5 vantagens da telemedicina

A telemedicina surgiu para ofertar serviços de cuidados à saúde em situações em que pacientes e profissionais da área médica estão em locais distintos. O avanço da tecnologia e uso da telecomunicação permitiu que o uso do papel fosse reduzido, ampliando os benefícios e a praticidade. Descubra neste artigo cinco vantagens de adotar recursos da telemedicina, como o laudo a distância, em sua clínica!

 

laudo portal telemedicina

O que é um laudo?ar

O laudo médico é um documento formal que transcreve o resultado dos exames médicos realizados, como um ultrassom ou eletrocardiograma. Nesse documento, o médico aponta a descrição de todos os elementos encontrados durante a realização do exame.

Os achados podem ser resultados normais ou alterações, de acordo com os padrões estipulados pelas sociedades médicas. Os termos técnicos usados são conhecidos pela classe médica e são utilizados para formar hipóteses diagnósticas.

O laudo médico fornece informações preciosas para a investigação da condição de saúde do paciente e a formulação de hipóteses de diagnóstico.

 

 

 

medico a distancia

Como funciona um laudo a distância?

Os equipamentos utilizados para fazer exames geram um arquivo digital, que pode conter imagens, como as de raios-X, ou gráficos, como o de eletrocardiograma. O profissional ou técnico que realizou o exame ajusta as configurações do arquivo digital (como o tamanho e o brilho), sem prejudicar a qualidade do exame. A equipe especializada tem acesso a esse documento para  interpretar as informações e criar um laudo.

As equipes, normalmente, estão localizadas em grandes centros de excelência e são formadas por profissionais altamente qualificados. Os laudos irão auxiliar o médico que está em contato com o paciente a gerar um diagnóstico, ou um atestado médico de que o colaborador está apto ou não a trabalhar, nos casos de medicina ocupacional.

 

Quais os benefícios de um laudo a distância?

Embora pareça ser necessário um grande investimento de softwares e equipamentos, adotar o laudo a distância não é difícil. Se sua clínica já investe em informatização, todo o processo fica muito mais fácil, prático e ágil, permitindo grandes benefícios. Conheça alguns deles:

otimizar tempo

1. Otimização do tempo

Os dados do paciente e os resultados de seus exames ficam disponíveis na web, protegidos para que apenas os profissionais e o paciente possam visualizá-los. Dessa forma, o médico e seus colaboradores conseguem acessar o conteúdo rapidamente e de qualquer local. O arquivo é recebido instantaneamente, assim que for enviado de um computador ou equipamento.

Se esses resultados fossem enviados por correio, o tempo de espera seria de dias ou até semanas. Além disso, os laudos ficam disponíveis 24 horas por dia na nuvem, um tipo de compartilhamento on-line que permite acessar, guardar e editar arquivos remotamente. Existe uma melhora significativa na organização para encontrar arquivos e fazer a segunda via de laudos. Com o laudo em web, é possível pesquisar e consultar informações com muito mais agilidade, otimizando o tempo dos profissionais de saúde.

 

laudos práticos portal

2. Aumento da capacidade de serviços

A agilidade dos processos permite que os laudos sejam enviados e fiquem disponíveis na web para diferentes equipes e profissionais. Um arquivo eletrônico, diferentemente da versão em papel, pode ser acessado simultaneamente por múltiplos usuários. O uso compartilhado permite que a análise dos resultados seja feita por diferentes médicos, aumentando a precisão do diagnóstico.

O prazo para que os resultados sejam entregues também é menor, pois uma empresa de telemedicina conta com suporte disponível em tempo integral. Ou seja, o empresário que contrata uma empresa para emitir laudos médicos on-line contrata funcionários virtuais ilimitados. Dessa maneira, o conforto para os profissionais de saúde aumenta, e a probabilidade de ocorrer erros médicos diminui.

 

laudo medico seguro

3. Maior segurança

Uma das maiores vantagens do laudo a distância na telemedicina é a segurança das operações. Os arquivos gerados só podem ser acessados por pessoas autorizadas, mediante validação e identificação. Isso é feito por meio de um software ou site que possui login e senha em ambiente seguro, certificação de segurança e criptografia de conteúdo.

O banco de dados permite que exames e laudos sejam armazenados virtualmente e possam ser acessados a qualquer hora. Documentos físicos são facilmente perdidos ou esquecidos, mas, ao armazenar os laudos em nuvem, o risco de perda ou dano aos documentos é reduzido drasticamente.

 

laudo baixo custo

4. Custos menores

Para realizar e emitir laudos dos exames, uma clínica precisa de investimento na infraestrutura. Porém, se o centro de documentação estiver localizado fora da clínica, é possível reduzir os gastos consideravelmente. Os profissionais podem usar tablets, computadores e smartphones para analisar exames, o que dispensa o uso de estações de trabalho para análise. Não é necessário manter um corpo clínico disponível em tempo integral. As empresas só pagam pelos laudos emitidos, conforme a demanda de pacientes do dia.

É necessário uma grande estrutura para armazenar todos os laudos físicos e não misturar os resultados de cada paciente, sem contar com os gastos elevados de impressão. Com um sistema on-line, é possível armazenar os arquivos de todos os pacientes em uma única plataforma, que pode ser acessada de diferentes computadores. Assim, há economia de espaço no consultório e de gastos para impressão e armazenamento.

O investimento tecnológico é compensado pela eficiência e economia de recursos que gera a médio e longo prazo. Uma boa empresa especializada em prontuários e laudos eletrônicos pode garantir o bom funcionamento e a segurança do sistema.

 

portal telemedicina5. Maior rapidez no tratamento

Os laudos on-line são feitos com extrema rapidez e enviados para o paciente, que pode marcar uma consulta com seu especialista. A partir do diagnóstico, o médico pode prescrever um tratamento eficaz para a patologia apresentada.

Perceba que, se o laudo médico demorasse a ser liberado, o tratamento também demoraria. Quando a situação clínica é de alta complexidade, as diversas equipes podem debater os resultados e chegar a uma conclusão rapidamente.

Por esse motivo, os laudos on-line são vantajosos, já que são emitidos de forma mais ágil. Além disso, o paciente recebe o arquivo em seu e-mail, evitando se deslocar somente para buscar os resultados. Isso evita também que ele perca o documento.

A tecnologia evoluiu muito, e, hoje em dia, é possível agilizar diversos processos e evitar deslocamentos desnecessários do paciente entre diversas clínicas e laboratórios com a ajuda de um sistema eficaz.

 

Se você ainda tem alguma dúvida ou deseja saber mais informações sobre laudos via telemedicina, deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para nós!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710