Como funciona a implantação do sistema da Portal Telemedicina

6 min. de leitura

16/04/2019

Com a missão de garantir o acesso universal à saúde, a Portal Telemedicina é uma central de saúde digital voltada para clínicas e hospitais com inteligência artificial aplicada para acelerar o processo de diagnóstico de pacientes em qualquer lugar do mundo.

Além da solução de laudos a distância em 12 especialidades médicas, o software da Portal integra-se diretamente aos aparelhos médicos via IoT (Internet das Coisas) conectando-se hoje a mais de 90% do parque instalado no Brasil. Essa tecnologia de ponta garante diversos benefícios aos gestores de clínicas médicas.

Para facilitar a compreensão, leia neste Blog Post o funcionamento do sistema da Portal.

Como funciona o sistema da Portal Telemedicina

implementar-sistema-portal-telemedicina

O exame é realizado da maneira habitual na clínica. Em seguida, os dados coletados são enviados diretamente dos equipamentos para a plataforma de telemedicina. As informações são convertidas em arquivos DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine) de padrão mundial e enviados, pelo sistema PACS homologado pela ANVISA, à unidade central do serviço de telemedicina. Todo o processo em conformidade com padrões de segurança estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina.

Equipe de especialistas renomados

A equipe de médicos especialistas da Portal recebe as informações, analisa as imagens e devolve o laudo para a clínica em no máximo um dia ou em pouco menos de uma hora, em casos de emergência. A empresa atende diversas especialidades, como Neurologia, Cardiologia, Radiologia, Peritos em Medicina do Trabalho e OIT, Pneumologia, Tomografia e RM, Oftalmologia, Neuropediatria e Neurocirurgia, em uma única plataforma, e armazenamento por 5 anos, de acordo com a ANVISA.

Plataforma avançada de Telemedicina

Com automações e Inteligência Artificial, a Portal Telemedicina realiza milhares de laudos por dia, mais do que qualquer hospital. Também oferece a tecnologia de integração e plataforma web para que os clientes possam laudar exames com seus próprios médicos.

Benefícios da adoção

  • Diminuição de custos: a tecnologia da Portal diminui as taxas de reconvocação do paciente para realizar os exames, pois se houve alguma captura incorreta, o sistema inteligente avisa a clínica;
  • Acesso a médicos especialistas: ao contratar a plataforma da Portal, a clínica tem acesso a médicos especialistas dos melhores centros do Brasil;
  • Modernização da clínica: o software da Portal Telemedicina permite, por exemplo, que mesmo aqueles aparelhos médicos antigos e sem conexão tornem-se aptos a transmitir informações online para a empresa de telemedicina;
  • Armazenamento seguro: a empresa de telemedicina faz o armazenamento seguro dos exames em nuvem seguindo as leis da ANVISA;
  • Personalização do laudo online: a clínica pode colocar seu logotipo no laudo ou optar por utilizar o logo da empresa de telemedicina;
  • Organização e segurança dos exames: clínicas e hospitais não precisam se preocupar com o armazenamento físico na clínica, os exames ficam armazenados eletronicamente, com organização e segurança;
  • Escalabilidade da realização de exames: com a telemedicina, é possível aumentar as especialidades médicas atendidas respeitar a sazonalidade de demandas de exames, sem prejudicar a qualidade e o tempo de entrega.

Cobrança por laudo

O modelo de negócio da Portal Telemedicina faz a cobrança apenas pelos exames laudados, conforme a demanda da clínica ou hospital. São atendidos os dez principais exames médicos solicitados em instituições de saúde: ECG, Holter, EEG, Raios-X, Ressonância Magnética, Mamografia, Espirometria, Acuidade Visual, Mapa e testes ergométricos.

Implantação rápida e segura

A implantação do sistema da Portal Telemedicina em clínicas e hospitais é muito simples. O primeiro passo é integrar os equipamentos médicos ao nosso sistema. Esta conexão pode ser feita por um técnico da empresa e nosso time de implantação de forma remota em menos de uma semana.

Baixe o Infográfico para entender a implantação do sistema da Portal! >

 

Como funciona a implantação do sistema da Portal Telemedicina

  1. O paciente vai até a clínica ou hospital para fazer o exame.
  2. O profissional de saúde realiza o exame no local. Os dados são enviados para o sistema de telemedicina instalado, sem necessidade de upload.
  3. O exame é criptografado, comprimido e carregado para a nuvem do sistema de telemedicina.
  4. O software da Portal recebe as informações e faz uma análise automática inicial dos dados. Os arquivos gerados só podem ser acessados por pessoas autorizadas, mediante validação e identificação.
  5. Os dados são extraídos e pré-avaliados pelo sistema da Portal, que conta com automações de de inteligência artificial para decifrar padrões e correlações pelo cruzamento de dados armazenados.
  6. Triagem automática dos casos emergenciais e os coloca automaticamente em primeira posição na fila de exames a serem analisados pelos nossos médicos.
  7. O sistema notifica a equipe médica por meio de seus dispositivos. Os especialistas estão à disposição em tempo integral (24/7).
  8. Depois de pronto, o laudo médico fica disponível no sistema para acesso das clínicas e hospitais. O laudo via telemedicina ajuda na agilidade dos diagnósticos e a iniciar mais rapidamente o tratamento do paciente.
  9. Ficou interessado ou quer saber mais? Entre em contato conosco.

Ficou interessado ou quer saber mais? Entre em contato conosco.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.