O exame de eletrocardiograma feito corretamente é essencial para um diagnóstico preciso e para evitar prejuízos a clínicas e hospitais, assim como transtornos aos pacientes e profissionais envolvidos. Pensando nisso, a Portal Telemedicina lançou um curso de eletrocardiograma que vai capacitar estudantes e profissionais da saúde na realização do exame. O curso também é destinado a profissionais que já aplicam o ECG, mas querem se atualizar.
O treinamento é 100% virtual e possui emissão de certificado nacional pela Manole Educação.
O curso possui conteúdo teórico e prático e as aulas ficam gravadas, garantindo maior flexibilidade para os seus estudos. Os alunos ainda têm acesso a um plantão de dúvidas com os professores e o material de suporte fica disponível por 12 meses.
O valor do treinamento é de R$ 199,00, que podem ser pagos à vista ou em até 10x no cartão de crédito. A carga horária é de 4 horas.
O curso de eletrocardiograma da Portal Telemedicina é coordenado pela professora Fabiana Francisco, especialista em eletroencefalografia. Ela explica que, entre os erros mais comuns na realização do ECG, está a interferência de eletricidade no traçado. Isso ocorre quando o filtro de 60 Hz está desligado, permitindo que fontes elétricas externas interfiram no resultado.
Por essa razão, é fundamental que o profissional que realizará o exame saiba reconhecer os traçados. Uma eventual troca de cabos, por exemplo, também pode ser rapidamente identificada e corrigida observando o traçado do exame.
Outro erro comum está no posicionamento incorreto dos eletrodos. Polos mal colocados vão gerar um resultado impreciso. A assepsia mal feita é um dos exemplos de problemas no momento da instalação do aparelho, dificultando a aderência do eletrodo à pele do paciente.
Prejuízos de um exame de eletrocardiograma mal realizado
O EGC é um exame porta de entrada na cardiologia. No entanto, por mais simples que possa parecer, é também determinante para apontar a necessidade de outros procedimentos. Diante disso, os prejuízos de um eletrocardiograma realizado de maneira incorreta são altos para a saúde do paciente.
A reconvocação do paciente gera perda de tempo para que ele obtenha os resultados do seu quadro de saúde, além da necessidade de um novo deslocamento, o que pode ser um transtorno para pessoas com dificuldade de mobilidade ou que moram longe da clínica onde realizaram o exame.
Além disso, erros na aplicação do ECG são prejudiciais às clínicas — que realizam o exame duas vezes e recebem por um — e à credibilidade dos próprios profissionais da saúde.
O treinamento de ECG oferecido pela Portal tem como objetivo dar segurança aos profissionais tanto na realização do procedimento técnico quanto na identificação do traçado. O curso também pode ser adquirido por clínicas que queiram treinar seu quadro de profissionais.
As aulas são ministradas pela professora Fabiana Castro, especialista em eletroencefalografia, e pelo Dr. Júlio Cesar Kreling, médico cardiologista.
Ficou interessado?
Medicina nuclear é a especialidade de diagnóstico por imagem que utiliza radiofármacos para avaliar função…
A ética médica na telemedicina não cria novas regras ela exige que os princípios éticos…
Os riscos ergonômicos no trabalho estão entre as principais causas de adoecimento ocupacional no Brasil…
Sustentabilidade na saúde deixou de ser um conceito aspiracional para se tornar uma exigência estratégica.…
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um estudo técnico previsto na NR-17 que avalia,…
A inteligência artificial em clínicas deixou de ser tendência futurista e passou a ser uma…