7 benefícios do laudo à distância via telemedicina
Apesar das inúmeras vantagens de incluir inovação e serviços digitais nas empresas de saúde, alguns gestores e diretores de clínicas ainda têm dúvidas em relação à aplicação do laudo à distância via telemedicina em clínicas e hospitais.
A telemedicina trata da troca de informações médicas utilizando ferramentas tecnológicas. Se quiser se aprofundar melhor no conceito, leia antes nosso post Telemedicina: o que é e como funciona. Uma das facilidades da tecnologia é a solução de laudos online, uma importante ferramenta para os negócios, que traz economia e agilidade na entrega aos pacientes.
Neste artigo, listamos sete benefícios da adoção dos laudos à distância via telemedicina. Conheça em detalhes como, além de otimizar os processos e diminuir os custos operacionais, eles podem ajudar na precisão dos diagnósticos e oferecer um atendimento mais qualificado aos pacientes.
Conheça as vantagens do laudo à distância via telemedicina:
1 – Agilidade na entrega
Com a adoção da telemedicina e laudos à distância, os gestores de clínicas não precisam se preocupar em ter um time completo de médicos especialistas disponíveis 24/7 para laudar exames. As empresas de telemedicina mais modernas oferecem uma equipe altamente qualificado para laudar à distância com qualidade e rapidez.
Por meio de um recurso de conexão direta com os aparelhos de exames médicos, graças à tecnologia de IoT (Internet das Coisas), não há necessidade de upload ou digitação manual, tornando o processo menos suscetível a falhas humanas e, claro, muito mais ágil.
Dessa maneira, os exames são enviados automaticamente dos aparelhos e enviados de qualquer região do país para um suporte médico disponível em tempo integral. O laudo retorna no máximo em 24 horas, ou, em casos de emergência, com devolução em até uma hora após o recebimento dos exames.
Como são feitos com precisão e rapidez, os laudos à distância via telemedicina logo podem ser entregues para o paciente, que pode marcar uma consulta com seu médico e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
2 – Qualidade na avaliação
As clínicas terão a sua disposição uma equipe de médicos especialistas para laudar diferentes tipos de exames (espirometria, ECG, Radiografía, EEG, Tomografia, Mamografia, Acuidade Visual, e Ressonância Magnética são alguns deles). As avaliações são feitas por profissionais qualificados e referência em suas especialidades.
A empresa de telemedicina também é capaz de, mesmo remotamente, alertar as clínicas e hospitais caso determinado exame tenha sido realizado de forma errada, evitando, assim, a necessidade de reconvocação do paciente. Treinamento para melhoria na realização dos exames, testes remotos no equipamento para verificação de interferência e até um passo a passo em tempo real são alguns dos benefícios. Com isso, os exames chegam com excelência para laudos, otimizando o tempo e melhorando a qualidade.
Para garantir ainda mais precisão, alguns sistemas usam inteligência artificial para auxiliar os médicos a identificar possível alteração no exame, seguindo os padrões estabelecidos pelas convenções da medicina, embasados nos comparativos dos exames e também pelo histórico do paciente.
3 – Menor custo
Contar com médicos de diferentes especialidades apenas para laudar os exames é um custo que pode ser evitado. Neste ponto, os serviços de laudos à distância via telemedicina são peças-chave para reduzir os gastos com a contratação de pessoal.
Além disso, há possibilidade de as clínicas pagarem apenas pelos laudos emitidos conforme a demanda de pacientes do dia. Dessa forma, é possível mensurar os pedidos por determinada modalidade e saber quais exames são mais solicitados.
4 – Fácil armazenamento
O modo tradicional de impressão de documentos dos pacientes, como resultados e outras imagens de exames e os laudos, além de gerar custos, requer a utilização de um espaço físico específico para o armazenamento das cópias na clínica. Esse é mais um ponto que pode ser otimizado com o uso da telemedicina.
Ao salvar os laudos na nuvem, o risco de perda ou dano aos documentos é bastante reduzido e também fica mais fácil e rápido organizar arquivos e pesquisar informações a qualquer momento, uma praticidade para os colaboradores e para os pacientes.
5 – Segurança das informações
Os laudos gerados são armazenados de forma segura em uma plataforma online, cumprindo com a legislação que determina a proteção (Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina) destes documentos. O acesso é fornecido apenas apenas a pessoas autorizadas.
6 – Integração
Entre as vantagens está também a integração com outros softwares e tecnologias por meio dos protocolos de IoT (Internet das Coisas). Todos os dados do paciente podem ser integrados e acessados de forma conjunta, como no caso do Prontuário Eletrônico, criando um histórico digital do paciente para facilitar e ampliar as possibilidades de diagnóstico.
Além disso, um arquivo eletrônico, diferentemente da versão em papel, pode ser acessado simultaneamente por múltiplos usuários. O uso compartilhado permite que a análise dos resultados seja feita por diferentes médicos, aumentando a precisão do diagnóstico.
7 – Melhora no atendimento
Ao adotar o laudo à distância via telemedicina, a clínica terá ganhos também na qualidade do atendimento. A tecnologia permite mais agilidade nos processos, fazendo com que os profissionais de saúde possam focar em um atendimento mais humanizado. O tempo é otimizado e pode ser aproveitado também para melhorias no planejamento estratégico e no relacionamento com clientes e parceiros.
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre os benefícios da telemedicina, assine a newsletter da Portal. Caso ainda tenha dúvidas sobre como a tecnologia de laudos online pode ajudar a otimizar as operações da sua clínica de saúde, deixe um comentário ou entre em contato. Aproveite para conhecer nossos serviços com um teste grátis que permite o envio de até 5 exames para laudo remoto.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!