• PT-BR
    • ES
    • EN
Televendas: +55 (11) 94127-5174 | +55 (11) 2538-1455 +55 (11) 95084-4777 (Somente WhatsApp) |
logo-portal-telemedicina
  • QUEM SOMOS
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • TRABALHE CONOSCO
  • CONTEÚDOS
    • BLOG
    • MATERIAIS EDUCATIVOS
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • SALA DE IMPRENSA
  • Solicitar proposta
  • Login
    • Entrar no Sistema
    • Validar Laudo
  • Menu Menu
Você está aqui: Home1 / CEO da Portal assume cargo de conselheiro da ABRIA
rafael figueroa, CEO da Portal, conselheiro da Abria

CEO da Portal assume cargo de conselheiro da ABRIA

1 de novembro de 2023/em Institucional Portal Telemedicina, Noticias /por Monica Jorge
4 min. de leitura

Atualizado em 30 de julho de 2024 por Redação

Homem na sacada de escritório sorrindo com camisa social azul

Crédito Diórgenes Pandini. Rafael Figueroa – CEO e cofundador da Portal Telemedicina, conselheiro da ABRIA

O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, assumiu cargo de conselheiro da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA). A entidade que representa o setor de IA no Brasil reúne grandes lideranças nacionais da área. Com o foco em fomentar a inovação através da adoção de plataformas de IA que ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade da economia brasileira.

Rafael é um empreendedor serial especialista em Inteligência Artificial, responsável por inovações que já impactaram mais de 33 milhões de pacientes. Ele foi reconhecido pelo Google como uma das autoridades mundiais em Machine Learning e, como Google Developer Expert na área, é mentor de executivos de alto nível de mais de 50 empresas no Vale do Silício, Brasil e Japão.

Rafael ressalta a importância de haver líderes especializados à frente da expansão do uso de IA no Brasil. 

“Fico lisonjeado com esse convite, especialmente em um momento em que a IA cresce exponencialmente, o que reforça ainda mais o papel da ABRIA. A diversidade Brasileira é um celeiro de inovação, há produtos no mercado capazes de gerar alto impacto em negócios e no cotidiano das pessoas, inclusive salvando vidas, e essas soluções precisam chegar ao conhecimento de todos”, destaca. 

A ABRIA iniciou em 2017 com a reunião de 16 empresários da área que resolveram somar esforços para acelerar a adoção de plataformas de IA que geram impacto na sociedade e ajudar na formação de mão de obra especializada.

Além de fomentar novos negócios de impacto na iniciativa privada, a ABRIA tem projetos para ampliação do uso de IA no poder público. A estratégia de Inteligência Artificial Eixo 8, desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do governo federal, por exemplo, estimula a adoção de produtos e serviços de IA para apoiar a gestão pública. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Leia também: CEO da Portal palestra em São Paulo sobre o futuro da IA na saúde

Sobre Rafael 

Rafael Figueroa é CEO e cofundador da Portal Telemedicina, startup brasileira que criou uma revolucionária plataforma médica de telediagnóstico e Gestão de Saúde Populacional, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das 10 empresas do mundo para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis de 2030. Ele desenvolveu uma plataforma que utiliza algoritmos de IA para detectar alterações em exames médicos e realizar triagem de emergências, tecnologia compatível com 90% dos dispositivos médicos que estão no mercado. Para isso, montou equipes multifuncionais compostas por centenas de profissionais unidos a 10.000 médicos.

Em 2021, Rafael foi o primeiro brasileiro a ministrar uma aula sobre saúde digital e inteligência artificial para a disciplina de Ciência de Dados da faculdade de medicina da Harvard Medical School.

Em 2022, foi convidado a escrever um capítulo sobre telemedicina e inteligência artificial no livro Resilient Health: Leveraging Technology and Social Innovations to Transform Healthcare for COVID-19 Recovery and Beyond. A obra da editora Academic Press é editada por Judy Kuriansky e Pradeep Kakkattil, duas lideranças globais em projetos sociais vinculados à ONU.  

