Curso de eletroencefalograma: e-book mostra como realizar um EEG
Atualizado em 22 de outubro de 2024 por Redação
Procurando um curso de eletroencefalograma? Elaboramos um Guia Completo para Realização de um EEG para ajudar você que é da área de enfermagem a se tornar um técnico de referência no assunto.
Um dos exames mais requisitados, o eletroencefalograma é um procedimento não invasivo que pode detectar doenças e distúrbios cerebrais ou do sistema nervoso central, além de alterações vasculares.
Ele é usado para ajudar no diagnóstico síndromes epilépticas, distúrbios do sono, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, entre outros.
Mas um resultado de qualidade depende de inúmeros detalhes durante o procedimento de realização do exame.
Interferências, tensão muscular do paciente, eletrodos mal colocados, entre outros erros podem comprometer o traçado e mascarar um resultado.
Além disso, se os estímulos necessários de acordo com o quadro clínico de cada paciente não forem conduzidos da forma correta e com o tempo adequado, o resultado do exame poderá ser até mesmo invalidado.
Por isso, trata-se de um exame que exige muito conhecimento técnico.
O que você encontrará neste guia
No guia completo para a realização de um EEG da Portal Telemedicina você encontra:
- Passo a passo para realização de um exame de qualidade;
- Qual a importância da anamnese neste procedimento;
- No que consiste o sistema 10-20 de distribuição dos eletrodos;
- Onde encontrar um curso e certificação na realização de eletroencefalograma;
- E muito mais!
Leia também: Como agilizar o eletroencefalograma
Baixe já o nosso material gratuito e comece a se especializar no EEG.
Conhecimento avançado
O Guia Completo para a realização do EEG é um passo a passo de acordo com o procedimento padrão do exame. Mas a forma de aplicar o procedimento e o tempo de duração varia de acordo com cada caso.
Descubra no nosso material por que a forma de estímulos e de gravação é diferente de um paciente para o outro. Veja também que tipo de cuidados são fundamentais para que nada interfira no traçado do exame.
Como o EEG consiste na gravação da atividade elétrica do cérebro, muitos fatores externos podem causar interferências e mascarar resultados. Por isso está muito suscetível a erros e o mercado hoje requer pessoas qualificadas à frente do exame.