Medicina do Trabalho

7 dicas para promover o bem-estar no trabalho

10 min. de leitura

Investir na promoção do bem-estar no trabalho beneficia tanto os colaboradores como impacta positivamente os resultados e o sucesso da empresa. Por isso, a área de recursos humanos ou gestão de pessoas tem uma grande responsabilidade nas mãos.

Elaborar maneiras efetivas de promover a saúde dos trabalhadores e estimular um ambiente saudável é cada vez mais imprescindível. Iniciativas de bem-estar corporativo ajudam a reter talentos e a garantir uma boa produtividade.

Quer aprofundar mais o tema? Então, vamos juntos repassar conceitos e ver algumas dicas que propiciam a construção de uma cultura sólida e focada na saúde organizacional. Acompanhe!

Bem-estar no trabalho: um dos pilares da gestão de pessoas

Qualquer organização que deseja atingir sucesso deve pensar em bem-estar no trabalho. A saúde física e mental dos colaboradores afeta diretamente o seu rendimento e, consequentemente, os resultados da empresa.

Para entender o tema, vamos partir do princípio e entender o que pode ser considerado bem-estar corporativo.

O conceito refere-se ao equilíbrio físico, mental e emocional experimentado pelos trabalhadores no ambiente de trabalho. Ao conseguir atingir esse estado, os funcionários se sentem satisfeitos, engajados e motivados profissionalmente.

Colaboradores atentos ao cuidado com o bem-estar

No final de 2022, a plataforma de bem-estar profissional Gympass divulgou um estudo que revelou a visão dos colaboradores sobre o assunto. Segundo a pesquisa, 83% dos entrevistados consideram o bem-estar tão importante quanto o salário.

Além disso, 85% considera que o bem-estar é um fator decisivo para permanecer no trabalho. Por outro lado, 77% dos entrevistados deixaria uma empresa que não trata este aspecto como uma prioridade na gestão.

O estudo da Gympass entrevistou cerca de 9 mil pessoas, em 9 países diferentes, e traz informações interessantes para a gestão de pessoas.

O que é preciso para se criar um ambiente com bem-estar organizacional?

Falar em bem-estar organizacional de forma ampla pode soar muito vago por ser algo subjetivo. Mas afinal que aspectos fazem com que se tenha esse bem-estar? Listamos alguns que são os mais mencionados pelos próprios colaboradores em pesquisas sobre o que valorizam e procuram no ambiente de trabalho. Confira:

  • Saúde física: ambiente seguro, ergonômico e saudável com minimização de riscos ocupacionais e estímulo à manutenção de hábitos benéficos à saúde.
  • Saúde mental: apoio psicológico e emocional com gestão do estresse e clima organizacional que estimula o bem-estar psicológico.
  • Desenvolvimento profissional: oportunidades de crescimento e aprendizado. Reconhecimento das habilidades e competências individuais e estabelecimento de metas claras e desafiadoras.
  • Relacionamentos interpessoais: ambiente de trabalho colaborativo, respeitoso e inclusivo. Valorização das individualidades por colegas e lideranças.
  • Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: políticas e práticas que permitam conciliar as responsabilidades profissionais com as necessidades e interesses pessoais. Promover, na prática, a flexibilidade entre vida pessoal e profissional.
  • Reconhecimento e recompensa: reconhecimento e valorização do resultado do trabalho de todos os colaboradores por feedbacks, recompensas, sistema de remuneração justo e oportunidades de melhoria.

Benefícios de promover um ambiente laboral saudável

A priorização da saúde dos trabalhadores, entre outras coisas, aumenta a produtividade e gera um clima organizacional positivo. Com isso, a empresa ganha diferencial competitivo que ajuda na contratação e a reduzir a rotatividade de talentos.

Contar com colaboradores motivados vai além da satisfação pessoal, resulta no aumento da eficiência e este é sempre um dos principais objetivos corporativos. E como colocar tudo isso em prática? É sobre isso que falamos a seguir.

7 dicas para promover o bem-estar corporativo

O foco na promoção do bem-estar no trabalho gera, ao mesmo tempo, benefícios para os colaboradores e para a empresa. Por isso, é importante priorizar os aspectos citados acima e promover ações que realmente possam ser colocadas em prática no dia a dia.

