espirometria

Exame de grande importância para clínicas de saúde ocupacional, especialmente para as que atendem trabalhadores que atuam em ambientes com alto grau de insalubridade ou poluição do ar, a espirometria pode ser considerada uma das avaliações mais complexas de ser realizada. Isso porque são necessárias pelo menos três etapas para medir corretamente a capacidade pulmonar do paciente.

O exame é realizado por meio do sopro, quantificando o ar e em qual a velocidade foi soprado durante as três etapas (uma delas pode incluir ainda o uso de broncodilatadores).

Veja o passo a passo do procedimento:

  • Sentado, o paciente deverá respirar através de um bocal conectado ao espirômetro. Uma presilha de borracha será colocada no seu nariz, para que respire pela boca.
  • Na sequência, o paciente deve:
  1. Respirar tranquilamente por algum tempo;
  2. Encher o peito completamente;
  3. Assoprar com o máximo de força e rapidez possível, até que o técnico peça para repetir o processo;
  4. Deixar o peito esvaziar lentamente por no mínimo 6 segundos;
  5. Repetir o assopro pelo menos 3 vezes;
  6. Poderá ser necessário assoprar lentamente algumas vezes;
  7. Após a finalização desta primeira parte, o técnico pode pedir para que o paciente use um “spray” broncodilatador e o teste será repetido novamente após 15 ou 20 minutos.

espirometriaÉ preciso então que os profissionais que irão aplicar o teste tenham habilidade e saibam orientar o paciente. Um bom exame deve gerar gráficos e curvas de sopro bastante legíveis, pois serão neles que os médicos irão se basear para fazer o laudo. São essas imagens que irão informar, após análise dos parâmetros, uma série de indicativos a respeito da capacidade de inspiração e expiração e as condições ventilatórias do pacientes, como volume expirado forçado, capacidade vital forçada e volume residual.

Pela complexidade do exame e por ser requisitado com frequência na medicina do trabalho, vamos mostrar neste artigo de que forma os profissionais das clínicas de saúde ocupacional que realizam esse exame podem atender a demanda por avaliações de espirometria, com qualidade.

A espirometria e a saúde ocupacional

Com o crescimento da medicina ocupacional, a espirometria passou a listar entre os exames periódicos para analisar as condições de saúde do trabalhador durante a jornada profissional. Ele contribui na prevenção de eventuais doenças ocupacionais ocasionadas pela exposição aos poluentes, como a sílica das minas de carvão, o pó de mármore ou gesso de algumas construtoras, por exemplo. A avaliação permite diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças, como a pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite, enfisema, fibrose entre outras deficiências pulmonares.

Assim, com o resultado do exame e o laudo médico, as empresas podem realocar o colaborador em outras funções para preservar sua saúde e também rever as condições do ambiente de trabalho a que ele estava submetido.

espirometriaPara laudar os exames de espirometria, as clínicas de saúde ocupacional precisam contar com pneumologistas, especialização mais facilmente encontrada em grandes centros de medicina ou hospitais de referência no atendimento de doenças pulmonares. Mas nem sempre é possível contar com essa especialidade no quadro de médicos da sua clínica ou hospital.

Uma alternativa à carência de médicos pneumologistas presentes no dia a dia da clínica pode ser o investimento em tecnologias como a telemedicina. Empresas como a Portal Telemedicina tem uma equipe de médicos especialistas de primeira que podem laudar à distância os exames realizados. Com as vantagens da telemedicina, as clínicas pode contar com o laudo remoto, trazendo segurança, agilidade e custos reduzidos.

O uso da telemedicina na espirometria

Um dos pontos fortes do uso da telemedicina em clínicas do trabalho é o fornecimento de laudos ocupacionais à distância, sem a necessidade de um corpo clínico disponível em tempo integral presencialmente na clínica. Os exames podem ser feitos pela equipe de saúde (técnicos e enfermeiros) treinada para tais procedimentos e enviados em tempo real para a empresa de telemedicina.

espirometriaO resultado dos exames é enviado via internet para equipes médicas, compostas por especialistas atuantes em grandes centros de medicina do Brasil. São profissionais habilitados a laudar, remotamente, exames realizados em qualquer hora e lugar do país. É possível entregar laudos no mesmo dia ou, em caso de urgência, em apenas uma hora após a emissão do exame.

No caso da espirometria, o aparelho utilizado para o procedimento (espirômetro) irá fornecer imagens que podem ser transmitidas via USB ou Bluetooth para computadores ou tablets que, conectados, enviam diretamente os resultados para os serviços de telemedicina. Os aparelhos mais modernos, geralmente utilizados para a telemedicina, ainda permitem a gravação de cerca de 10 mil testes em sua memória interna e ainda funcionam a bateria, podendo ser facilmente recarregados.

A telemedicina, portanto, é uma maneira de agilizar e também qualificar o procedimento e a entrega dos laudos de espirometria, que serão feitos por pneumologistas conceituados. Em pouco tempo, o exame é realizado e o laudo entregue ao paciente, possibilitando o diagnóstico e o início do tratamento mais rapidamente.

espirometriaE caso as clínicas de saúde ocupacional não tenham equipamentos para a realização da espirometria, alguns serviços de telemedicina, como é o caso da Portal Telemedicina, possibilitam a locação destes dispositivos. Além de modernizar o atendimento, o investimento para alugar acaba sendo inferior ao da compra. A verba que seria utilizada pode ser realocada em outros setores do negócio. Na prática, a clínica ganha uma oportunidade de expandir seus serviços e gerar mais receita.

Saiba mais sobre a realização de exames via telemedicina acompanhando as atualizações do blog. Você também pode receber os conteúdos diretamente por email. Basta se cadastrar no site da Portal para receber nossa newsletter.

E caso tenha dúvidas sobre a aplicação da telemedicina em clínicas de saúde ocupacional, entre em contato ou solicite um teste grátis.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710