As clínicas de saúde ocupacional são as responsáveis por fazer a interface entre os trabalhadores e seus contratantes, dando amparo legal e garantindo que a relação trabalhista não ofereça riscos à saúde física e mental dos profissionais. São estas clínicas que realizam os exames para admissão, demissão e outros testes periódicos, além daqueles relacionados às atividades de cada trabalhador. Todos estes exames, feitos em equipamentos médicos específicos, estão previstos pela Lei 7.855/89 (da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
Já nos exames periódicos podem ser feitos testes um pouco mais complexos, de acordo com a função desempenhada pelo funcionário, tais como:
Como vimos, pelo número de diferentes tipos de exames ocupacionais, as clínicas precisam contar com bons equipamentos médicos para atender a demanda. O investimento em novos dispositivos e em tecnologia, como o uso da telemedicina, também traz vantagens e facilita a oferta de serviços. Com a telemedicina, as clínicas pode contar com o laudo remoto, trazendo segurança, agilidade e custos reduzidos.
A telemedicina pode atender a diferentes modalidades de exames, como Eletrocardiograma (ECG), Espirometria, Raio-X, Tomografia, Mamografia, Acuidade Visual, Mapa, Holter, Ressonância Magnética e outros. Mas, para realizá-los com todas as possibilidades do uso e vantagens da telemedicina, é necessário contar com equipamentos médicos de qualidade reconhecida no mercado – de preferência os digitais, para que as informações do exame sejam enviadas em tempo real para os médicos que laudam à distância . Estes aparelhos podem ser comprados ou alugados diretamente com a empresa de telemedicina, inclusive com descontos ou outros benefícios.
Mas, quais equipamentos médicos são necessários e encontrados com mais frequência nas clínicas de saúde ocupacional? É o que vamos apresentar agora. Montamos uma lista com os principais dispositivos, mostrando algumas características de cada um deles. Confira:
Leia também: Tudo sobre equipamentos médicos
A medicina do trabalho é uma área que segue em crescimento no Brasil. As clínicas médicas podem aproveitar a ampliação do mercado para expandir o atendimento para mais especialidades. Já as clínicas de saúde ocupacional, que atuam e têm expertise neste segmento, devem considerar o incremento de equipamentos médicos como forma de se destacar e ganhar reconhecimento pela qualidade do atendimento.
Se tiver dúvidas sobre algum dos equipamentos, entre em contato. Saiba mais sobre a gestão de clínicas de saúde ocupacional e laudos à distância acompanhando os conteúdos da Portal Telemedicina.
Entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024, São Paulo foi o centro…
O mapeamento cerebral no autismo tem se destacado como uma ferramenta essencial no diagnóstico e…
Com a expansão da saúde digital, clínicas e hospitais estão investindo em sistemas de integração…
A recepção de uma clínica desempenha um papel essencial na primeira impressão que o paciente…
As doenças preexistentes são um tema relevante, especialmente para quem busca contratar planos de saúde…
Você já sentiu aquela dor nas costas que parece não ter fim? Ou talvez um…