 

Sobre o Autor(a)
Monica Jorge
Comunicadora com dez anos de experiência em redação e edição de conteúdos voltados para a área de saúde, tecnologia e educação. Especialista em marketing digital na Portal Telemedicina.
Tags: abria, associacao brasileira de inteligencia artificial, IA, ia no brasil, inteligencia artificial, inteligencia artificial no brasil, portal telemedicina, rafael figueroa
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar por email
  • Compartilhar com o Whatsapp
https://portaltelemedicina.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Credito-Diorgenes-Pandini.-Rafael-Figueroa-CEO-e-cofundador-da-Portal-Telemedicina-3.jpg 1080 1620 Monica Jorge https://portaltelemedicina.com.br/wp-content/uploads/2024/11/logo-portal-telemedicina-svg2.svg Monica Jorge2023-11-01 08:53:102024-07-30 09:38:42CEO da Portal assume cargo de conselheiro da ABRIA
Talvez você goste dos artigos
foto ilustrando tendências na medicina do trabalho Confira 3 tendências na medicina do trabalho
CEO da Portal ministra aula de encerramento na Harvard Medical School
IA generativa: o que é e qual seu impacto na saúde
Machine Learning na saúde: conheça algumas aplicações
Inteligência Artificial reduz taxa de repetição de ECG em 40%, aponta estudo
O que é uma healthtech e a evolução dos serviços de saúde

Sobre o Autor

Monica Jorge
Comunicadora com dez anos de experiência em redação e edição de conteúdos voltados para a área de saúde, tecnologia e educação. Especialista em marketing digital na Portal Telemedicina.
Search Search

Receba novidades

Notícias mais lidas

  • fachada de centro de convenções com logotipo da Cop 30 Brasil na calçada
    Um olhar da Amazônia: A participação da Portal Telemedicina e Rede Conexão Povos da Floresta na COP308 de dezembro de 2025 - 14:39
  • técnicos realizando manutenção em equipamentos hospitalares
    Manutenção de equipamentos hospitalares: Engenharia clínica, segurança, calibração e compliance3 de dezembro de 2025 - 22:14
  • Enfermeiro na telemedicina: Papel, competências, limites legais e fluxos clínicos que realmente funcionam2 de dezembro de 2025 - 10:21
  • luva, capacete e protetor de ouvido em bancada de madeira
    Riscos ocupacionais: O que são, como identificar e gerenciar os principais perigos no ambiente de trabalho28 de novembro de 2025 - 15:27
  • Início
  • Quem Somos
    • Sobre
    • Sala de Imprensa
    • Notícias Institucionais
    • Política de privacidade
    • Termos e condições gerais de uso

Diretor Técnico

Dr. Roberto Arabe Abdanur Jr.
CRM: 115.022
CREMESP (Portal Telemedicina): 960023
  • Laudos
    • Acuidade Visual
    • Eletrocardiograma
    • Eletroencefalograma
    • Espirometria
    • Holter
    • Mamografia
    • Mapa
    • Raios-X
    • Ressonância Magnética
    • Teste Ergométrico
    • Tomografia
  • Soluções de Telemedicina
  • Plataforma de Laudos
  • Plataforma de Teleconsulta
  • Equipamentos Médicos
    • Acuidade Visual
    • Eletrocardiógrafos
    • Eletroencefalógrafos
    • Espirômetros
  • Trabalhe Conosco
  • Blog
  • Contato
  • FAQ

CONTATOS E ENDEREÇOS

SÃO PAULO
Portal Telemedicina: Edifício iTower
Alameda Xingu, 350, 17º andar, Cj. 2304, Alphaville Industrial e Empresarial
Barueri - SP
CEP: 06455-911
Portal Equipamentos: Rua Maria Curupaiti, 441. Andar 2 Conj 2003 D
Bairro: Vila Ester
CEP: 02452-001
logo whatsapp portal telemedicina 2 + 55 (11) 94127-5174

comercial@portaltelemedicina.com.br
privacidade@portaltelemedicina.com.br
ATENDIMENTO / SUPORTE
logo whatsapp portal telemedicina 1 + 55 (11) 95084-4777 ou (11) 97200-4331 (somente Whatsapp)
logo telefone portal telemedicina+ 55 (11) 2538-1455 (ligações)

VENDAS
logo whatsapp portal telemedicina 2 +55 (11) 94127-5174


SIGA-NOS

  • logo facebook telemedicina
  • logo linkedin telemedicina
  • logo youtube telemedicina
  • logo instagram telemedicina
  • logo twitter telemedicina
  • Logomarca Google Launchpad
  • Logomarca Google Cloud
  • Logomarca Ministério Ciência
  • Logomarca 100 Startups
  • Logomarca SOC
  • Accelerate 2030
© Copyright - Portal TelemedicinaPor InCuca Tech
Scroll to top

SOLICITE UMA PROPOSTA

Erro: Formulário de contato não encontrado.

REQUEST A PROPOSAL

Erro: Formulário de contato não encontrado.

SOLICITE UNA PROPUESTA

Erro: Formulário de contato não encontrado.