O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é o documento obrigatório para a homologação da rescisão contratual. Está previsto no artigo 168 da CLT e também na Norma Regulamentadora no. 7 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. A legislação também prevê que o empregador arque com os custos da consulta médica e do exame demissional necessário para a emissão do ASO.
O mercado da saúde ocupacional cresceu em média 9,2% ao ano entre 2004 e 2014. Esse aumento acompanha o crescimento de profissionais registrados na área, que segundo o Anuário de Saúde do Trabalhador, subiu de 57.867 para 139.652 na última década.
O cenário de expansão deste mercado é animador para quem trabalha no setor. Porém, simultaneamente, os gestores de clínicas de saúde ocupacional devem estar em busca de melhorias no atendimento para garantir seus diferenciais frente à concorrência.
Uma pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Medicina e realizada pelo Instituto DataFolha em 2015 aponta que 60% dos entrevistados ainda consideram péssimo o atendimento de saúde no Brasil. As reclamações mais recorrentes são sobre o tempo de espera para consultas, exames ou cirurgias e a baixa quantidade de médicos. Diante desses dados, é possível perceber que um atendimento mais rápido e agilizado é extremamente valorizado pelos pacientes.
No caso da saúde ocupacional, a premissa de um atendimento rápido é um fator importante para empresas e trabalhadores. Um atestado médico admissional ou demissional que não é liberado com a urgência necessária significa um entrave para os processos de contratação e demissão em uma empresa. Garantir que os laudos de exames e atestados sejam entregues no menor tempo possível satisfazem e fidelizam o cliente.
Atualmente, a adoção de tecnologias para otimização desses processos é o melhor caminho para manter a produtividade e a excelência dos atendimentos em uma clínica de saúde ocupacional. Um estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que para cada 1% de investimento na área tecnológica obtém-se 7% de aumento na lucratividade da empresa a médio prazo.
A telemedicina é uma tecnologia que permite a realização de laudos de diversos tipos de exames à distância. Ela já é aplicada em diversas áreas da medicina e pode ser uma grande aliada na otimização da saúde ocupacional.
O investimento na implementação de telemedicina é bastante inferior se comparado à contratação de novos profissionais para analisar e laudar os exames localmente. A adoção desta tecnologia permite que as clínicas atendam um volume maior de pacientes sem prejudicar as entregas de exames, além de modernizar os serviços prestados.
A telemedicina funciona da seguinte maneira: uma empresa especializada instala o sistema nos aparelhos de exames da clínica – é possível realizar integrações com o equipamento existente, adquirir e alugar novos aparelhos. Os exames são realizados normalmente, por técnicos em enfermagem ou enfermeiros. Os dados coletados são enviados para a central da empresa de telemedicina. Lá, especialistas analisam as informações e enviam o laudo completo em até 24 horas após o recebimento.
Todos os exames abaixo podem ser otimizados com a telemedicina:
Dessa forma, é possível escalar a realização de exames demissionais. Ganha-se ainda em rapidez e qualidade na confecção e entrega dos laudos, pois há equipes médicas sempre disponíveis, com profissionais habilitados a laudar, remotamente, exames realizados em qualquer hora e lugar do país. Além disso, não há necessidade de um corpo clínico disponível em tempo integral no local. Assim, as clínicas de medicina do trabalho poderão se posicionar bem no mercado ao realizar, via telemedicina, diversos exames ligados à saúde do trabalhador.
Para saber mais, leia também o artigo “As vantagens da telemedicina”
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