Curso de eletroencefalograma: e-book mostra como realizar um EEG
Atualizado em 2 de agosto de 2024 por Redação
Procurando um curso de eletroencefalograma? Elaboramos um Guia Completo para Realização de um EEG para ajudar você que é da área de enfermagem a se tornar um técnico de referência no assunto.
Um dos exames mais requisitados, o eletroencefalograma é um procedimento não invasivo que pode detectar doenças e distúrbios cerebrais ou do sistema nervoso central, além de alterações vasculares.
Ele é usado para ajudar no diagnóstico síndromes epilépticas, distúrbios do sono, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, entre outros.
Mas um resultado de qualidade depende de inúmeros detalhes durante o procedimento de realização do exame.
Interferências, tensão muscular do paciente, eletrodos mal colocados, entre outros erros podem comprometer o traçado e mascarar um resultado.
Além disso, se os estímulos necessários de acordo com o quadro clínico de cada paciente não forem conduzidos da forma correta e com o tempo adequado, o resultado do exame poderá ser até mesmo invalidado.
Por isso, trata-se de um exame que exige muito conhecimento técnico.
O que você encontrará neste guia
No Guia Completo para a realização de um EEG da Portal Telemedicina você encontra:
- Passo a passo para realização de um exame de qualidade;
- Qual a importância da anamnese neste procedimento;
- No que consiste o sistema 10-20 de distribuição dos eletrodos;
- Onde encontrar um curso e certificação na realização de eletroencefalograma;
- E muito mais!
Baixe já o nosso material gratuito e comece a se especializar no EEG.
Conhecimento avançado
O Guia Completo para a realização do EEG é um passo a passo de acordo com o procedimento padrão do exame. Mas a forma de aplicar o procedimento e o tempo de duração varia de acordo com cada caso.
Descubra no nosso material por que a forma de estímulos e de gravação é diferente de um paciente para o outro. Veja também que tipo de cuidados são fundamentais para que nada interfira no traçado do exame.
Como o EEG consiste na gravação da atividade elétrica do cérebro, muitos fatores externos podem causar interferências e mascarar resultados. Por isso está muito suscetível a erros e o mercado hoje requer pessoas qualificadas à frente do exame.