Laudo de espirometria via telemedicina traz benefícios para clínicas de saúde ocupacional

8 min. de leitura

Utilizada para identificar enfermidades ou distúrbios no pulmão, a espirometria é um exame que mede a quantidade e a velocidade do ar que uma pessoa é capaz de inspirar e expirar. Asma, bronquite, enfisema pulmonar e fibrose pulmonar são exemplos de doenças que podem ser investigadas e monitoradas com o auxílio deste exame. 

Entre as pessoas com fatores de risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias estão os trabalhadores expostos à poeira mineral. Por essa razão, eles precisam fazer espirometria no exame admissional e a cada dois anos (ou em intervalos menores de tempo se houver indicação médica). 

Previsto na NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), este é um exame feito comumente para avaliação da função respiratória de quem exerce atividades como pintura, marcenaria, marmoraria, serralheria e mineração. Neste contexto, a espirometria é um exame importante para a lista de serviços oferecidos por clínicas de saúde ocupacional. 

O laudo só pode ser emitido por um médico. E embora ele possa ser dado por um médico do trabalho, recomenda-se que o laudo seja feito por um pneumologista.

Como nem sempre é possível que uma clínica de saúde ocupacional tenha em seu quadro médico a especialidade de pneumologia, o laudo espirometria via telemedicina é uma ótima alternativa para incluir esse exame no rol de serviços da clínica. 

Como o laudo de espirometria via telemedicina é utilizada na saúde ocupacional?

Trabalhadores que se expõem à poeira ou a gases tóxicos podem desenvolver doenças como asma ocupacional, infecção por inalação e pneumonia de hipersensibilidade. Todas elas podem ser diagnosticadas e acompanhadas com espirometria. 

A espirometria é feita com aparelhos chamados espirômetros, que possuem alta tecnologia e são bastante simples de manusear. A realização do exame pode ser conduzida por técnicos de enfermagem ou enfermeiros especializados.

O exame é indolor e rápido, durando em média 15 minutos. Inicialmente, o médico ou técnico que fará o exame coloca uma presilha de borracha no nariz do paciente para que este respire apenas pela boca. Em seguida, ele dá à pessoa um aparelho, ela enche o peito de ar e depois sopra com toda a força que tem, esvaziando lentamente os pulmões, por no mínimo 6 segundos. 

Esse processo de sopro é repetido pelo menos três vezes. Em alguns casos, conforme a orientação médica, depois dessa primeira etapa, é necessária a utilização de broncodilatadores e o exame é feito novamente depois de 15 ou 20 minutos. 

O profissional que está acompanhando o paciente precisa ser bem treinado para passar todas as orientações corretamente. Há dois tipos de aparelhos de espirometria: portáteis e de mesa. 

Na espirometria via telemedicina, os dados coletados no momento do exame são transmitidos em tempo real para a empresa de telemedicina, como a Portal Telemedicina, por exemplo que possui uma integração exclusiva com qualquer equipamento digital, portanto o envio do exame é automático após a realização. Médicos especialistas da empresa acessam as imagens para análise e realizam a emissão do laudo. 

Os laudos de espirometria via telemedicina são feitos no mesmo dia do exame. Em casos de urgência eles podem ser liberados em minutos.  A unidade de saúde que realizou o exame pode acessar o laudo pela internet, utilizando login e senha. A Portal Telemedicina também em exclusividade oferece integração com o sistema SOC, onde todos os resultados de laudos são inseridos automaticamente na ficha clínica do colaborador.

Conheça as vantagens que o laudo à distância de espirometria traz para clínicas de saúde ocupacional

O laudo de espirometria via telemedicina tem diversos benefícios para as clínicas de saúde ocupacional. Confira os principais: 

– Redução de custos: com o laudo à distância, a clínica não precisa contratar um médico especialista apenas para realização desse tipo de exame. Além disso, caso a clínica não possua o aparelho para realização do exame, não é necessário fazer um grande investimento para aquisição, já que é possível alugá-lo.

– Organização e segurança dos exames: os dados dos exames feitos via telemedicina são criptografados, garantindo a segurança das informações e a privacidade do paciente. Além disso, os aparelhos mais modernos de Espirometria permitem gravar até 10 mil testes em sua memória interna, mantendo as informações bastante organizadas.  

– Agilidade na entrega de laudos: com a espirometria via telemedicina, a clínica de saúde ocupacional pode contar com especialistas renomados a um clique de distância. Os laudos são emitidos no mesmo dia (em minutos em casos urgentes), garantindo agilidade na entrega aos pacientes. Além disso, há especialistas à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana.  

– Modernização da clínica: alugando bons aparelhos, acessando especialistas renomados e realizando exames com transmissão de informações criptografadas, a clínica de saúde ocupacional moderniza seus serviços e pode, inclusive, usar esse tipo de investimento para promoção e marketing da marca, atraindo novos clientes. 

Saiba quais os diferenciais da Portal Telemedicina na emissão de laudos de espirometria

A Telemedicina, de maneira geral, é uma ótima oportunidade para que as clínicas de saúde ocupacional ampliem e qualifiquem seus serviços. E a Portal Telemedicina possui ainda mais diferenciais que agregam valor ao trabalho dessas clínicas. 

Somos a única empresa de Telemedicina do Brasil integrada ao Software de Saúde Ocupacional (SOC). Essa integração facilita e agiliza a obtenção do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) dos pacientes.

Entre os diferenciais da Portal está a cobrança apenas pelos exames laudados, conforme a demanda da clínica. Dessa forma, sua empresa irá pagar somente pelas espirometrias feitas  – o que também contribui para a redução de custos. 

Os laudos emitidos podem ser personalizados com logotipo da clínica. Se a empresa preferir, é possível utilizar o logo da Portal Telemedicina. 

A tecnologia da Portal diminui as taxas de reconvocação do paciente, pois nosso sistema alerta a clínica quando a captura não é viável para laudo. Além disso, utilizamos inteligência artificial para apoiar os profissionais de saúde no processo de diagnóstico. 

Além da espirometria, as clínicas de saúde ocupacional podem se beneficiar com diversas soluções oferecidas pela telemedicina, tendo acesso a serviços de ponta e conseguindo fazer redução de gastos em diferentes áreas. Dermatoses, problemas de pressão arterial e coração e desgastes da visão são alguns exemplos de doenças que podem ser desenvolvidas por trabalhadores e investigadas em clínicas de saúde ocupacional. 

Para esse tipo de demanda, é possível contar com laudos remotos, via telemedicina, para exames: dermatológicos, eletrocardiograma (ECG), eletroencefalograma (EEG), raio-X, tomografia, mamografia, acuidade visual, mapa (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), holter, ressonância magnética e teste ergométrico. 

Para saber mais sobre a espirometria via telemedicina, acesse nossa página de telelaudo e confira os detalhes deste serviço. Confira também nossa página de soluções, com as informações sobre todos os serviços oferecidos pela Portal Telemedicina.