A telemedicina tem sido cada vez mais procurada por clínicas e hospitais em busca de expansão dos negócios e otimização de recursos. Mas como escolher a melhor plataforma de telemedicina para a sua empresa?
Na hora de comparar ofertas é preciso estar muito atento a detalhes importantes e se certificar de que a empresa contratada agregará valor à sua empresa e é de confiança.
Mas fique tranquilo. No texto a seguir vamos destacar pontos de atenção importantes na hora de contratar o serviço.
Antes de explicar a que estar atento na hora de contratar esse tipo de serviço é importante esclarecer o que é uma plataforma de telemedicina. É comum associar o termo a plataformas que viabilizem a realização de teleconsultas de forma segura, por exemplo. Mas a telemedicina vai muito além disso.
Quando falamos em telemedicina estamos falando de uma infinidade de práticas médicas que podem ser realizadas à distância. A consulta online é apenas uma delas.
Uma plataforma de telemedicina pode ser usada para teleinterconsulta, que é a consulta entre médicos para pedir uma segunda opinião ou ter acesso mais fácil a um especialista de determinada área, por exemplo.
Também pode ser utilizada para emissão de laudos médicos à distância. Nestes casos, os dados dos exames são enviados para a plataforma que os transmite para especialistas laudarem. E se ela tiver integração de dados e interoperabilidade entre sistemas deixará o seu atendimento mais seguro e ágil.
Leia também: Teleconsulta, telemedicina ou telediagnóstico: qual a diferença?
Hoje dispomos de uma série de ferramentas gratuitas que permitem transmissão de dados e videochamadas ou conferências. Então por que não dispor delas para realizar o seu atendimento remoto?
Existe uma série de fatores para isso, uma delas é que essas ferramentas foram criadas para conversas entre usuários, portanto a maioria não dispõe de funcionalidades que um médico precisa, como envio da prescrição médica certificada, por exemplo. Além disso, não entregam funcionalidades obrigatórias e exigidas por lei, como o armazenamento seguro das informações, além de segurança dos dados trocados, preservando a confidencialidade entre médico e paciente.
Além disso, uma plataforma de telemedicina pode oferecer recursos extras que aumentarão os resultados da sua clínica.
Veja a seguir 8 pontos a estar atento na hora de contratar uma plataforma.
Para melhor usabilidade de uma plataforma de telemedicina é muito importante que ela tenha integração de dados com o sistema da sua unidade de saúde. Isso permitirá que o médico que vai fazer a teleconsulta ou um laudo, por exemplo, tenha uma visão do histórico médico do paciente, exames anteriores, entre outras funcionalidades importantes de forma mais fácil.
Por isso, na hora de contratar uma plataforma de telemedicina, é muito importante se certificar que a empresa é de credibilidade e consolidada no mercado e se atende a estas normas.
Com uma plataforma de telemedicina você tem uma riqueza de dados no seu sistema que podem ser aproveitados para um bom trabalho de gestão de saúde populacional.
Por exemplo, saber quais as doenças mais incidentes entre os seus pacientes e o que eles têm em comum ou um sistema que emita lembretes para você avisar o paciente quando está na hora de fazer uma nova consulta ou repetir um exame, por exemplo, quais os medicamentos mais receitados, índice de resolutividade em consultas médicas, entre outros.
Você sabia que no Brasil já há inteligência artificial desenvolvida com uma ampla base de dados para detectar alterações em exames de imagem e de eletrocardiograma, espirometria e eletroencefalograma?
Isso dá suporte ao diagnóstico médico, pois os robôs têm precisão milimétrica para encontrar nódulos cancerígenos, por exemplo, entre outras patologias que podem passar despercebidas pelo médico.
A IA desenvolvida pela Portal Telemedicina tem 90% de acurácia. Funciona assim: no processo de telediagnóstico, os equipamentos médicos enviam os dados coletados no exame médico para a plataforma de telemedicina, a IA procura achados e coloca exames onde é identificada alguma alteração como prioridade na fila de espera para laudo.
Isso permite que laudos médicos sejam emitidos em até cinco minutos após a realização do exame. Caso o médico discorde do que é apontado pela máquina, o sistema envia o exame para outro profissional para double check, reduzindo a possibilidade de erro em um diagnóstico.
Leia também: Inteligência Artificial na saúde: soluções, possibilidades e tendências
Se você está em busca de uma plataforma de telemedicina com certeza está pensando em inovar e expandir os seus negócios e encontrar diferenciais competitivos no mercado de trabalho.
Por isso, na hora de escolher a plataforma de telemedicina a contratar é importante que você se certifique quais os diferenciais competitivos que ela trará para a sua empresa.
Por exemplo, ela vai aumentar a sua produtividade e reduzir o tempo de espera para atendimento aos seus clientes? De que forma? Ela tem uma marca que trará um valor agregado forte para o seu negócio? Ela possibilitará que você tenha acesso a profissionais altamente qualificados?
Uma plataforma de telemedicina permite que uma unidade de saúde reduza custos de diversas formas. Uma delas é pela possibilidade de contar com mais profissionais e aumentar a sua capacidade de atendimento sem o custo de contratação de mais profissionais em seu quadro de funcionários, por exemplo, caso opte por contratar uma plataforma que também tenha uma equipe de médicos disponível para aumentar o atendimento.
Além disso, com a digitalização de processos você reduzirá o custo com papel e tinta para impressão.
Os recursos tecnológicos disponíveis com uma plataforma de telemedicina facilitam a rotina do médico e permite que parte de processos que às vezes despendem de tempo para digitação passem a ser automatizados. A plataforma integrada de laudos da Portal Telemedicina, por exemplo, permite que o processo de telediagnóstico fique 10x mais rápido.
A produtividade de um médico no atendimento por teleconsulta também aumenta. Ele pode ganhar de duas a mais horas no dia somente por evitar o deslocamento presencial até o consultório. Além disso, o processo de atendimento entre um paciente e outro também é mais dinâmico.
O seu negócio hoje atende às necessidades das gerações Z e Alpha? Mesmo que você hoje não trabalhe com esse público, é importante se fazer essa pergunta para medir o quão adaptado para o futuro o seu negócio está.
Isso porque os hábitos de consumo e experiências buscadas pelas novas gerações são as tendências para não tão longo prazo.
Se até poucos anos havia uma resistência dos próprios pacientes a procurarem atendimento médico por teleconsulta, hoje, de acordo com pesquisa feita pela plataforma de busca e comparação de softwares Capterra, seis de cada dez pacientes sabem o que é telemedicina. Destes, mais da metade (55%) afirmam já terem feito uma consulta do tipo e quase metade (46%) dos que já experimentaram a modalidade dizem que aumentarão o uso após o fim da pandemia.
As pessoas não querem mais se deslocar quilômetros, por exemplo, e enfrentar trânsito para ter de ir ao médico apenas para apresentar seus exames ou pedir uma orientação. Portanto, contratar uma plataforma de telemedicina é uma forma de começar a preparar a sua empresa para as novas tendências e para atender às novas necessidades dos consumidores.
Conforme você pode ver, contratar uma plataforma de telemedicina não é tão simples assim. A inovação requer cuidados importantes para que você mantenha a credibilidade da sua empresa e aumente a lucratividade do seu negócio.
Ainda tem dúvidas sobre por onde começar ou qual a solução seria ideal para você? Converse com um de nossos consultores, teremos prazer em esclarecer as suas dúvidas.
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