atendimento humanizadoO debate sobre o atendimento humanizado tem ganhado cada vez mais força à medida que a tecnologia é implementada na área da saúde. A utilização de procedimentos técnicos padronizados e automatizados, além de estruturas hospitalares maiores e mais complexas, contribui para a ideia de que as inovações tornam a relação médico-paciente mais fria e objetiva.

Mas, será que não é justamente o oposto? Não é preciso considerar que, com procedimentos burocráticos ou repetitivos sendo realizados por ferramentas digitais e com o apoio da inteligência artificial, os médicos e outros profissionais de saúde podem agora dedicar mais tempo ao atendimento e tratamento de seus pacientes?

Neste artigo, vamos falar mais sobre o atendimento humanizado e como a tecnologia pode ajudar a melhorar a anamnese durante as consultas e auxiliar os profissionais de saúde a cuidar das pessoas com mais empatia e atenção.

A importância do atendimento humanizado

Primeiro, vamos apresentar o que é considerado um atendimento humanizado. Pode-se dizer que é aquele em que o profissional de saúde – o médico é o principal “ator”, mas é preciso considerar também toda a equipe de atendimento –  entende o paciente como indivíduo, uma pessoa com personalidade e necessidades particulares. O profissional então estabelece com esse paciente um diálogo a partir do momento da investigação sobre a doença até a prescrição e aplicação do tratamento ou procedimento.

Por isso, o tratamento humanizado pressupõe a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e equipe. Esse elo é fundamental para que o paciente confie no médico e cumpra as orientações que este prescrever, especialmente em casos mais graves.

Em resumo, há um atendimento humanizado quando:

  • O tratamento é individualizado, ou seja, considera a pessoa como um todo e não a classifica de maneira generalista em função do seu diagnóstico ou quadro geral.
  • O cuidado é realizado com empatia, atenção e acolhimento integral ao paciente e sua família/ acompanhante.
  • Existe uma escuta atenta e diferenciada, com a presença de um olhar sensível para as questões humanas.
  • Há respeito a intimidade e as diferenças.
  • O atendimento transmite confiança, segurança e apoio.

atendimento humanizadoSob o ponto de vista do paciente, o atendimento mais próximo e com atenção às suas necessidades está diretamente relacionado a aptidão e a ética do profissional de saúde. É claro que estes são fatores fundamentais, mas também é preciso considerar as condições de trabalho a que os profissionais são submetidos. Assim, para estabelecer a humanização no ambiente hospitalar, é preciso valorizar a dignidade do paciente, mas também de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Mudança de cultura também depende de melhoria na estrutura

Além das mudanças na cultura de atenção aos pacientes, o Ministério da Saúde, dentro das diretrizes do programa HumanizaSUS, estabelece que a humanização da assistência vai além: há corresponsabilidade entre instituições e profissionais na produção de saúde e na gestão dos processos de trabalho, incluindo a estrutura para possibilitar todos estes cuidados.

Dessa forma, vale ressaltar que a gestão do hospital, público ou privado, deve levar em conta a pressão da profissão, alta carga horária, atividades com alto nível de estresse e outras situações cotidianas (que podem gerar cansaço ou pouca motivação) que envolvem os profissionais da área da saúde. Também precisa estar atenta a estrutura que oferece, que deve contar com equipamentos e processos para facilitar a rotina e atender com qualidade.

 


Como a tecnologia pode ajudar

Quando falamos em estrutura para atender com qualidade, podemos citar desde bons equipamentos até a automatização de processos de gestão. Estes e muitos outros procedimentos podem contar com a tecnologia para ser mais precisos e eficientes.

Em relação aos equipamentos, muitos já dão grande suporte ao médico, sua equipe e pacientes. Bons exemplos são os aparelhos de endoscopia, colonoscopia e cateterismo, que apontam anomalias, mas também já são capazes de retirar nódulos ou desobstruir artérias de forma menos invasiva que há poucos anos. No hospital Albert Einstein, em São Paulo, já há aparelhos de imagem capazes de apontar possíveis doenças e encaminhar notificações automaticamente para o médico, e equipamentos que enviam sinais vitais do paciente diretamente para os prontuários eletrônicos.

atendimento humanizadoMas há inovações nas mais diversas áreas da saúde, desde diagnóstico, passando por tratamentos, pesquisas, indústria farmacêutica, até a introdução da robótica em procedimentos, por exemplo. É a chamada medicina do futuro, que hoje utiliza a evolução do conhecimento médico juntamente com o desenvolvimento e domínio das tecnologias de ponta.

A internet das coisas (IoT) e o uso da Inteligência Artificial na medicina talvez sejam as soluções mais transformadoras. Com uma série de equipamentos interligados e conectados, e computadores capazes de armazenar e processar um enorme repertório de dados, hoje é possível buscar respostas e tratamentos para doenças de uma forma muito mais rápida do que qualquer mente humana seria capaz. E antes mesmo das patologias aparecerem.

Estas tecnologias são essenciais para ajudar os médicos a se concentrarem mais no paciente e menos em coletar dados e informações que podem ser feitos por computadores. Os profissionais podem sair de situações burocráticas e se dedicar mais ao atendimento com empatia, recebendo bem o paciente, ouvindo suas queixas e o avaliando de forma global.

A aplicação da telemedicina

A telemedicina é uma dessas inovações no setor da saúde. As atividades da telemedicina facilitam a troca de informações e análise de resultados de diferentes exames.

Seu ponto forte atualmente é a emissão de laudos à distância. Por meio de uma plataforma online, o exame pode ser realizado em clínicas, consultórios ou hospitais de qualquer cidade e laudado por renomados especialistas, via internet.  Os exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional. O laudo online pode ser feito para várias especialidades médicas, em exames como ECG, EEG, mamografia, Raio-X, tomografia, entre outros.

atendimento humanizadoEm exames transmitidos via telemedicina é possível usar as soluções de IoT e a Inteligência Artificial para conectar aparelhos analógicos à plataforma e enviar os exames diretamente, sem precisar de digitalizações os uploads manuais. Já o aprendizado das máquinas auxilia na triagem dos exames, colocando as urgências em primeiro lugar da fila de análise.

Além disso, informa quase que imediatamente se a qualidade do exame está comprometida e se ele precisará ser refeito. Isso é especialmente útil, já que o médico não “perde tempo”’ com um exame que não vai fornecer informações relevantes. E evita a reconvocação de pacientes para repetir a realização do exame. Outro fator é que pela leitura que já fez de outros exames, o computador auxilia na emissão de laudos mais precisos.

Estas facilidades trazidas pela tecnologia, como já apontamos, ajudam na rotina e na organização do trabalho nas instituições de saúde. Com a telemedicina, por exemplo, a equipe de médicos especialistas que seria destinada apenas a laudar exames, pode ser aproveitada no atendimento. A equipe assim ganha o reforço de especialistas, que podem dar suporte e atenuar o número de consultas diárias feitas por cada profissional. Com mais tempo para dedicar a cada paciente, estes profissionais certamente poderão prestar uma assistência mais humanizada.

Quando a gestão do hospital consegue equilibrar o papel do médico – exame clínico, conversa e análise do histórico de saúde do paciente – com as importantes conclusões obtidas pelas inovações tecnológicas, a humanização do atendimento fica mais próxima.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as inovações tecnológicas na saúde e os benefícios que elas trazem? Acompanhe as atualizações do blog da Portal ou assine a nossa newsletter direto pelo site e receba os artigos por email.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710