Oferecer teleconsulta 24 horas aos colaboradores é uma estratégia promissora para estimular um ambiente de trabalho saudável e reduzir custos. Empresas que investem em soluções inovadoras como a telemedicina demonstram compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus funcionários.
Segundo o relatório Global Top Health Industry Issues 2021, da consultora PwC, 51% dos entrevistados na pesquisa contaram ter realizado consulta médica online durante a pandemia. Entre eles, 91% afirmaram que pretendiam voltar a usar o modelo de consulta.
O estudo conversou com mais de 10 mil pessoas, em 10 países, e mostrou que o uso da tecnologia na área da saúde ganhou relevância entre os usuários. Agora, a praticidade e credibilidade do método podem ser usados estrategicamente na gestão empresarial.
Se você está buscando formas de otimizar os benefícios oferecidos pela sua empresa e melhorar o ambiente de trabalho, a telemedicina pode ser uma boa solução.
A seguir, falaremos sobre as aplicações da teleconsulta e seus benefícios. Também veremos quais cuidados você deve ter ao escolher uma plataforma para garantir a integridade e segurança da prática médica no ambiente corporativo.
Teleconsulta 24 horas é o termo usado para descrever o atendimento médico imediato realizado de forma remota. Para isso, são usadas plataformas de comunicação desenvolvidas com tecnologia especializada na área da saúde.
A consulta online é uma das modalidades da telemedicina e possibilita a conexão e interação à distância entre pacientes e profissionais de saúde, dispensando, inicialmente, o encontro físico em um consultório médico.
Neste contato primário, o profissional da saúde pode realizar perguntas de triagem, avaliar sintomas, prescrever medicamentos, oferecer orientações e até mesmo solicitar exames. O encontro deve acontecer por uma plataforma adequada que garanta a segurança dos dados compartilhados na consulta.
É importante entender que teleconsulta não substitui a consulta presencial. Porém, é uma alternativa viável em diversas situações, especialmente quando a avaliação física não é necessária ou urgente. Listamos alguns desses casos.
Um dos contextos em que a teleconsulta 24 horas pode ser útil é a avaliação inicial de sintomas leves ou não urgentes. A atenção remota facilita o acesso ao médico, que pode fazer uma triagem do caso com perguntas e informações iniciais relevantes, levando a um encaminhamento mais assertivo.
A telemedicina pode ser usada em consultas de acompanhamento de doenças crônicas ou condições estáveis. Normalmente, nesses casos o paciente já está em tratamento e precisa apenas de avaliação e ajustes na terapia.
O uso de teleconsulta 24 horas agiliza os casos em que é necessário apenas uma orientação médica. De forma remota, o profissional pode passar diretrizes sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças e mudanças no estilo de vida. O encontro também pode servir para o esclarecimento de dúvidas e aconselhamento sobre medicamentos.
Normalmente a discussão e explicação dos resultados de exames laboratoriais e de imagem não requer o contato físico com o paciente. Sendo assim, o atendimento remoto pode agilizar a entrega de diagnósticos e a orientação sobre tratamentos.
Para oferecer suporte emocional e tratamento de problemas de saúde mental, a psicoterapia e o acompanhamento psicológico podem ser realizados por meio de videochamadas. Lembrando sempre que a plataforma deve ser segura no que diz respeito aos dados compartilhados no atendimento.
Com tecnologia adequada, é possível acompanhar indicadores de saúde, como pressão arterial, glicemia, peso, entre outros. Esse monitoramento é feito por meio de dispositivos médicos conectados e permite que o médico acompanhe a evolução do paciente remotamente.
Em alguns casos de emergência, quando uma consulta presencial não é possível ou necessária imediatamente, a telemedicina pode ser usada para fornecer orientações iniciais até que o paciente possa buscar cuidados médicos adequados.
O atendimento remoto também pode ser utilizado por especialidades médicas, lembrando que a viabilidade da teleconsulta pode variar conforme o caso e as necessidades específicas de cada paciente.
Algumas das especialidades que podem se beneficiar da teleconsulta são:
Oferecer telemedicina aos colaboradores da empresa pode ser uma excelente maneira de promover o acesso à saúde de forma eficiente. Para implementar o serviço sugerimos seguir algumas etapas.
Primeiro, pode ser importante realizar pesquisa interna para identificar as necessidades e preferências dos colaboradores em relação à teleconsulta 24 horas. Esse processo pode ser realizado pelo setor de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas e incluir a coleta de informações relevantes como as especialidades médicas mais demandadas, por exemplo.
Um dos passos mais importantes é a escolha do serviço de telemedicina que seja confiável e ofereça todas as ferramentas necessárias para atender a demanda da empresa. Aqui é indispensável certificar-se que a plataforma siga os padrões de qualidade e privacidade de dados.
Quando o serviço já estiver disponível, comece a comunicar aos colaboradores sobre a disponibilidade de realizar consultas de maneira remota. Deixe claro os benefícios da modalidade, como a facilidade de acesso, a redução de tempo de deslocamento e a realização de consultas em horários flexíveis.
Por fim, monitore e avalie regularmente o uso do serviço. Com o feedback dos colaboradores e métricas de satisfação será possível realizar ajustes e melhorias, garantindo uma experiência positiva.
Segundo pesquisa realizada pela consultora Willis Towers Watson, 37% das seguradoras de saúde entrevistadas identificaram a inclusão da telemedicina como a maior mudança das companhias em seu portfólio de saúde em 2021.
O relatório Global de Tendências de Custos Médicos 2022 também revelou que 63% das seguradoras identificaram a oferta de telemedicina como um dos métodos promissores para reduzir custos no contexto corporativo.
Esses dados dão pistas de uma das vantagens de oferecer teleconsulta aos colaboradores, a redução de custos. Além disso, o uso da tecnologia na saúde corporativa também colabora com o aumento da qualidade de vida e da produtividade e na redução da taxa de absenteísmo.
Esses benefícios são provenientes de uma série de fatores como o acesso facilitado a profissionais qualificados e maior flexibilidade de horários, podendo adequar conforme a agenda de trabalho.
Como mencionamos em diversos momentos, a escolha da plataforma de telemedicina deve ser feita com cuidado. Expôr os colaboradores a ferramentas sem eficiência e sem garantia de segurança de dados, coloca a estratégia em risco e pode acarretar, inclusive, em problemas mais graves.
Sendo assim, um dos primeiros critérios a ser considerado na contratação do serviço é o nível de segurança na transmissão e armazenamento dos dados.
Outro ponto importante é avaliar a quantidade de médicos disponíveis na plataforma e se existe a flexibilidade de usar o corpo clínico da própria empresa.
Você também deve analisar os recursos oferecidos pelo sistema, como a disponibilidade de prontuário digital do paciente, emissão de guia de exames e receita digital. O tempo máximo de espera do pronto atendimento é outro fator que deve ser relevado na tomada de decisão.
Para oferecer um serviço ainda mais qualificado, o ideal é que a tecnologia tenha integração com inteligência artificial e monitoramento de indicadores de saúde. Ter acesso a dados ajudará a melhorar o serviço e ter mais controle na sua gestão.
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