clínicas de saúde ocupacional

clínicas de saúde ocupacionalA implantação dos serviços de laudo à distância, ou telemedicina, em clínicas de saúde ocupacional agiliza os diagnósticos e ajuda a aumentar o número de especialidades atendidas.

Com um investimento inferior à contratação de novos profissionais, a adesão de um sistema de telemedicina permite que as clínicas tenham um volume maior de pacientes sem prejudicar as entregas de exames, além de modernizar os serviços prestados.

Na teoria essas possibilidades são bem impressionantes. Mas como isso funciona na prática? O processo de implantação é simples? Como essa tecnologia pode agregar valor à clínica?

É o que mostraremos no artigo de hoje. Vamos explicar como aplicar os serviços de laudos à distância em instituições especializadas em medicina ocupacional.

Vamos explicar as quatro etapas do processo:

  • Equipamentos médicos para a realização dos exames: aquisição ou locação
  • Conexão desses equipamentos com o sistema de telemedicina
  • Treinamento da equipe da sua clínica
  • Envio dos primeiros exames para laudo

 

Como implantar o sistema de telemedicina em clínicas de saúde ocupacional?

1. Equipamentos

O primeiro passo para utilizar o sistema de laudos à distância é a realização dos exames clínicos. Eles podem ser aplicados por técnicos de enfermagem ou enfermeiros capacitados a operar os equipamentos nas unidades de medicina do trabalho. Alguns exemplos de exames que podem entrar nesse processo são:

  • Espirometria
  • Eletrocardiograma (ECG)
  • Radiografia
  • Eletroencefalograma, entre outros

Depois da realização dos exames, as informações geradas vão para a empresa especializada em laudos à distância. Caso as clínicas de saúde ocupacional não possuam equipamentos com sistemas tecnológicos mais avançados para a geração de documentos online, os exames podem ser digitalizados manualmente. No entanto, o mercado conta com fornecedores que fazem esse processo de forma automática, sem a necessidade de digitação. Com isso, a clínica evita retrabalho e erro humano nos resultados dos exames.

clínicas de saúde ocupacionalOutra alternativa interessante é a locação de dispositivos. Além de modernizar o atendimento, algo percebido de forma positiva pelos pacientes, pode também ampliar a gama de exames realizados. O investimento para alugar um equipamento radiológico, por exemplo, é inferior ao da compra. Os recursos que seriam aplicados na aquisição de apenas uma máquina podem ser revertidos para expansão das modalidades médicas atendidas, com o aluguel de diferentes ferramentas para aplicação de exames. Na prática a clínica ganha uma oportunidade de expandir seus serviços e gerar mais receita.

Para locar os equipamentos, a unidade médica pode contratar o serviço com alguma empresa que também realize os laudos à distância. É o caso da Portal Telemedicina, que oferece contratos de locação por 12, 24 e 36 meses dos equipamentos necessários para a realização de diferentes tipos de exames, como Raio-X, mamografias, tomografias, ressonância magnética, acuidade visual e outros. No final do período a clínica pode fazer a aquisição permanente, com descontos oferecidos pelo tempo de locação.

2. Instalação do software

Depois da realização dos exames, os arquivos devem ser enviados à instituição que irá gerar os laudos médicos. Para isso, o sistema, como o da Portal Telemedicina, é integrado aos equipamentos das  clínicas de saúde ocupacional. Essa conexão é feita gratuitamente por um técnico de forma remota em até cinco dias.

Caso a instituição não possua dispositivos digitais para integrar o sistema de envio dos arquivos, o profissional de saúde deve escanear e encaminhar as imagens para a realização do laudo. Esse também é procedimento que pode ser aplicado para a realização de testes gratuitos na Portal Telemedicina.

3. Treinamento de equipes para a realização dos exames

Com a instalação do sistema de telemedicina, a equipe que irá realizar os exames médicos deve ser capacitada para o uso dos equipamentos e envio dos arquivos à instituição contratada para geração dos laudos.

