de “cortes” para serem analisados.
Esse exame é indicado para o diagnóstico de diversas enfermidades, desde uma simples cefaléia, AVC, até mesmo pesquisa de tumores. Ao analisar os resultados das imagens geradas pelo exame, o médico pode avaliar aspectos do sistema neurológico, musculoesquelético e o funcionamento cardíaco, entre outros.
A tomografia é um exame que pode contar com as vantagens que a telemedicina proporciona: médicos especialistas em diferentes áreas poderão analisar o resultado e laudar à distância, de forma rápida e eficiente. Normalmente, o laudo convencional deste exame é entregue em 48 horas, bem diferente do tempo da telemedicina, onde o retorno acontece no mesmo dia.
Leia também: Laudo de Tomografia com telemedicina para agilizar diagnósticos
Ressonância Magnética – É um exame utilizado para diagnósticos por imagem que retrata através da utilização de campo magnético a aparência dos órgãos em alta definição. Assim como a tomografia, pode ser realizada em diferentes partes do corpo: pelve, abdômen, tórax, crânio, coluna, joelhos, ombros, mãos, pés etc.
O que a difere da tomografia é a vantagem de não se utilizar radiação ionizante para a obtenção dos resultados. Uma das técnicas mais avançadas no âmbito do diagnóstico por imagem, a ressonância magnética exige alta especialização e diferenciação dos profissionais médicos habilitados a laudar as informações captadas pelos aparelhos.
Para muitas clínicas, o elevado custo do equipamento de ressonância, somado ao desembolso mensal de um ou vários médicos especialistas no quadro de funcionários, torna o procedimento inviável do ponto de vista da prestação do serviço.
A telemedicina ajuda a diminuir o custo da operação, terceirizando a elaboração dos laudos.
Densitometria óssea – A densitometria óssea é um exame utilizado no diagnóstico de patologias como osteoporose e osteopenia, condições relacionadas à perda de massa dos ossos. Por meio do exame, é possível identificar se o paciente apresenta redução na densidade óssea e iniciar o tratamento com agilidade.O diagnóstico é realizado a partir da avaliação da densidade mineral óssea, captada pelo exame de imagem.
A telemedicina também pode ser aplicada para a emissão de laudos para este tipo de exame. Entre as vantagens estão a agilidade no resultado, a redução de custos com a contratação de médicos especialistas para laudar o exame, ampliação da capacidade de atendimento e gerenciamento das informações. Saiba mais aqui.
A mastologia também é uma especialidade médica que pode ser beneficiada pela telemedicina. Veja como:
Mamografia – É um dos exames que ajuda a diagnosticar os tumores nas mamas. A qualidade das imagens geradas nesta avaliação, com nitidez e contraste, possibilita uma boa visualização das estruturas mamárias, ampliando os diagnósticos e as possibilidades de tratamento e cura.
O uso da tecnologia da telemedicina auxilia não apenas na transmissão das informações e dos laudos, mas, por sua característica digital, amplia também a qualidade das imagens obtidas, facilitando a leitura e o diagnóstico.
Saiba mais sobre as vantagens da mamografia via telemedicina
Essa especialidade médica pode ser beneficiada pela telemedicina em três tipos de exames:
Acuidade Visual – O exame é um dos testes de avaliação ocular. Ele detecta o grau de aptidão do olho para perceber os detalhes espaciais, ou seja, se a pessoa consegue ou não discriminar a forma e o contorno dos objetos. De uma forma resumida, o exame especifica se a visão está ou não funcionando normalmente.
Com a telemedicina, o exame de acuidade visual pode ser aplicado facilmente por técnicos e enfermeiros em qualquer clínica, enfermagem ou hospital do país, e enviado digitalmente para oftalmologistas laudarem remotamente.
Quando feito com o auxílio de optômetros, a operação fica ainda mais simplificada e os resultados são captados e enviados digitalmente para os serviços de telemedicina, evitando erros no registro de informações e retrabalho. É possível ainda executar diversos testes com caracteres em sequências e cores variadas na escala Snellen.
Teste de Ishihara – O teste de ishihara é o exame indicado para detectar o daltonismo, além de outras anomalias que prejudicam a retina e o nervo óptico, dificultando a percepção da tonalidade de algumas cores. Saiba mais sobre como ele pode ser feito através da telemedicina.
Campimetria – Este exame é utilizado para avaliar o campo de visão do paciente, ou seja, aquilo que está diante dos olhos e também a visão periférica, que mapeia movimentos e estímulos fora do ponto onde os olhos estão focando no momento. Várias doenças podem levar a uma alteração deste campo de visão.
A campimetria com telemedicina é utilizada principalmente na medicina do trabalho, já que é um exame exigido para alguns cargos e funções.
Acuidade Visual, Espirometria, Raio-X, Mamografia e MAPA- a medicina do trabalho é uma especialidade médica que trata da saúde dos colaboradores de uma empresa ou instituição. Pela legislação trabalhista, há uma série de cuidados que as organizações precisam ter para zelar pelos seus funcionários.
Entre estes cuidados estão a realização de exames antes da contratação, durante a jornada e após a demissão. São os exames ocupacionais. Nesta lista, podemos destacar a acuidade visual, a espirometria, o Raio-X, a mamografia e a MAPA, mas dependendo do risco a que o trabalhador está exposto, outras avaliações como o EEG e o ECG também devem ser feitas. Todas elas, como já vimos, podem ser realizadas com o apoio da telemedicina.
De forma geral, a telemedicina oportuniza a troca de informações médicas por meio da internet, utilizando ferramentas tecnológicas práticas e seguras. Uma das suas grandes facilidades é o envio dos resultados dos exames direto dos aparelhos em que foram realizados para uma central de médicos especialistas – como é o caso da Portal Telemedicina, que integra seus serviços a 90% dos dispositivos utilizados no país. De forma remota, estes profissionais avaliam as informações e retornam com os laudos online no mesmo dia.
Já citamos brevemente como a telemedicina pode ser aplicada aos exames, prescritos por diversas especialidades médicas. Mas a tecnologia para envio de laudos remotos possui ainda mais recursos que podem facilitar e aprimorar a realização de exames e otimizar os procedimentos internos na área da saúde.
Agora que você já conhece algumas das principais especialidades médicas em que a telemedicina pode ser aplicada e as vantagens que ela proporciona, já é possível pensar a respeito da implantação da tecnologia na sua clínica ou hospital. Se tiver alguma dúvida sobre funcionamento, equipamentos e exames, deixe um comentário ou entre em contato com um de nossos consultores. A Portal tem uma equipe pronta para atendê-lo!
O exame HSG (histerossalpingografia) é um exame radiológico especializado que avalia a permeabilidade das trompas…
A radioscopia é uma técnica de imagem que utiliza raios-X ou raios gama para visualizar…
A radiografia periapical, também conhecida como raio-X periapical, é um exame essencial na prática odontológica…
O exame PPD (Prova Tuberculínica) é uma ferramenta essencial na detecção da infecção pela Mycobacterium…
A radiação ionizante é uma forma de energia que possui a capacidade de ionizar átomos…
A incidência de Laurell, também conhecida como incidência em decúbito lateral com raios horizontais, é…