Por que investir na capacitação de profissionais de saúde da sua clínica?

8 min. de leitura

Enfermeira realizando exame de eletrocardiograma em pacienteA boa gestão de uma clínica de saúde passa, obrigatoriamente, pela atenção dada ao capital humano da empresa. Investir na capacitação de profissionais de saúde da sua clínica ou hospital através de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento é uma medida que impacta na autoestima desses profissionais, aumenta a qualidade do serviço prestado e ainda evita prejuízos para a empresa, 

Neste artigo você confere os principais motivos para apostar na capacitação de profissionais de saúde e quais os treinamentos que a Portal Telemedicina oferece.

Confira:

Boa realização do exame reduz taxa de reconvocação do paciente 

A realização correta dos exames, por mais simples que alguns possam parecer, é essencial para garantir um diagnóstico preciso. Qualquer ruído entre a chegada do paciente na clínica e a avaliação do médico na outra ponta do processo pode representar um risco tanto para a sua empresa quanto para as vidas com as quais ela está lidando.

Por isso, a constante atualização e capacitação de profissionais de saúde é fundamental para evitar prejuízos e transtornos a todas as partes envolvidas.

No caso de um exame de eletrocardiograma, por exemplo, a quantidade de gel condutor, o posicionamento incorreto dos eletrodos e uma assepsia insuficiente da pele são alguns dos fatores que podem gerar interferência no traçado. É importante que o enfermeiro ou técnico responsável pelo ECG saiba identificar essa interferência, o que está causando o problema e como corrigi-lo. 

A professora Fabiana Francisco, especialista em eletroencefalografia e coordenadora dos treinamentos da Portal, reforça a importância de manter esse conhecimento em dia.

“Quando esse profissional domina exatamente o que ele faz, as chances de erro são mínimas. Quando ele não tem esse domínio completo, ele pode gravar o exame com interferência e isso pode incorrer na reconvocação de paciente”, destaca a professora.

 

Leia também: Realização de exames: treinamento para ter laudos precisos

Treinamento para realização de eletrocardiograma — Garanta sua vaga!

Capacitação eleva autoestima e produtividade

A expressão capital humano diz respeito ao conjunto de habilidades, experiências, atributos, características de personalidade e conhecimento de um colaborador. O conceito surgiu na década de 1950 em estudos do economista e vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Theodore W. Schultz. O pesquisador foi um dos primeiros a demonstrar que ações e investimentos na capacitação e bem-estar dos colaboradores estão diretamente ligados ao aumento da produtividade destes e ao crescimento da empresa.

Cabe aos gestores da empresa guiar esse ativo da melhor forma possível. Afinal, uma organização não se mantém sem o fator humano. Além de considerar valores, cultura e outros aspectos da empresa que entram na conta do capital humano, é fundamental investir em educação profissional.

A capacitação de profissionais de saúde entra aqui como uma medida primordial no cálculo do capital humano de uma clínica, por exemplo, na medida em que influencia na autoestima e empoderamento dos colaboradores, na qualidade da prestação do serviço e na própria segurança dos pacientes.

Manter seus colaboradores especializados e capacitados para realizar um bom atendimento é uma condição chave para garantir o sucesso da clínica. Afinal, os profissionais da saúde lidam diretamente com pessoas, muitas vezes em situações de vulnerabilidade e ansiedade. Passar confiança para o paciente por meio de cordialidade e demonstração de conhecimento técnico pode ser o diferencial que garantirá o destaque da sua clínica no ramo.

Leia também: Clínica sem papel: vantagens de digitalizar documentos e exames

Conheça os treinamentos da Portal Telemedicina

Pensando em oferecer uma solução completa de telemedicina para nossos clientes, a Portal possui em seu catálogo de produtos e serviços treinamentos EAD e presenciais. Saiba mais:

Curso online de eletroencefalograma (EEG)

A certificação em eletroencefalografia tem como objetivo aprofundar os conhecimentos de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem na realização do EEG e atualizar esses profissionais sobre novos conhecimentos na área. O curso possui tanto aulas práticas quanto teóricas com especialistas no assunto, que tratam sobre as condutas corretas antes, durante e depois do eletroencefalograma.

O treinamento é 100% online e possui uma carga horária de 8 horas divididas em 4 módulos. São eles:

Módulo 1: Estruturas Anatômicas, Telencéfalo e Função dos Lobos Cerebrais;

Módulo 2: Apresentação do EEG, Organização da Sala e Anamnese;

Módulo 3: Teoria do Sistema 10-20, Prática do Sistema 10-20 com fita métrica e Prática do Sistema 10-20 sem fita métrica;

Módulo 4: Ritmos cerebrais alfa, beta, teta e delta, Artefatos e Principais Atividades Irritativas no EEG.

O valor do curso pode ser parcelado em até 10x no cartão de crédito.

Inscreva-se agora no curso de eletroencefalograma da Portal

Curso online de eletrocardiograma (ECG)

A capacitação de profissionais de saúde em exames de eletrocardiograma é voltada para estudantes e profissionais da saúde que queiram aprender ou se aperfeiçoar na aplicação do ECG. O treinamento é 100% virtual e, assim como o curso de EEG, também possui emissão de certificado de abrangência nacional pela Manole Educação.

O curso conta com conteúdo teórico e prático e as aulas ficam gravadas, permitindo uma maior flexibilidade para os estudos. Ainda é possível esclarecer dúvidas com os professores por um plantão na plataforma e acessar o material de suporte que fica disponível por 12 meses. 

A carga horária é de 4 horas e o treinamento pode ser parcelado em até 10x no cartão de crédito.

Adquira agora o curso de eletrocardiograma da Portal

Treinamento em processos de telemedicina

Além dos cursos de eletrocardiograma e eletroencefalograma, a Portal também garante treinamentos em todos os processos que envolvem a telemedicina, desde a realização dos exames até o seu envio para a plataforma. 

Durante o treinamento, os profissionais também são orientados sobre os aspectos que impactam no atendimento via telemedicina. Manter a calma do paciente, responder e informá-lo de maneira clara sobre os procedimentos que serão realizados, adequar o ambiente e estar atento ao uso dos equipamentos são algumas das condutas essenciais. 

No momento da implementação de nossa tecnologia, a Portal Telemedicina oferece o serviço completo, desde a instalação e integração dos aparelhos e sistemas até a capacitação de profissionais de saúde e colaboradores da empresa.

Mas você também pode contratar esse serviço à parte para qualificar ou atualizar a sua equipe, entre em contato com os nossos consultores para ver qual o melhor treinamento para a sua necessidade.