As doenças no exercício profissional podem causar afastamentos e grandes prejuízos ao trabalhador. Por isso, além de oferecer um bom ambiente de trabalho, é essencial que as empresas atuem na promoção da saúde dos seus colaboradores. E é nesse contexto que a medicina do trabalho cumpre um papel importante – e que vai além dos já conhecidos exames admissionais e demissionais.
Confira a seguir mais informações sobre o que é a medicina do trabalho e como ela impacta o dia a dia de empresas e trabalhadores.
A medicina do trabalho é uma área focada na prevenção das doenças ocupacionais, ou seja, nos distúrbios que surgem no exercício profissional. A especialidade também atua no controle dos riscos ambientais, como na prevenção de acidentes, conforto acústico, de temperatura e outros.
A medicina do trabalho está ligada às normas que as empresas devem cumprir para garantir a saúde do trabalhador. Possibilitando, assim, que todos exerçam suas funções sem colocar a vida em risco e com qualidade de vida.
Além disso, trata-se de uma especialidade médica focada na realização de exames preventivos, com a intenção de avaliar e acompanhar eventuais danos à saúde causados pelas atividades profissionais.
A importância da medicina do trabalho na cultura das organizações
As empresas que adotam práticas da medicina do trabalho e investem em uma cultura de segurança e prevenção vão além do simples cumprimento das leis trabalhistas. Afinal, um médico do trabalho atuante limita o risco de acidentes e promove a qualidade de vida e do ambiente dos trabalhadores.
Isso se dá, na prática, com a observância do uso de EPIs, controle de ambientes insalubres (temperatura, ruído, dificuldade de visão, manejo de itens pesados), verificação da saúde de quem faz movimentos repetitivos, por exemplo. Assim a empresa se torna mais confortável e oferece menos riscos aos colaboradores.
A CLT e as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho delimitam alguns cuidados para a saúde do trabalhador. Veja algumas das obrigações das empresas.
Além disso, há outras regulamentações como o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho), PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho) e PCA (Programa de Conservação Auditiva (PCA). Algumas Normas Regulamentadoras importantes são a NR-9, NR-7, NR-15 e NR-18:
Saiba mais: Saúde Ocupacional: PCMSO, PPRA, PCMAT, PPP, LTCAT e PCA
Existem algumas modalidades de exames da medicina do trabalho. Veja quais são os principais:
Os exames periódicos de medicina do trabalho verificam a saúde do profissional e devem ser feitos a cada 2 anos para trabalhadores entre 18 e 45 anos não expostos a riscos. Menores de idade (no caso de jovens aprendizes) e trabalhadores acima dos 45 anos devem fazer exames anuais.
Já para os trabalhadores expostos a riscos, a periodicidade costuma ser anual, a não ser que determinado de forma diferente por acordos ou pelo médico que acompanha o caso. Também há casos especiais como o trabalho em condições hiperbáricas, determinado pelo Anexo nº 6 da NR-15.
Os exames admissionais e demissionais são feitos por um médico de saúde ocupacional ou medicina do trabalho e servem para verificar as condições físicas e mentais do trabalhador no momento da contratação e da demissão.
Por vezes, são exigidos exames adicionais como espirometria ou exames de audição, que servem para identificar se o trabalhador teve sua saúde afetada pelo exercício da ocupação.
O médico do trabalho atua diretamente na realização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além de realizar os atendimentos, fazer exames e diagnósticos, notificar doenças e acidentes e participar de atividades educativas da empresa focadas na saúde e no bem-estar dos colaboradores.
O médico, no entanto, não está sozinho na promoção da saúde do trabalhador. Entre os demais profissionais da área, estão:
A Portal Telemedicina auxilia clínicas e técnicos que atuam na área de medicina do trabalho a diminuírem custos. Também facilita a emissão de laudos e análise de exames à distância, o que permite oferecer mais agilidade e especialidades no atendimento.
Os laudos e exames feitos pela Portal Telemedicina também trabalham com uma integração exclusiva com os sistemas SOC (Softwares de Saúde Ocupacional).
Além disso, para empresas que possuem enfermarias internas, as soluções da Portal garante acesso ampliado a especialidades médicas e ajuda a reduzir a taxa de absenteísmo, uma vez que evita longas ausências em função do deslocamento para exames de rotina.
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