Cada modalidade médica possui um protocolo específico para realização e envio dos exames, contudo, com os equipamentos digitais esses procedimentos ficam mais simples. Em caso de dúvidas (tanto no envio quanto no recebimento dos arquivos), as clínicas de saúde ocupacional têm à disposição o serviço de suporte técnico, com a possibilidade de poder  entrar em contato com o médico especialista.

4. Geração do laudo com rapidez e segurança garante ampliação no atendimento das unidades

Após o envio dos exames pelos técnicos nas unidades de saúde, os arquivos são encaminhados aos especialistas. Na Portal Telemedicina, esses arquivos são laudados e assinados em até 24 horas. Em situações de emergência, os profissionais de saúde podem solicitar o adiantamento do laudo e receber os resultados em até 60 minutos.

Nas clínicas de saúde ocupacional essa velocidade é essencial, principalmente em casos de acidentes de trabalho. Também com o aumento da demanda nos últimos anos, gerada pelo crescimento de empregos em áreas industriais como abordado nesse artigo, torna-se imprescindível o atendimento veloz.

Os laudos gerados são armazenados de forma segura em uma plataforma online, cumprindo com a legislação que determina a proteção por cinco anos destes documentos. No artigo Por que o armazenamento de exames ainda é um desafio dentro das clínicas? abordamos especificamente a obrigatoriedade da guarda de arquivos e como esses processos podem ser realizados de forma segura, com os sistemas de laudo à distância. Outra vantagem é a economia com o armazenamento dos arquivos impressos, que exigem um espaço e cuidados especiais para preservação.

 

Por que adotar? Mais economia e praticidade para clínicas de saúde ocupacional

clínicas de saúde ocupacionalA geração de laudos exige a avaliação de médicos especialistas. No entanto, a contratação de vários profissionais para o atendimento de diferentes modalidades clínicas pode ser muito onerosa, e não trazer o retorno esperado. Porém, com o sistema da Portal Telemedicina as clínicas de saúde ocupacional passam a receber laudos de profissionais altamente qualificados, que lecionam nas principais universidades do país. Esses documentos recebem a assinatura do médico e podem ser personalizados com a marca da unidade de saúde.

A economia na contratação de especialistas pode gerar resultados interessantes. Pelo o que mensuramos entre os clientes da Portal Telemedicina, o uso da tecnologia para laudos à distância pode aumentar a produtividade da instituição em 10x. Esses recursos podem ser revertidos na ampliação do unidade de saúde, com o investimento em equipamentos modernos e sistemas de gestão que qualificam o atendimento dos pacientes.

Outros benefícios oferecidos pela telemedicina:  

  • A segurança no armazenamento dos laudos na nuvem: todos os documentos gerados pelo sistema devem ser protegidos por certificados de segurança e criptografia do conteúdo, fornecendo o acesso apenas à pessoas autorizadas. A Portal Telemedicina oferece essas proteções e armazena de forma ilimitada os arquivos.
  • Otimização do tempo: com a redução no tempo de laudo, que é entregue em até 24 horas, os profissionais da unidade de saúde podem reorganizar o atendimento dos pacientes. Além disso, os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar com acesso à internet.
  • Maior velocidade no tratamento e diagnóstico de doenças: a identificação precoce e veloz de doenças, a partir do laudo gerado por especialistas qualificados, aumenta a qualidade no tratamento. Da mesma forma, no atendimento de emergências, o laudo à distância entregue em até 1h agiliza os serviços prestados pelo profissional de saúde.  

No artigo 5 Vantagens da Telemedicina, abordamos ainda outros pontos específicos da utilização desta inovação nos serviços prestados em instituições médicas.  

Se você ficou com alguma dúvida sobre como ocorre a aplicação da telemedicina em clínicas de saúde ocupacional ou como adquirir nossos serviços deixe um comentário. Toda a instalação do sistema ocorre gratuitamente e você pode solicitar um teste por aqui.

Crédito das fotos (de cima para baixo):

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710