Conheça o curso de eletrocardiograma da Portal Telemedicina

4 min. de leitura

treinamento para realização de eletrocardiograma

O exame de eletrocardiograma feito corretamente é essencial para um diagnóstico preciso e para evitar prejuízos a clínicas e hospitais, assim como transtornos aos pacientes e profissionais envolvidos. Pensando nisso, a Portal Telemedicina lançou um curso de eletrocardiograma que vai capacitar estudantes e profissionais da saúde na realização do exame. O curso também é destinado a profissionais que já aplicam o ECG, mas querem se atualizar. 

O treinamento é 100% virtual e possui emissão de certificado nacional pela Manole Educação.

O curso possui conteúdo teórico e prático e as aulas ficam gravadas, garantindo maior flexibilidade para os seus estudos. Os alunos ainda têm acesso a um plantão de dúvidas com os professores e o material de suporte fica disponível por 12 meses.

O valor do treinamento é de R$ 199,00, que podem ser pagos à vista ou em até 10x no cartão de crédito. A carga horária é de 4 horas. 

Garanta agora sua vaga!

Erros mais comuns na realização do eletrocardiograma

O curso de eletrocardiograma da Portal Telemedicina é coordenado pela professora Fabiana Francisco, especialista em eletroencefalografia. Ela explica que, entre os erros mais comuns na realização do ECG, está a interferência de eletricidade no traçado. Isso ocorre quando o filtro de 60 Hz está desligado, permitindo que fontes elétricas externas interfiram no resultado.

Por essa razão, é fundamental que o profissional que realizará o exame saiba reconhecer os traçados. Uma eventual troca de cabos, por exemplo, também pode ser rapidamente identificada e corrigida observando o traçado do exame.

Outro erro comum está no posicionamento incorreto dos eletrodos. Polos mal colocados vão gerar um resultado impreciso. A assepsia mal feita é um dos exemplos de problemas no momento da instalação do aparelho, dificultando a aderência do eletrodo à pele do paciente.

Prejuízos de um exame de eletrocardiograma mal realizado

O EGC é um exame porta de entrada na cardiologia. No entanto, por mais simples que possa parecer, é também determinante para apontar a necessidade de outros procedimentos. Diante disso, os prejuízos de um eletrocardiograma realizado de maneira incorreta são altos para a saúde do paciente. 

A reconvocação do paciente gera perda de tempo para que ele obtenha os resultados do seu quadro de saúde, além da necessidade de um novo deslocamento, o que pode ser um transtorno para pessoas com dificuldade de mobilidade ou que moram longe da clínica onde realizaram o exame.

Além disso, erros na aplicação do ECG são prejudiciais às clínicas — que realizam o exame duas vezes e recebem por um — e à credibilidade dos próprios profissionais da saúde.

Inscreva-se no curso de eletrocardiograma!

O treinamento de ECG oferecido pela Portal tem como objetivo dar segurança aos profissionais tanto na realização do procedimento técnico quanto na identificação do traçado. O curso também pode ser adquirido por clínicas que queiram treinar seu quadro de profissionais.

As aulas são ministradas pela professora Fabiana Castro, especialista em eletroencefalografia, e pelo Dr. Júlio Cesar Kreling, médico cardiologista.

Ficou interessado? Acesse a página de inscrição e garanta sua vaga.

Conheça também nosso treinamento para realização de eletroencefalograma.