Abaixo citamos algumas ações que podem ser incluídas nesse processo. Veja essas sugestões e avalie quais são viáveis para o contexto da sua empresa.

1. Definir prioridades

Antes de mais nada, faça uma análise da realidade da sua empresa e defina quais são as prioridades. Para conseguir manter as práticas de promoção do bem-estar no trabalho, é importante ir com calma na implementação de ações e ter constância.

Revise os processos que já vêm sendo realizados para fazer ajustes e melhorias. Somente depois disso, comece aos poucos a implementar novas práticas, conforme as prioridades estabelecidas anteriormente.

2. Promover a saúde física e emocional

O mínimo necessário para promover o bem-estar no trabalho é proporcionar um ambiente de trabalho limpo, organizado e confortável. Oferecer espaços adequados para descanso e relaxamento também pode ser importante.

Entretanto, não basta pensar nos aspectos físicos para garantir um ambiente corporativo saudável. O clima organizacional e o ritmo de trabalho também afetam diretamente a saúde do colaborador.

Uma boa prática para trabalhar nesse ponto pode ser, por exemplo, flexibilizar horários quando possível. Permitir que os colaboradores tenham flexibilidade na definição de seus horários, contribui para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

3. Usar a tecnologia para promover bem-estar

A tecnologia oferece diversas possibilidades de soluções que colaboram com a gestão corporativa, inclusive de pessoas. Você pode contar com recursos que facilitam o acesso a serviços para melhorar a qualidade de vida.

Aplicativos como o SOS Portal, que oferece assistência médica remota, podem ser grandes aliados na promoção da saúde física e mental dos colaboradores.

Oferecer ferramentas inovadoras também pode ser um grande diferencial competitivo para a empresa que deseja reter e atrair talentos com maior eficiência.

4. Realizar a gestão do estresse

No contexto atual, em que o mercado está cada vez mais acelerado, é essencial pensar na gestão do estresse. O objetivo deve ser a redução ao máximo da pressão e do esgotamento para evitar problemas futuros.

Investir no bem-estar organizacional pode ajudar nesse ponto, mas também é importante trabalhar de forma pontual. Você deve pensar, por exemplo, em formas de monitorar a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho.

5. Estabelecer uma comunicação aberta e medir a satisfação

A comunicação é parte essencial de qualquer processo de gestão de pessoas. Por isso, ela tem que ser parte da promoção de bem-estar e serve como uma ferramenta para medir a satisfação do colaborador.

Estabeleça uma cultura de comunicação aberta e transparente para que os trabalhadores se sintam à vontade para expressar opiniões, sugestões e preocupações. Essa abertura contribui para um clima de confiança e maior qualidade no trabalho.

6. Desenvolver a cultura organizacional

Desenvolver uma cultura organizacional sólida é essencial para obter bons resultados e garantir um ambiente laboral saudável.

Fazer uma gestão baseada no respeito, na valorização das pessoas e no cuidado com o bem-estar individual e coletivo devem ser parte primordial no desenvolvimento da cultura.

7. Incentivar o trabalho em equipe

Estimular a colaboração e o trabalho em equipe por meio de projetos conjuntos, reuniões periódicas e atividades de integração.

É importante pensar em ações que sejam coerentes com a rotina de trabalho e conforme o interesse dos trabalhadores. Invista em atividades de socialização e troca que fortalecem os relacionamentos interpessoais e o senso de pertencimento dos colaboradores.

Conclusão

O bem-estar no trabalho é um fator fundamental para o sucesso e a sustentabilidade das organizações, assim como para a qualidade de vida dos colaboradores.

Ao escolher as práticas que serão implementadas no dia a dia laboral é importante pensar em flexibilidade e inovação. Pense também em como mensurar os resultados das ações que você irá implementar. Para isso, faça pesquisa com os seus colaboradores, peça para darem notas aos aspectos que você considera fundamentais e estabeleça metas em cima dessas avaliações, além de dar um prazo para que ações sejam implementadas.

Cada organização deve adaptar e desenvolver estratégias de acordo com suas necessidades e cultura, visando sempre o cuidado e a valorização de seus colaboradores.

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Helen Albernaz

Jornalista e especialista em marketing com foco no desenvolvimento de conteúdos para o setor de tecnologia e saúde.

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