Check-up médico online: saiba como funciona

Você conhece a importância do check-up médico periódico? Os exames de rotina incluem diversos procedimentos clínicos e laboratoriais que têm o objetivo de verificar as condições de saúde gerais do paciente.

A realização do check-up completo contribui para o diagnóstico de doenças ainda em estágio inicial, permitindo que o tratamento seja iniciado com agilidade, e também faz parte da manutenção de uma vida saudável. No entanto, com os avanços da medicina e da tecnologia, hoje já é possível fazer esse acompanhamento periódico de maneira virtual. 

Neste texto, você vai conhecer mais sobre a modalidade de check-up online, como funciona e os benefícios de fazer seus exames de rotina à distância.

Entenda o check-up médico online

Do mesmo modo que o check-up tradicional, o check-up online ou check-up virtual também tem o intuito de prevenir ou diagnosticar patologias antecipadamente e para a manutenção de registros médicos contínuos, o que pode contribuir imensamente em diagnósticos futuros. 

A diferença prática é que, ao invés de ir até o consultório, o paciente encontra com o médico de forma online, realizando uma consulta virtual de maneira síncrona. Ou seja, paciente e médico estão “ao vivo” em uma sala de videoconferência.

Como funciona o check-up virtual

O check-up possui procedimentos que são padrão para todos os pacientes, mas também pode incluir exames específicos, a depender das condições de saúde de cada pessoa. Mulheres, por exemplo, realizam o papanicolau, a mamografia e a ultrassonografia transvaginal. Em pacientes homens, o check-up inclui ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA.

O mais comum no check-up é a averiguação das condições de órgãos como coração, fígado e rins, além de eventuais alterações no sangue. 

No caso do check-up virtual, o atendimento online é amplamente beneficiado pela telemedicina, modalidade regulamentada inicialmente de forma extraordinária no início da pandemia de Covid-19, mas que agora já pode ser exercida plenamente no país, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Uma das principais vantagens do check-up online é o fornecimento de laudos à distância. A telemedicina também facilitou muito esse processo, especialmente por causa de tecnologias de ponta que permitem conectar os equipamentos utilizados nos procedimentos diretamente às plataformas de telemedicina. 

Como a emissão do laudo é feita de maneira automatizada, além da agilidade, há ainda a vantagem de que as informações não são inseridas manualmente no sistema, o que reduz a possibilidade de erros causados por digitação equivocada, por exemplo.

Benefícios do check-up médico online

Os avanços tecnológicos trazem diversos benefícios tanto para a prática da medicina, que se vale de equipamentos e procedimentos cada vez mais assertivos e ágeis, quanto para os pacientes. Com a possibilidade de realizar um check-up virtual, mesmo pessoas que vivem em lugares onde não há instituições públicas ou privadas de saúde que ofereçam atendimento especializado, podem ter acesso a atendimento médico de qualidade sem sair de casa.

Além disso, a praticidade de apenas entrar em uma sala de videoconferência contribui para que os pacientes não precisem contabilizar, em uma ida ao médico, o tempo de deslocamento ou a espera antes da consulta. No ambiente virtual, médico e paciente acessam a sala online ao mesmo tempo, com horário marcado. Isso representa uma enorme economia de tempo no dia do paciente e confere mais agilidade ao atendimento.

A realização de um check-up frequente traz ainda mais uma vantagem: evita com que o paciente caia no autodiagnóstico e na automedicação. O autodiagnóstico é a prática de pesquisar por conta própria sintomas e doenças, normalmente via buscadores online. Pesquisas indicam que cerca de 40% dos brasileiros têm esse hábito, que costuma levar a resultados equivocados e, com muita frequência, à automedicação

Tomar remédios sem orientação médica é uma prática que pode ter efeitos leves, moderados ou até mesmo gravíssimos. Muitas doenças apresentam sintomas iniciais leves e semelhantes, desde dores de cabeça até cansaço e mal-estar. No entanto, o que pode ser apenas um resfriado pode ser também um problema mais grave, e aplacar sintomas com remédios vai apenas suspender o sintoma em si, e não a patologia. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), 77% dos brasileiros se automedicam.

Conclusão

Com um atendimento rápido, virtual e direcionado às demandas do paciente, o check-up virtual é uma excelente alternativa para que as pessoas mantenham sua saúde geral em dia. A possibilidade de fazer esse encontro rotineiro com o médico — com periodicidade anual, bianual ou até mesmo semestral, em casos mais específicos — de maneira online traz muito mais agilidade e praticidade à vida do paciente, que não precisa nem sair de casa para receber atendimento e direcionamento médico de qualidade.

Quer saber mais sobre como a telemedicina pode contribuir para a sua saúde? Visite o blog da Portal Telemedicina e leia mais conteúdos como este.