Projeto da Portal Telemedicina voltado para o desenvolvimento infantil é selecionado pelo UNICEF Venture Fund
Atualizado em 15 de agosto de 2024 por Redação
Iniciativa que propõe integrar bancos de dados de saúde de crianças para contribuir com o melhor desenvolvimento infantil foi escolhida entre 450 propostas de mais de 75 países
A Portal Telemedicina foi uma das nove empresas do mundo escolhidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Venture Fund para desenvolver uma solução de inteligência artificial (IA) para contribuir com a melhora do índice de desenvolvimento infantil. A empresa fará parte da coorte de startups que desenvolvem soluções de educação e sistemas de saúde alimentados por IA para a instituição.
Financiado pelo Unicef, o projeto que será desenvolvido pela empresa a partir de agora, propõe integrar bancos de dados de saúde de crianças de várias frentes, como por exemplo: vacinação, consultas médicas, conselho tutelar, exames, dados escolares, etc.
A plataforma criada irá emitir alertas para gestores públicos sobre situações de saúde que exigem cuidados especiais, permitindo ações mais específicas e eficientes para combate de problemas e como prevenir alguns deles.
Este histórico também será disponibilizado aos pais ou responsáveis via aplicativo por onde receberão dados, alertas e lembretes, assim como as escolas.
Integração de dados ajudará a desvendar e monitorar doenças e desenvolvimento infantil
A IA permitirá cruzar dados de saúde de crianças e, consequentemente, desvendar dados sobre doenças e viabilizar tratamentos.
“Recentemente estamos tendo vários casos de hepatite infantil com causa ainda desconhecida no Brasil, que anda intrigando autoridades na área da saúde. Com uma base robusta de dados de saúde de todas essas crianças, seria possível cruzar dados de saúde rapidamente e visualizar quais as similaridades no histórico de saúde entre os casos e ter insights que ajudassem os pesquisadores a ganhar tempo para tentar desvendar a que a doença pode estar relacionada”, explica a diretora de produto da Portal Telemedicina, Elizabeth Rocha Fernandes.
Apenas duas empresas do Brasil foram selecionadas
A escolha da Portal pelo UNICEF Venture Fund se deu após um rigoroso processo de seleção que envolveu várias etapas, para desenvolver uma solução de inteligência artificial para contribuir com a melhora do índice de desenvolvimento infantil.
No Brasil apenas duas empresas foram selecionadas, o Fundo recebeu mais de 450 propostas de mais de 75 países do programa UNICEF.
Leia também: Gestão de saúde populacional: como a tecnologia pode ajudar
Sobre a Portal Telemedicina
A empresa brasileira de tecnologia na saúde atua há oito anos no mercado, oportunizando que médicos analisem exames através de automações de IA (Inteligência Artificial) e Machine Learning, fornecendo laudos médicos precisos, rápidos e de baixo custo, tudo à distância.
Com a plataforma desenvolvida pela empresa, clínicas, hospitais, centros de saúde e pacientes podem se conectar a renomados médicos que conseguem emitir laudos remotamente e prestar atendimento via teleconsulta.
Desde o início da pandemia de Covid-19, a Portal Telemedicina adaptou seus algoritmos para detectar o coronavírus em exames de imagem pulmonar (Raio-X), com 90% de precisão. A Portal processa milhares de exames por dia, proporcionando saúde de qualidade para pacientes em mais de 600 cidades do Brasil e da África, locais em que o acesso à medicina é mais difícil.
A health tech é acelerada pelo Google. Em 2019, a empresa foi eleita pela ONU como uma das 10 melhores empresas do mundo para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030.
Em 2021, recebeu o prêmio Top Global Telemedicine Solution, da Healthcare Tech Outlook Magazine e foi eleita uma das 50 empresas mais confiáveis do mundo pela Silicon Review.
Leia também: Inteligência Artificial na Saúde: soluções, possibilidades e tendências