O teste de acuidade visual é a primeira avaliação para detectar problemas com a visão, especialmente o grau de aptidão do olho para discriminar a forma e o contorno dos objetos. Pode ser realizado em crianças e adultos e ajuda a identificar e evitar o agravamento de problemas de visão.
O exame é simples e indolor, mas é preciso que alguns cuidados sejam tomados durante sua aplicação para que as marcações correspondam exatamente ao momento de falha da visão do paciente. Caso contrário, o laudo e, por consequência, o diagnóstico podem ser prejudicados.
Como o teste de acuidade visual também pode ser feito por técnicos de enfermagem e enfermeiros, este artigo traz pontos importantes da avaliação que precisam de maior atenção destes profissionais para que o repasse das informações seja preciso garantindo um laudo de qualidade.
A acuidade visual é medida mostrando ao paciente objetos de diferentes tamanhos a uma distância padrão do olho – seis metros. A tabela de Snellen, um quadro com letras ou símbolos de diferentes tamanhos organizados em fileiras e colunas, é a mais utilizada nesse exame.
A avaliação tem duração média de 15 minutos e pode ser realizada em uma sala normal de atendimento da clínica, desde que nela seja possível manter o paciente a seis metros da tabela de Snellen – essa à distância padrão para a leitura do quadro. Para saber mais detalhes da realização deste exame, leia também este outro artigo da Portal, sobre “O passo a passo do teste de acuidade visual via telemedicina”.
Para que o exame seja preciso, vale a pena que o técnico ou o enfermeiro estejam atentos a:
Vimos que um laudo preciso depende muito da correção dos registros feitos por técnicos e enfermeiros. Quando o exame é laudado via telemedicina, este cuidado também precisa ser tomado, porém a tecnologia pode ajudar a minimizar possíveis falhas.
A telemedicina é uma maneira de agilizar e também qualificar o procedimento e a entrega dos laudos de acuidade visual: o exame é realizado na clínica e o resultado é enviado via internet para que oftalmologistas possam laudar de forma remota. Todo o processo – legalizado mundialmente – é feito em um sistema apropriado e seguro de gerenciamento de informações e imagens, utilizando tecnologias de informação.
Além de facilitar e agilizar o procedimento, a telemedicina também é muito útil na capacitação dos profissionais de saúde que irão realizar o teste de acuidade visual. Algumas empresas oferecem treinamento para que os técnicos e enfermeiros possam aprimorar sua habilidade na aplicação de alguns exames e na integração do processo com laudos digitais, garantindo ainda mais qualidade nas informações captadas e enviadas, e por consequência, no laudo médico.
Gostou do conteúdo? O blog da Portal conta com uma série de artigos sobre a aplicação de exames e laudos online via telemedicina. Acesse e mantenha-se atualizado ou assine a newsletter no site para receber os conteúdos em seu email.
O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, teve a honra de ministrar uma aula magna…
O CID A02, parte da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão), refere-se a "Outras…
Entre os dias 14 e 15/11 de 2024, a Portal Telemedicina esteve no Amapá participando…
O chamado "chip da beleza" ganhou notoriedade nos últimos anos como uma suposta solução milagrosa…
A escolha correta da via de administração de medicamentos pode definir a eficácia do tratamento…
O teste de Romberg (ou prova de romberg) é uma ferramenta diagnóstica simples, mas poderosa,…