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Soluções de telemedicina, CRMs e ferramentas financeiras são alguns dos recursos que otimizam a gestão de clínicas e outras empresas de saúde.

Organizar a gestão de clínicas médicas é diminuir possíveis ruídos na administração da empresa tornando seu negócio mais assertivo e competitivo. Ferramentas adequadas facilitam caminhos para coordenar as questões financeiras, o gerenciamento da equipe e o atendimento ao paciente, e isso impacta positivamente nos resultados do negócio.

Todo esse processo engloba diferentes áreas da empresa e por sua complexidade é preciso fazer uso de recursos que integrem diferentes sistemas para alcançar bons resultados. E na área da saúde essas ferramentas ganham cada vez mais relevância, principalmente com o avanço da telemedicina. 

Neste texto vamos te ajudar a compreender a importância de possuir ferramentas de gestão em clínicas para organizar processos em todos os setores. Também vamos dar dicas de soluções que podem ser utilizadas para melhorar o gerenciamento de sua empresa. 

Por que contar com ferramentas de gestão em sua clínica médica?

Investir em recursos de gestão para sua clínica é um diferencial de mercado que auxilia na organização das informações financeiras, administrativas e todas aquelas que são geridas no dia a dia.

Hoje, há um leque de opções de softwares que atuam integrados com a rotina dos profissionais da área da saúde permitindo otimizar melhor o tempo.  Essas ferramentas automatizam diversos serviços dos profissionais auxiliando, e muito, na produtividade da equipe e oportunizando a ampliação do atendimento da sua clínica.

Dicas de ferramentas para melhorar a gestão da sua clínica

Como dissemos anteriormente, as ferramentas de gestão são bem-vindas em diversos setores de sua clínica médica. Estruturar o processo de gestão de ponta a ponta é possível fazendo uso de soluções adequadas.

Veja a seguir cinco opções que vão otimizar a gestão de sua clínica:

  1. Prontuário eletrônico

Em um único documento, o médico tem acesso a informações importantes e seguras sobre o paciente. Com todo o histórico organizado em um só registro, o atendimento se torna mais ágil e com diagnósticos precisos. 

Outra vantagem é o acesso remoto de qualquer lugar, acabando com volume alto de arquivos de papel que ainda correm o risco de extravio.

Fazer uso do prontuário eletrônico na gestão de sua clínica oportuniza melhorar consideravelmente a qualidade do atendimento e com isso é possível otimizar o tempo das consultas, aumentando a produtividade de sua equipe.

  1. CRM (Customer Relationship Management)

Ainda falando sobre melhorias no atendimento, outra ferramenta indispensável é o Customer Relationship Management – CRM voltada especialmente para a gestão do relacionamento com os pacientes.

Por meio do CRM sua clínica consegue construir uma uma relação mais próxima com o paciente, pois acompanha suas interações, como a recorrência de consultas e quais especialidades procuradas. Além disso, coleta e organiza os dados pessoais, como contato, endereço, data de nascimento.

Essa automação das informações possibilita que seu time de vendas e marketing pense nas melhores estratégias de comunicação com os pacientes, como envio de e-mails, por exemplo, ou novos serviços. Também é possível segmentar os perfis, organizar cadastros e  entrar em contato com agilidade.

  1. Ferramentas de gestão financeira

Fazer uso das ferramentas financeiras é fundamental para o bom funcionamento da clínica, proporcionando um controle maior em relação à rotina contábil, como faturamento, das contas a pagar, compra de materiais e equipamentos e folha de pagamento, por exemplo.

Existem muitas opções, desde planilhas a softwares para a gestão financeira de sua clínica. Avalie a relação custo – benefício e a segurança de dados, levando isso em conta fica mais fácil optar por uma ferramenta de acordo com as suas necessidades.

Muitas vezes ao otimizar o seu tempo para essas demandas, há redução de custos e de retrabalho. Além disso, uma gestão eficiente aumenta a saúde financeira do seu negócio, possibilitando investir em novas soluções de atendimento.

  1. Telemedicina

Além de trazer melhorias significativas no atendimento de sua clínica, a telemedicina é uma   solução segura e eficiente que moderniza e expande a atuação dos consultórios médicos.

Com o uso dessa plataforma, é possível ampliar a capacidade de atendimento e reduzir custos por meio de consultas e exames remotos. E não estamos falando apenas de quantias financeiras, uma vez que a telemedicina beneficia o atendimento com uma melhoria significativa na relação médico e paciente. 

O uso de recursos de telemedicina possibilita otimizar o monitoramento nos casos de doenças crônicas. Garante ainda acesso seguro ao histórico do paciente, permitindo ao médico uma visão 360º – o que contribui para um diagnóstico mais assertivo.

A telemedicina tem um potencial gigantesco para aumentar a qualidade do serviço médico na realização de consultas e exames à distância, alcançando pacientes em áreas remotas e disponibilizando uma rede de especialistas de todas as regiões do país.

Aqui na Portal Telemedicina atuamos com uma plataforma de soluções de teleconsulta e, telediagnóstico. Os dados coletados nos exames são enviados de forma automatizada a uma central com milhares de médicos e passam por uma triagem por meio da Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning (ML)

A tecnologia inovadora da Portal conecta diretamente nos aparelhos médicos por meio de multiprotocolos de comunicação e Internet das Coisas (Iot), as informações são enviadas diretamente do equipamento, pré-processadas por Inteligência Artificial e, em seguida, analisadas pelo médico responsável – que devolve o laudo em até uma hora em casos emergenciais.

No telediagnóstico, utilizamos os recursos de IA e ML para, com uma ampla base de dados, detectar anomalias e alterações. Desta forma,o profissional que utiliza a nossa plataforma ganha mais assertividade no seu diagnóstico possibilitando identificar e priorizar casos mais urgentes. 

Nossa solução conecta com 90% dos equipamentos do mercado e diferentes sistemas, permitindo que o médico tenha acesso ao histórico do paciente, exames já realizado ou medicamentos que faz uso, por exemplo.

Outra opção segura e confiável oportunizada pelo uso da telemedicina é a teleconsulta, que permite ao médico realizar uma consulta remotamente. A capilaridade do serviço, além de beneficiar aquele paciente que não teria como ser atendido por um especialista em sua cidade, também ajuda a reduzir filas e otimizar os serviços médicos com toda a segurança por meio de ferramentas como o prontuário eletrônico por exemplo.

Leia mais: SOS Portal: Conheça a solução de teleconsulta da Portal Telemedicina

  1. Integração com o SOC

Aqui vamos falar especificamente para você que é gestor de uma clínica de medicina do trabalho e possui necessidades de ferramentas de gestão da saúde laboral. Neste texto vamos destacar o Software Integrado de Gestão Ocupacional – SOC pois ele é uma ferramenta importante no acompanhamento do trabalhador.

Para aperfeiçoar a experiência de uso é fundamental que ele faça integração com um outro recurso citado anteriormente: a telemedicina. 

A integração traz a possibilidade de unificar informações e ter acesso rápido aos dados de exames e consultas realizadas trazendo mais produtividade e diminuição de erros comuns que acontecem ao realizar manualmente o envio de informações para o sistema.

A Porta Telemedicina é a única empresa que realiza essa integração. Nossa solução permite que o sistema inclua, de forma automatizada, os dados clínicos do trabalhador no SOC.

Com a integração da Portal Telemedicina com o SOC clínicas, hospitais e empresas têm à disposição inúmeros benefícios, como: 

  • Agilidade e redução de custos;
  • Laudos entregues no mesmo dia – para casos urgentes em até cinco minutos;
  • Prazos atendidos e adequação ao eSocial;
  • Processo de envio dos exames automatizado;
  • Emissão de ASOs com rapidez;
  • Redução de tempo para o início das atividades dos colaboradores;
  • Laudos organizados diretamente na ficha clínica do funcionário e acesso aos arquivos de imagem com os laudos no SOCGED;
  • Equipe médica qualificada à disposição para laudar exames à distância, entre outros.

Leia mais: Telemedicina e software para saúde ocupacional: as vantagens da integração

Conheça as soluções da Portal Telemedicina

A Portal Telemedicina acompanha os avanços na área da saúde e está sempre conectada com as necessidades das instituições médicas 

Disponibilizamos um portfólio completo de soluções para a gestão de sua clínica que vão desde o SOS Portal – nossa plataforma de teleconsulta – até a venda e aluguel de equipamentos médicos, treinamentos, plataforma de telediagnóstico e de telelaudos.

Conheça melhor nossas soluções e veja como podemos atender suas necessidades

Confira também o nosso e-book gratuito sobre tecnologia na área da saúde e saiba como otimizar processos e modernizar a sua clínica: 

 

Monica Jorge

Comunicadora com dez anos de experiência em redação e edição de conteúdos voltados para a área de saúde, tecnologia e educação. Especialista em marketing digital na Portal Telemedicina.

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